Rentabilidade negativa: não tenha mais medo dela!

Por Marketing Ciclic0

Entenda as oscilações dos investimentos e saiba como agir para tirar o máximo proveito de sua previdência privada

Você, que já é cliente da previdência da Ciclic e acompanha de perto o seu investimento, deve ter reparado na variação negativa que aconteceu no mês de maio.

A seguir, vamos te contar o motivo disso e iremos mostrar por que não é necessário se preocupar se isso acontecer novamente.

Antes de tudo, você deve entender o que é rentabilidade negativa: ela acontece quando o investimento sofre oscilações para baixo (no caso de fundos de investimento, a variação da cota. No caso de títulos do Tesouro Direto, no valor do título).

Mas, afinal, por que ela não é um problema para quem investe na previdência privada? O motivo é o seguinte: esse tipo de situação é bastante incomum.

Para se ter uma ideia, nos últimos dez anos, isso aconteceu apenas três vezes (a última foi em 2013!).

Ou seja, tratam-se de situações raras e isoladas, que tendem a não se repetir no curto espaço de tempo. Além disso, o histórico dos investimentos da previdência privada mostra que variações positivas são muito mais frequentes e as perdas só acontecem em casos de resgate.

Em outras palavras: você não perderá dinheiro a menos que decida sair do investimento antes do tempo previsto.

"O tempo se encarrega de 'devolver' estas variações negativas, estabilizando o humor dos investidores e trazendo o mercado de volta à 'normalidade'.

O importante sempre será a manutenção da calma até que tudo se estabilize", explica Rodrigo Caravelli Martins, Gerente de Consultoria de Investimento na Brasilprev.  

Por que a rentabilidade negativa pontual pode ocorrer?

Uma série de fatores conjunturais do mercado e do país podem contribuir para que isso aconteça. No caso específico do mês de maio e do início de junho, pode-se destacar elementos importantes que contribuíram para essa oscilação negativa, como a falta de confiança de investidores estrangeiros na capacidade do Brasil para contornar crises (especialmente no caso da greve dos caminhoneiros).

A incerteza sobre a corrida presidencial e sobre o crescimento econômico do país também ajudaram a piorar o quadro.

Tudo isso, é claro, acabou levando a uma agitação no mercado financeiro. "As oscilações que vimos em maio e primeira quinzena de junho é o que chamamos de ‘risco de mercado’.

É uma variação nos preços que ocorre em função dos ânimos de comprar e vender que os investidores têm", afirma Caravelli.

Como agir nessas situações?

O momento pede cautela e foco. Em outras palavras: você deve manter a calma e se lembrar de seus objetivos. O que você quer fazer com o dinheiro? Por que está aplicando na previdência privada? Quando precisará do montante investido?

Fazer a si mesmo essas perguntas é fundamental para manter a tranquilidade e esperar o cenário melhorar. Afinal, na realidade, você não está em prejuízo, isto é, não perdeu dinheiro efetivamente – a menos que retire seus recursos do previdência antes do tempo planejado.

Se você permanecer pelo prazo combinado, seus ganhos estarão te esperando ao final de sua jornada de investimentos com uma boa rentabilidade.

O que acontece é que algumas pessoas, ao se depararem com a rentabilidade negativa, acabam se desesperando (é a chamada "aversão à perda" na psicologia econômica) e decidem retirar o investimento imediatamente – mas essa deve ser a última opção se você está precisando do dinheiro.

Tenha em mente que essas oscilações funcionam em ciclos e que ter resiliência é a chave para tirar o melhor proveito de seu investimento.

Confira também - O que é previdência complementar e como posso utilizar?

Quem é você na hora de investir?  

Quando o assunto é investimento, há pessoas mais conservadoras (que preferem rendimentos menores, com menores oscilações) e há as mais arrojadas, que buscam grandes ganhos, mas com um pouco mais de riscos envolvidos.

No meio-termo ficam os moderados, aqueles que buscam certa segurança e, ao mesmo tempo, também aceitam diversificar os investimentos e correr alguns riscos que podem trazer bons ganhos a longo prazo.

Se você ainda não tem certeza sobre sua preferência na hora de investir, há uma porção de testes online que podem te indicar seu perfil.

Caso se reconheça como conservador, a previdência privada pode ser uma das melhores escolhas para seu futuro. Isso porque se trata de uma forma simples, prática e segura de guardar dinheiro para realizar seus sonhos.

"A maneira como os recursos são aplicados na previdência privada levam em consideração a premissa de proteger ao máximo a formação de patrimônio dos investidores", informa Rodrigo Caravelli Martins, Gerente de Consultoria de Investimento na Brasilprev.  

Na Ciclic, o seu dinheiro pode render, em média, 7% ao ano. Essa é uma projeção com base no histórico deste tipo de investimento no mercado brasileiro.

Não deixe de ver - “Poupei 10% do meu salário todo mês para pagar minha pós-graduação”

Este é um bom momento para investir?

Sim! A hora é agora. Caravelli explica que o medo que se instalou no mercado nos últimos tempos fez com que muitos investidores se desfizessem de seus ativos por preços abaixo do que de fato valiam.

"Ora, se o mercado não está bom pra quem está vendendo porque os preços estão caindo, ele está ótimo para quem quer comprar", diz ele.  

"Ou seja, se todo mundo está saindo de um determinado tipo de aplicação (a não ser que haja alguma questão concreta acontecendo para isso), é uma excelente hora para entrar".

Veja mais - Jovem de 27 anos economiza 60% do salário para viajar e já conhece 15 países

Por que confiar na Ciclic?

Você quer investir para ter rentabilidade maior do que na poupança mas sem correr grandes riscos? Deseja ver seu dinheiro crescer, mas não entende a fundo o mercado financeiro? Quer garantir um futuro tranquilo sem ter dor de cabeça e estresse? Então a previdência privada da Ciclic é perfeita para você.

"A Ciclic é uma plataforma 100% digital criada para simplificar a vida das pessoas e ajudá-las a atingir seus objetivos. Atualmente, somos a única solução digital para contratação online de previdência privada.

Nossos diferenciais são a simplicidade no processo, clareza nas informações e, é claro, um produto rentável e acessível para todos (pois não temos valores mínimos para depósito)", afirma Paolo Amaro, CPO Ciclic.


Créditos da foto: Lucas de Abreu/StartSe

A previdência privada é ótima opção para você garantir uma renda para o seu futuro. Além da praticidade, aqui você também encontra confiança e segurança. Seu dinheiro está em boas mãos!

"Contamos com a parceria da BBDTVM na gestão dos investimentos em conjunto com a Brasilprev (seguradora responsável pela gestão dos planos), ambas empresa líderes de mercado e pertencentes ao grupo Banco do Brasil", informa Amaro.

Os planos da Ciclic foram criados para ser se adaptar a diferentes perfis. "Temos planos mais estáveis para pessoas que não gostam de correr riscos e querem saber com mais certeza quanto irão conseguir acumular, como também temos planos mais 'agressivos' para quem já está acostumado com variações e quer buscar um maior ganho no final", diz  o CPO Ciclic.

Ou seja, aqui, quem manda no seu investimento é você! Já começou a sonhar com seu futuro?

 

Faça sua simulação na Ciclic agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

veja também outros posts de Investimentos

Renda fixa: o que é a rentabilidade financeira com oscilação de ganhos?
Investimentos / 16 de julho de 2018
Renda fixa: o que é a rentabilidade financeira com oscilação de ganhos?
Vale conhecer um pouco melhor como funciona o mercado e como seu investimento vai evoluir Se você pesquisou, se programou e finalmente conseguiu investir...
Aplicação financeira: o que é a taxa de carregamento e como ela funciona?
Investimentos / 12 de julho de 2018
Aplicação financeira: o que é a taxa de carregamento e como ela funciona?
Essa taxa incide sobre as aplicações da previdência privada e, com um bom plano, pode ser de 0% Abrir um plano de previdência privada...
Previdência privada? 5 mitos que todo mundo acredita!
Investimentos / 11 de junho de 2018
Previdência privada? 5 mitos que todo mundo acredita!
Desconfie do que dizem! O plano é perfeito para qualquer um que deseja realizar um sonho a curto, médio ou longo prazo Investir para...

Veja algumas idéias do que você pode conquistar