Mini wedding: descubra esse estilo glamouroso e econômico

Por Marketing Ciclic0

Casamento para poucos convidados permite caprichar em outros elementos que deixam o grande dia deslumbrante

Na hora de dizer o “sim”, nada melhor do que respirar aliviado com a certeza de que o seu casamento tem o glamour que você deseja, mas sem ultrapassar o orçamento que você tem disponível. É por esse motivo que os casamentos íntimos estão se tornando tão populares no país.

O Brasil reconhecidamente é um país caro para realizar um evento como um casamento. Além disso, a maioria das nossas celebrações segue o costume latino de realizar uma grande festa que dura a noite toda para centenas de convidados com abundância de comida, bebida e atrações.

Já os costumes europeus, que alguns consideram mais glamourosos e refinados, pregam o oposto: uniões enxutas, íntimas e impecáveis. Esse é o espírito de um mini wedding!

Você já ouviu falar nesse formato de casamento? Mini wedding quer dizer “pequeno casamento”, mas, apesar de ter uma proporção menor, pode sair caro, dependendo dos elementos que você gostaria de incluir no seu grande dia.

No entanto, é totalmente possível fazer uma versão glamourosa e econômica. Saiba como a seguir:

casamento íntimo

Enxugue o orçamento

Para que o casamento seja realmente econômico, você e seu par precisarão limitar o orçamento.

Isso só será possível se vocês usarem algumas estratégias, como ter um número reduzido de convidados, escolher um cardápio simples, preparar uma decoração estilo do it yourself (DIY), locar um espaço alternativo e assim por diante.

Não deixe de ver: Presente para casa ou cota para casamento?

Evite as datas mais concorridas

Algumas datas já são reconhecidamente as favoritas da maioria dos noivos: maio, feriados e final de ano. Nessas épocas, todos os produtos e serviços para casamentos ficam ainda mais caros. Para não extrapolar o orçamento, fuja dessas datas. Ao invés disso, escolha um dia que tenha um significado especial para o casal – como o dia do primeiro beijo – para agendar o seu casamento.

Lembre-se que, embora os casamentos aos fins de semana sejam os mais comuns, também é possível se casar em dias úteis, quando os fornecedores conseguem um preço mais vantajoso para os noivos.

Reduza a lista de convidados

Por ser considerado um casamento íntimo, o mini wedding deve ter entre 50 e 120 convidados. Isso fará com que o casal possa desfrutar ao máximo da companhia de pessoas queridas.

Por outro lado, é provável que vocês tenham que deixar de convidar algumas pessoas que não são tão próximas, já que a ideia é manter poucos, mas bons convidados – ou seja, familiares próximos e melhores amigos.

Você também pode gostar de: Sua lua de mel não precisa ser cara!

Envolva a todos nos preparativos

Muito do glamour de um mini wedding está nos detalhes, que são feitos com carinho e dedicação pelos próprios noivos e pelos seus convidados, reduzindo o custo do evento.

Se você tem familiares e amigos talentosos, peça ajuda para que eles tornem esse dia ainda mais significativo: sua tia pode fazer o bolo, um amigo pode fazer as vezes de DJ e a uma amiga da noiva pode fazer a maquiagem, por exemplo.

Simplifique o convite

Embora seja elegante e muito tradicional, nem sempre o convite é necessário. Ou, ao menos, desconsidere um convite muito elaborado, pois o minimalismo está em alta no universo dos casamentos.

O segredo para economizar com os convites é mantê-lo simples, sem envelopes finos, caligrafias à mão e fechos especiais. Uma impressão caprichada em papel couchê com as informações essenciais formam o convite perfeito para a ocasião.

Além disso, em tempos de redes sociais, os noivos podem inovar e fazer o convite online. Ou então, surpreenda familiares e amigos e faça o convite pessoalmente.

Fuja dos locais mais tradicionais

Salões de eventos e igrejas disputadas irão cobrar mais caro, mesmo por um mini wedding. Portanto, pense em locais diferentes onde a cerimônia e a festa podem ser realizados.

decoração de bolo casamento íntimo

Um salão de eventos menor, o salão de festas do seu condomínio, uma praça perto da sua casa, o restaurante favorito do casal e até mesmo a chácara da família podem ser cenários deslumbrantes para trocar juras de amor e celebrar a noite toda.

Confira aqui: 09 lugares lindos e baratos para casar em SP!

Escolha um cardápio simples

Não se deixe seduzir pelos elaborados cardápios que os buffets apresentam, como aqueles que contêm frutos do mar e trufas. O ideal é apostar em uma refeição simples e que agrade a maioria dos presentes, como, por exemplo, carnes, massas e saladas.

As bebidas também podem ser mais moderadas: nada de harmonizar os pratos com vinhos! Vá de cerveja, caipirinhas e uma opção de bebida mais sofisticada, como um rótulo de vinho ou uísque. E o espumante, que não pode faltar para fazer o brinde.

Além disso, é preciso escolher o bolo – que também não pode faltar! – e, se o orçamento não estiver apertado, docinhos finos e bem-casados, ou apenas um desses.

Capriche na decoração do casamento íntimo

A decoração do ambiente onde os noivos trocarão os votos e festejarão é um dos segredos para impressionar os convidados e passar o glamour que eles desejam para o grande dia. Por isso, invista nesse elemento!

O mini wedding deve ter uma decoração criativa e personalizada. Os noivos podem optar por incorporar as flores da época, as louças da família e materiais fáceis de serem encontrados, sempre respeitando o gosto do casal, para reduzir as despesas com esses itens, mas, mesmo assim, arrasar na decoração.

Não é preciso abrir mão do seu sonho, considere esse formato de casamento pra lá de moderno, chique e inesquecível.

Já decidiu o estilo de cerimônia do seu casamento? Conte para nós nos comentários e já aproveite para conhecer os serviços para o seu investimento de previdência com a Ciclic!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

veja também outros posts de Especiais

5 itens mais caros em casamentos – e como lidar com eles
Especiais / 6 de junho de 2018
5 itens mais caros em casamentos – e como lidar com eles
Está preparando uma festa para celebrar sua união? Entenda o que mais pesa no orçamento e descubra dicas para gastar menos Casamento é coisa...
Pensando em casamento? 6 dicas para celebrar sem se endividar
Especiais / 6 de junho de 2018
Pensando em casamento? 6 dicas para celebrar sem se endividar
Se você não abre mão de uma festa para marcar a união, precisa conhecer esses segredos O Brasil pode até estar passando por dificuldades...
Presente para casa ou cota de casamento? Case e fique com a carteira recheada!
Especiais / 4 de junho de 2018
Presente para casa ou cota de casamento? Case e fique com a carteira recheada!
Ambas as formas de presentar apresentam vantagens e desvantagens para os noivos; vale a pena analisar cada uma Já se foi o tempo em...

Veja algumas idéias do que você pode conquistar