“Meu filho tem 2 anos e já poupo para os estudos dele”

Por Marketing Ciclic2

A história de Ronaldo Nagai, que já se planeja para os gastos com escola e faculdade do filho

O paulistano Ronaldo Akiyoshi Nagai, 33 anos, é contador, professor, estudante de Direito e cursa mestrado em Administração.

Com um currículo desses, ele conhece muito bem a importância da educação para a construção de um bom futuro.

Ele tem consciência de que educação não é gasto, é investimento. Por isso, desde cedo ele e a esposa se preocupam em poupar para os estudos do filho, Thomas, 2 anos.

"Poupo de 10% a 15% da nossa renda mensal para sustentar os planos de longo prazo. Isso é importante", conta Nagai. "Ao longo do tempo, criei diferentes reservas para diferentes objetivos. A mais recente que comecei a fazer é para o futuro do meu filho".  

Entre os vários destinos que uma reserva financeira pode ter – casa nova, carro novo, lazer, saúde– Ronaldo enfatiza a importância da educação.

"No momento, nós conseguimos pagar a escola dele, mas supondo que algo aconteça, queremos ter uma reserva para assegurar a continuidade dos estudos. A educação de qualidade é fundamental", afirma.

Leia também: “Poupei 10% do meu salário todo mês para pagar minha pós-graduação”

A origem da educação financeira

O autocontrole diante do dinheiro e a capacidade de gerir bem as finanças pessoais surgiu há muito tempo na vida do contador. Tudo teve início quando ele tinha cerca de 6 anos de idade e vivenciou a época da hiperinflação no Brasil.

"Peguei um pouco disso e, mesmo sendo pequeno, me lembro que os preços mudavam ao longo da semana. Aquilo me intrigava muito e comecei a me interessar pelo tema", lembra ele.

"O tempo passou e, durante a minha adolescência, minha família passou por algumas questões financeiras sérias em casa. Não tínhamos como fechar as contas do mês e o meu pai precisou ir trabalhar no Japão", revela. "Minhas três irmãs, minha mãe e eu ficamos no Brasil. Trabalhávamos e fazíamos bicos para ganhar uma renda extra".

O pai de Roberto passou mais de 12 anos no Japão e o dinheiro que envia ao Brasil ajudava a pagar as dívidas contraídas. "Tudo isso me estimulou a estudar mais sobre Economia e Finanças, porque eu não queria que minha família passasse por dificuldades".

Assim, a escolha da faculdade foi quase intuitiva. "Foi um ponto de virada. Eu queria estudar sobre Finanças e tentar realmente ter as minhas reservas de dinheiro para o futuro", afirma.

Leia também: Poupar Para a Aposentadoria: Como Adotar Agora Esse Hábito

Planejar ciclos econômicos


Certa vez, quando ainda era muito jovem, Ronaldo leu sobre a importância de planejar o futuro em pequenos ciclos – cada um deles com objetivos e sonhos a serem alcançados, e sempre com uma reserva financeira por trás (caso algo fuja do controle ou não saia como o esperado).

É assim que ele organiza sua vida até hoje: já passou pelo ciclo da faculdade, do estágio, da efetivação e promoção no trabalho e agora iniciou um momento novo, perseguindo o sonho de se tornar advogado e mestre em Administração.

Leia mais: Veja 6 hábitos que podem ser revistos para economizar!

Para quem ainda não tem a disciplina de traçar metas e poupar para alcançá-las, Nagai dá a dica: "É necessário pensar a médio e longo prazos, resistindo à vontade de ser imediatista. 

As pessoas querem ter um carro melhor, uma casa melhor, mas é preciso fazer tudo isso com menos e emoção, mais racionalmente", ensina. Uma previdência privada pode ser uma bela opção para começar a poupar! 

"Ter planejamento e poder contar com uma reserva permite que, na pior das hipóteses, você fique tranquilo e não passe apuros", reflete ele. O futuro dos estudos do pequeno Thomas agradece!

Leia agora: O que é previdência complementar e como posso utilizar?

Gostou das dicas do Ronaldo? Já pensou em adotar para a educação financeira do seu filho? Conta pra gente como é este processo com você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Minha filha tem 11 anos
    Quero pagar.os estudos dela
    Trabalho com vendas mas pra tornar minhas vendas melhores gostaria de comprar um carro. E ajudaria muito pra guardar o dinheilro pro estudos dela

    1. Pensar no futuro é sempre algo muito importante, não é Raquel?
      Principalmente para aqueles a quem somos responsáveis. 🙂

      Em nosso site você encontra um simulador online, para que possa testar vários planos, até chegar naquele que melhor se adequa ao seu momento.
      Aqui na Ciclic acreditamos que poupando um pouquinho pór mês você estará cada vez mais próxima de conquistar o seu sonho.

      Qualquer dúvida que surgir, entre em contato com o nosso time de Especialistas (www.ciclic.com.br/contato/).

veja também outros posts de Histórias Reais

“Já fiz 5 viagens com programas de pontos”
economia / 31 de agosto de 2018
“Já fiz 5 viagens com programas de pontos”
Viajar com Milhas. Entenda como estes programas podem te ajudar a economizar A fidelização de clientes por meio de programas de milhas e pontos...
“Poupei para conhecer o mundo e fazer trabalho voluntário na Ásia”
Finanças pessoais / 18 de junho de 2018
“Poupei para conhecer o mundo e fazer trabalho voluntário na Ásia”
A inspiradora história de Victória Farina, 26 anos, que adora viajar e ainda ajuda instituições em alguns dos lugares por onde passa Victória Farina...
“Conquistar meu carro próprio trouxe uma sensação boa. Fiquei muito feliz”
Histórias Reais / 6 de junho de 2018
“Conquistar meu carro próprio trouxe uma sensação boa. Fiquei muito feliz”
Comprar carro novo! Conheça a história de Juliana Bacci que comprou um carro à vista após 2 anos de economia A jornalista Juliana Bacci,...

Veja algumas idéias do que você pode conquistar