Você sabe o que significa um cachorro lambendo a pata sem parar? Isso é um possível sinal de estresse e algumas medidas devem ser tomadas para melhorar a saúde do pet. Quer saber quais são as possíveis causas e também as soluções para esse problema? Continue a leitura deste conteúdo!
Por que o cachorro lambe as patas?
Sabemos que é comum animais domésticos, como gatos e cachorros, usarem constantemente suas línguas para sentirem a textura de alguns locais e até mesmo para se limparem. Mas quando esse comportamento passa do comum e se torna sinal de alerta? Veja!
Possíveis causas:
Quando o cachorro lambe as patas de forma excessiva, tanto na parte debaixo (das almofadinhas), quanto na parte de cima, significa que ele está incomodado com algo ao seu redor e se sentindo ansioso ou estressado – sentimentos que podem ser causados por falta de passeios, brincadeiras e exercícios físicos.
Abaixo, acompanhe outras situações que também indicam algum sinal de alerta e estresse para a saúde do seu cachorro:
Morder a pata
Além das lambidas mais frequentes, é possível que o cachorro também morda a própria pata, o que gera machucados, feridas e infecções, mesmo que a mordida seja fraca.
Tremores
Isso pode ser um sinal de estresse emocional ou até mesmo de uma eventual doença. Independente da situação, investigue e não deixe de levar o cão à consulta!
Latir em excesso
Todas as vezes que o cachorro estiver latindo em excesso, olhe ao redor e perceba se há algum motivo, como a proximidade com outros cachorros, algum brinquedo perdido, necessidade de água ou comida. Caso contrário, é possível que seu animal esteja querendo chamar sua atenção para algo que está acontecendo com ele.
Alterações nos hábitos alimentares
Geralmente, cachorros de médio e grande porte gostam de comer não apenas suas rações, mas também frutas permitidas e outros petiscos. Caso o seu seja assim, mas esteja apresentando um comportamento de rejeitar comida, fique atento. Esse também é um sinal de emocional abalado ou até mesmo de doenças.
Falando em alimentação, clique aqui e saiba mais sobre a alimentação natural para pets!
Como solucionar o estresse do cachorro?
Agora que sabemos algumas causas de estresse em cachorro, vamos falar sobre formas de solucionar essa situação? Afinal, ninguém gosta de ver seu animalzinho passando por uma situação difícil, não é mesmo? Então o que fazer quando o cachorro lambe muito a pata?
Cuide de uma eventual ferida
Mesmo que a situação estressante para seu cachorro seja resolvida, ele ainda não estará 100% bem se tiver uma ferida ou machucado causado pela lambida em excesso. Nesse caso, veterinários costumam indicar pomadas.
Perceba o local ao entorno do seu cachorro
Para que a ansiedade e/ou estresse do seu pet sejam resolvidos, é necessário remover o causador que, como falamos, pode ser falta de atividades ou passeios e a presença de algo ou algum barulho.
Estabeleça uma rotina de passeios e atividades
Os cães, independente de seus portes, são seres ativos que gostam de brincar, passear e se divertir. Sendo assim, pense em passeios e brincadeiras que possam ajudá-lo a relaxar, além de brinquedos entretém.
Sabe quais exercícios fazer com seu cachorro? Não? Clique aqui e confira!
Vimos que, em muitos dos casos acima, é necessário levar o pet ao veterinário pra que o profissional o examine e recomende o melhor tratamento. Por isso, é fundamental ter uma assistência de saúde para casos de rotina e até mesmo de emergência… Afinal, ninguém quer ter gastos surpresas no veterinário, né?
Pensando nisso, a Ciclic tem o Saúde Pet – o melhor plano de assistência à saúde para cães e gatos de todas as idades, com cobertura nacional para exames, consultas, cirurgia, aplicação de vacinas e muito mais!
Pensou em cuidado para o seu pet, pensou em Saúde Pet!