Se você tem vontade de adotar um gatinho que parece uma bolinha de pelo, não deixe de conferir essa lista de raças de gatos peludos!
Mas, atenção: o tutor do felino não pode se queixar de ver pelos pela casa e muito menos deixar de escovar o pet com frequência. Além desses momentos serem benéficos para a saúde do gatinho, é uma ótima hora para enchê-lo de carinho!
Ao longo da matéria, você vai descobrir quais as raças de gato mais peludas e populares, as maiores e as menores e os principais cuidados que deve ter com a pelagem. Continue a leitura!
Quais as raças peludas mais populares?
Aposto que você já ouviu falar em alguns felinos dessa classificação. Confira as 04 raças:
Maine Coon
Essa é uma das raças de gatos peludos que possui porte grande. De origem norte-americana, o peso dos machos adultos pode chegar até 11 kg – exceto em casos de obesidade, quando o pet pode chegar até 20 kg. Já as fêmeas são um pouco menores.
A raça é marcada por pelos longos, densos e suaves e conta com uma enorme variedade de cores.
Além disso, a Maine Coon é uma das raças mais carinhosas, inteligentes e amigáveis. Os gatinhos gostam de um ambiente mais familiar e adoram crianças.
Uma particularidade desses felinos é que eles gostam de água e de tomar banho. Que máximo, não?
Angorá
Os Angorás são uma raça muito antiga, proveniente da Turquia. De pelos longos e sedosos, é comum que tenham cores variadas também, mas os gatos mais puros são os brancos com heterocromia nos olhos (um de cada cor).
Essa também é uma das raças mais inteligentes, que aprende a obedecer diversos comandos de seus tutores, mas que gosta de conviver com uma ou duas pessoas no máximo, pois prefere a paz e a tranquilidade de um ambiente familiar, sem agitações.
E por mais que não gostem de ser tocados com frequência, os gatinhos dessa raça são carinhosos e adoram subir nos lugares mais altos da casa para admirar a paisagem.
Himalaio
A origem desse felino veio de um cruzamento entre os Persas e os Siameses.
O gato Himalaio, muito familiar, sereno e carinhoso, pode chegar a pesar até 5 kg e suas características de pelagem são iguais às do Persa: pelos longos, espessos e suaves. Mas quando falamos em genética, eles herdaram a siamesa e, por isso, possuem olhos azuis e cor da pelagem em comum.
Persa
Essa é uma das raças de gatos peludos mais conhecidas no mundo. De porte médio, seu peso pode chegar até 6 kg. E como o nome indica, a origem desses felinos é na antiga Pérsia (atual Irã).
O Persa possui pelos extremamente longos e com uma enorme variedade de cores sólidas ou malhadas. Sua aparência é marcada, além dos pelos longos, por uma cauda peluda curta e cara achatada. Com um humor um tanto peculiar, esses gatinhos são muito inteligentes, tímidos e preguiçosos.
Quais as maiores?
Agora, vamos conhecer as raças de gatos peludos de grande porte:
Sagrado da Birmânia
Com uma pelagem quase longa, o Sagrado da Birmânia pode chegar a pesar de 7 a 8 kg. Sua morfologia é semelhante ao Siamês, só que maior e mais peluda, mas esses pelos não chegam a ser tão densos e compridos como os do Persa, por exemplo.
Essa também é uma das raças que pode ter uma grande variedade de cores, mas com uma característica única: patinhas “calçadas” com “meias brancas”. Além disso, esses gatos são muito inteligentes e sociáveis, amam estar com a família e convivem bem com outros pets.
Norueguês da Floresta
Essa raça é descendente dos grandes gatos selvagens nórdicos, aqueles que os Vikings tinham em suas embarcações com a função de controlar os ratos que viviam entre as madeiras.
Os felinos podem ter entre 7 e 9 kg e possuem um temperamento vivaz e amável. Também são fortes e ágeis e, por esse motivo, não é recomendado adotar essa raça caso você more em apartamento, por exemplo. Esse é um típico pet que vive melhor em fazendas ou em casas com jardins grandes, pois só assim é possível que ele conviva tranquilamente com outros animais.
Ragdoll
A raça, proveniente dos EUA, pode chegar a pesar até 9 kg – as fêmeas são sempre menores.
Sua pelagem é suave, longa ou quase longa, mas não costuma fazer muitos nós. Sua aparência física lembra um gato Europeu cruzado com um Siamês, só que ainda mais parecido com a face e estrutura do Europeu.
A principal característica é que ao colocarmos o felino no colo, ele relaxa completamente. É uma das raças mais mansas e além de serem caseiros, limpos e carinhosos, são inteligentes e gostam de estar na companhia de crianças ou idosos.
Quais as menores?
Depois de conferir quais são as raças de gatos peludos maiores, não podemos deixar de ver quais são os felinos de pequeno e médio porte:
Somali
O gato Somali é parecido com o Abissínio, mas seu pelo é quase longo, com uma textura mais densa e sedosa.
Essa é uma das raças que pode pesar 4 ou 5 kg, contando que as fêmeas são sempre menores, e a diversidade de cores varia entre marrom avermelhado e canela.
Esses gatinhos são muito ágeis e possuem um comportamento um tanto rebelde, por isso, se prepare: mesmo na idade adulta, as cortinas e sofás da sua casa ainda serão seus inimigos número 1.
Já deu para perceber que os gatos Somali são muito ativos e gostam de saltar, né? Mas essa raça também é dócil, carinhosa e procura sempre estar com seus tutores.
Balinês
Esses felinos, provenientes dos EUA, são originários do cruzamento entre os Siameses com as raças de pelo longo – apesar de serem parecidos com os Siameses, possuem pelagem mais longa e sedosa.
O peso do Balinês é de 5 a 6 kg e sua aparência é idêntica ao Siamês moderno: orelhas grandes em V, cabeça triangular e olhos azuis.
No entanto, uma característica própria dessa raça é a fidelidade ao seu dono, mesmo não sendo tão familiar assim. Eles costumam ignorar os moradores da casa.
Cymric
Essa é uma das raças de gatos peludos que possui uma grande habilidade em seus saltos devido à maior força das suas pernas traseiras. Provenientes do Reino Unido, o Cymric possui porte médio e sua expectativa de vida varia de 8 a 14 anos.
Esses felinos se adaptam melhor em ambientes mais fechados, mas também adoram áreas externas para brincar e praticar exercícios. Eles possuem uma inteligência admirável e costumam estabelecer uma relação intensa de carinho com os familiares.
Quais os cuidados necessários com os pelos do meu gato?
Se você adorou a ideia de ter uma bolinha de pelo em casa, mas chegou até aqui se questionando “como cuidar do meu gato de raça peluda”, saiba que você vai precisar de uma atenção especial com o felino.
Um dos cuidados fundamentais é a escovação diária. Os gatinhos precisam ser escovados frequentemente para que não formem-se nós em sua pelagem, o que não faz bem ao próprio pelo, fazendo com que ele possa até perder o brilho.
Por meio dessa escovação diária, também é possível eliminar a pelagem morta e reduzir as probabilidades da formação de bolas de pelo no seu estômago.
Vale ressaltar que o cuidado com a alimentação dessas raças também contribui para uma pelagem mais saudável.
Se você gostou de conhecer mais sobre as raças de gatos peludos e vai adotar um, que tal começar a pensar em como cuidar da saúde do pet? Nós, da Ciclic, temos a melhor assistência de saúde para ele: o novo Saúde Pet! Acesse a nossa página para conhecer todos os benefícios que oferecemos.