Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
A coleira de peitoral geralmente funciona com cães de pequeno e médio porte, como o bulldog francês. | Foto: Freepik.

Tipos de coleiras e para que servem

O tutor de um pet precisa saber sobre todos os tipos de coleiras e qual a finalidade de cada uma delas a fim de conseguir definir qual é a melhor para seu animal de estimação.

No geral, é difícil escolher com propriedade qual é a melhor do mercado, já que uma coleira para pet precisa se adaptar às necessidades dele e, principalmente, à sua personalidade.

Continue a leitura para saber mais sobre isso!

A coleira de peitoral geralmente funciona com cães de pequeno e médio porte, como o bulldog francês. | Foto: Freepik.
A coleira de peitoral geralmente funciona com cães de pequeno e médio porte, como o bulldog francês. | Foto: Freepik.

Tipos de coleira para cachorros

A coleira para cachorro serve tanto para que ele possa passear em segurança, sem se desprender de seus tutores ou sem atacar ninguém na rua, quanto para que ele seja identificado com maior facilidade.

Para escolher a melhor, às vezes, será necessário testar várias e perceber qual o seu cachorro se adapta melhor.

Veja, a seguir, quais são os tipos de coleira mais comuns para os cães:

Coleira plana

É a mais tradicional, ou seja, uma tira envolta do pescoço do cachorro. Apesar de ser mais usada dentro de casa, para identificação do pet, ela também pode servir de guia para passeios. Mas essa coleira só é indicada para cães de pescoço longo, que sejam dóceis e não tentem fugir durante o passeio.

Coleira peitoral

É indicada para cachorros de todos os portes, mas os pequenos se beneficiam mais desse modelo por não terem um pescoço tão longo. É legal ter essa coleira para passear com pets mais dóceis.

Coleira peitoral anti-puxão

Apesar da coleira peitoral ser bem positiva, ela tem o problema de possibilitar que o cachorro puxe muito seu tutor. Por causa disso, inventaram a coleira peitoral anti-puxão.

A única diferença dela é que a guia fica na frente, assim, se o pet tentar puxar, fará um pequeno rodopio e virará de volta para frente. Com isso, ele será ganhado pelo cansaço e não vai conseguir puxar seu tutor.

Coleira Gentle Leader

Feita para cachorros que são mais agitados, para evitar que eles puxem seus tutores ou ataquem outras pessoas.

Ela não é uma focinheira, apesar de parecer, e não causa nenhum desconforto ao animal, funcionando melhor em cães de médio e grande porte, principalmente nos de focinho achatado.

Coleira Martingale

É considerada a melhor coleira do momento, pois consegue disciplinar o cachorro a não puxar. Além disso, seu design e tecnologia garante que o pet não consiga fugir.

Tipos de coleira para gatos

A coleira para gato tem a finalidade de fazer com que o animal não se perca em suas aventuras fora de casa. Além disso, também é necessário escolher o modelo de acordo com a personalidade do felino.

Veja, a seguir, quais são os tipos de coleira mais comuns para gato:

Coleira tradicional

Praticamente, é a mesma dos cachorros: uma tira envolta do pescoço do animal que também pode ser usada para os passeios.

Esse modelo funciona muito bem para os gatinhos, pois a grande maioria deles possui um pescoço alongado que consegue receber essa coleira sem nenhum desconforto.

Coleira com identificador

Os felinos costumam ser bem famosos por suas fugas frequentes. Dessa forma, é benéfico que o seu tutor invista em uma coleira com identificador, que nada mais é do que a coleira tradicional com uma plaquinha de informações com o nome do tutor, o telefone e, às vezes, o endereço.

Coleira com GPS

A coleira com GPS foi feita para aqueles gatinhos que realmente fogem com bastante frequência e gostam de dar passeios longos e distantes.

Muitas dessas coleiras são resistentes à água e à poeira, fazendo com que o gato possa realizar todas as atividades diárias sem a necessidade de a retirar.

Coleira antipulga

Ideal para os pets que ficam na rua com frequência e, por isso, são mais suscetíveis a pegar pulgas. O que acontece é que ela tem um medicamento acoplado que vai sendo liberado conforme o dia a dia do gato. 

Mas por contar com um medicamento, é importante consultar o veterinário antes de começar a usar.

Coleira peitoral

Mesmo não sendo comum, existem alguns gatinhos que gostam de passear. Para eles, a melhor opção é a coleira peitoral, que se adequa ao peito do animal e possibilita que ele desbrave o ambiente livremente, sem que o tutor perca o seu controle.

Ademais, essa coleira é considerada segura e confortável para os gatos. 

Se você chegou até aqui, é porque está preocupado com o seu cão ou gato e quer oferecer o melhor pra ele. Por isso, conheça também o Saúde Pet Ciclic, uma assistência à saúde completa e com cobertura nacional para cuidar do seu animal de estimação com muito amor e carinho.