Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
Confira uma história inspiradora sobre uma jovem que abriu dois negócios com apenas 25 anos!

Guarde seu dinheiro e se inspire na história de uma jovem empreendedora!

Com pouca idade e muita disciplina, a empreendedora Nicole Souza conseguiu economizar para ter a própria empresa

Aos apenas 23 anos, a publicitária Nicole Souza já abriu duas empresas e tem boas histórias para contar. O exemplo dela mostra que dedicação e disciplina são ingredientes inseparáveis do sucesso.

Quando ainda era estagiária de publicidade, Nicole decidiu que pouparia seu salário para poder realizar algo maior no futuro. Eu fazia faculdade e comecei um estágio em uma empresa de softwares. Não ganhava muito bem, era apenas uma bolsa-auxílio de baixo valor, mas sempre tive a mentalidade de economizar e fui guardando o meu dinheiro na poupança, mas, até então, ainda não tinha um objetivo definido”, revela.

Insatisfação no trabalho e vontade de empreender

No meio do estágio, veio o estalo: por que não abrir uma empresa própria? “Isso surgiu de uma insatisfação no trabalho. Eu observava muitas coisas que não achava legais e comecei a pesquisar formas de sair daquilo. Um dia, assisti a um vídeo sobre negócio próprio e comecei a cogitar abrir o meu”. Na época, ela tinha apenas 19 anos e já estava pensando a longo prazo.

Foi assim que, graças à pequena poupança que vinha construindo com o salário do estágio, Nicole conseguiu criar sua própria loja virtual de roupas em novembro de 2014. “Entrei de cabeça na ideia. Pesquisei sobre a abertura de CNPJ e estudei quanto dinheiro precisaria. Num primeiro momento, achei que teria de gastar muito, mas quando vi que o negócio online não precisava de um investimento tão grande, decidi que era aquilo que eu faria”, recorda ela. 

Jornada tripla no início

Não foi da noite para o dia, no entanto, que Nicole passou de empregada a dona de negócio. Antes de sair da estabilidade do emprego, ela ficou durante seis meses fazendo tripla jornada: dividia o tempo entre o estágio, estudos e o e-commerce.

Somente quando completou um ano como estagiária na empresa de software, ela resolveu partir em voo solo e focou seus esforços apenas na loja virtual que havia criado – ainda antes de se formar na faculdade.

O novo negócio

Nicole manteve a loja online por dois anos, sempre fazendo tudo sozinha. “A loja não deu certo porque eu ainda estava aprendendo e cometi alguns erros no meio do caminho, mas foi bom. Foi uma grande escola”, reflete.

Mas não pense que os desafios enfrentados no primeiro negócio frearam o espírito empreendedor de Nicole. Agora, ela já tem uma nova empresa, fundada em 2017 e batizada de Start. A agência trabalha com branding, posicionamento de marca e gerenciamento de redes sociais.

O dinheiro investido na empreitada veio de um emprego que Nicole teve por alguns meses, no intervalo entre o fechamento da velha loja online e a abertura da nova empresa. “O salário naquele emprego era mais do que eu precisava. Como moro com a minha mãe, consegui poupar boa parte do que ganhava e pude investir na Start”. Dê o primeiro passo para investir e veja como sair das dívidas.

A história de uma poupadora

Não é qualquer jovem de 19 anos que consegue se planejar e poupar pensando no futuro. Também não é qualquer um que com menos de 25 já abriu duas empresas. Mas Nicole fez tudo isso sozinha. Como?

“Nunca fui de gastar muito. Sempre me controlei. Eu me lembro da minha avó dizendo que quando ela começou a trabalhar, guardava metade do salário. Cresci ouvindo essa história e então, quando consegui o estágio, meu objetivo era o mesmo que o dela: economizar bastante. Nem todo mês eu conseguia guardar tanto, mas tinha todos os meus gastos contadinhos”, diz. Para controlar gastos você precisa entender sobre o poder do hábito.

Com esse exemplo positivo na família, Nicole tinha o estímulo necessário para seguir firme e forte em suas economias. “Antes eu só deixava o dinheiro na poupança, mas com o tempo fui descobrindo outras formas de aplicar o dinheiro”. Veja 10 hábitos que realmente funcionam para guardar dinheiro.

De tudo o que já vivenciou em tão pouco tempo, Nicole ensina sua maior lição: É preciso pensar duas vezes antes e comprar alguma coisa no shopping. A recompensa de fazer economia não vem na hora, vem depois. Poupar vale a pena”, comemora a empreendedora.

E você, deseja investir e empreender? Deixe seu comentário, sua opinião é importante para nós!