Viajar, seja para trabalhar ou para turismo mesmo, é algo muito bom. Descobrir um novo lugar, uma cultura diferente e curtir outros países e cidades é, de fato, uma prática empolgante. Mas é muito comum que as pessoas tenham um pouco de receio do trajeto em si, pois passar mal no avião ou no navio é algo muito recorrente que pode até atrapalhar o andamento da viagem, perdendo um dia para a recuperação.
A causa desse enjoo é uma síndrome chamada cinetose, que faz as pessoas portadoras enjoarem com movimento. Ela é mais comum em crianças, uma vez que o sistema nervoso cerebral delas ainda está em desenvolvimento, mas pode ocorrer em adultos também. Além dos aviões e navios, a cinetose também pode causar enjoo em carro, ônibus, parques de diversão e outros lugares que tenham movimento.
Por isso, separamos 8 dicas para enjoo e como combatê-lo, de modo que a sua viagem não se torne um verdadeiro pesadelo. Confira!
Tome remédio antes de viajar
O mais comum é que os remédios de enjoo sejam tomados depois de passar mal no avião, por exemplo. Entretanto, se você já sabe que irá passar mal durante a viagem, o mais interessante é que você tome a medicação uns 30 até 60 minutos antes de embarcar. O medicamento mais recomendado para esse caso é o Dramin, que não precisa de receita.
Alguns desses medicamentos anti-histamínicos têm efeitos colaterais, o mais relevante deles é a sonolência. Assim, se você for beber, saiba que você poderá perder boa parte do percurso. Além disso, é indispensável a visita a um médico caso você tenha outros problemas de saúde ou esteja bebendo um outro medicamento além deste anti-histamínico.
Evite comer refeições mais pesadas antes da viagem
Uma das atividades mais trabalhosas e que requer mais energia para o corpo humano é a digestão. Em casos de enjoo, o organismo tenta fazer de tudo para controlar essa sensação. Quando, no estômago, ainda tem alimento a ser digerido, o corpo não consegue fazer a digestão e ainda controlar o enjoo, ou seja, fica tudo mal feito, o vômito vem como consequência.
Além disso, a sensação de enjoo já é uma das principais causadoras do vômito, ou seja, se o estômago estiver muito pesado e o corpo mole pós-refeição, as chances de você vomitar são muito maiores. Ou seja, o indicado é que antes de embarcar você coma algo leve, em quantidades reduzidas, somente o suficiente para te satisfazer.
Olhe para um ponto fixo
O principal causador do enjoo é o movimento, se você também ficar movimentando sua cabeça e olhando para vários lugares, é quase certeza que o enjoo só aumentará. Assim, o recomendado é, caso você esteja enjoado, olhar para um ponto fixo qualquer ou simplesmente fechar os olhos e não olhar para nada.
Olhar para um ponto fixo, que deve ser algo que não está em movimento, faz com que o seu corpo tenha uma maior sensação de estabilidade, ou seja, ele acha que está parado e, como consequência, o enjoo dá uma cessada. Essa prática não significa que você não deve olhar para nada mais além do ponto, é só para fixar o olhar e mente.
Sente no local correto
A dica para escolher o local ideal é: sente-se em lugares onde a sensação de movimento é menor. No caso do avião, as melhores cadeiras são as perto da janela e bem acima da asa. Mesmo perto da janela, não é muito recomendado que você olhe para fora caso esteja com enjoo, isso aumenta a sensação de movimento.
No caso dos navios, o mais interessante é que você escolha se hospedar em um dos quartos que estão no meio do transporte. Você conseguirá se livrar ainda mais da sensação de movimento se estiver em um dos quartos mais no alto, longe do contato direto com o mar.
Mantenha distância dos cheiros fortes
Manter distância dos cheiros fortes é mais uma das dicas para enjoo. O cheiro em questão pode ser qualquer um que seja forte e que possa te incomodar, como cigarro, comida e perfume. É interessante estar longe desses cheiros pois aumentam essa sensação de enjoo e deixam a náusea e o vômito mais suscetíveis de acontecerem.
Dentro de um avião não se pode fumar, e é muito difícil sentir o cheiro de perfumes mais distantes, ou seja, é relativamente fácil fugir desses cheiros. No navio é ainda mais fácil, uma vez que esse é um local grande e aberto.
Evite usar eletrônicos e ler
O que faz com que seja prejudicial usar celular, tablet, ver tv ou ler um livro durante uma crise de enjoo e de náusea deriva-se do mesmo princípio de olhar em um ponto fixo: o cérebro, que já está meio perdido, fica ainda mais confuso sobre o corpo estar parado ou em movimento.
Isso, na prática, faz com que essa sensação de enjoo aumente e traga consigo uma náusea muito forte, ou seja, as chances de um vômito acontecer são muito maiores. Por isso, evite ficar lendo ou mexendo em aparelhos eletrônicos durante a viagem de avião ou de navio.
Use faixas de alívio
As faixas de alívio, que também podem ser receitadas em formato de adesivo, soltam impulsos eletrônicos para os nervos. Eles, por sua vez, auxiliam o cérebro no entendimento do estado atual, diminuindo os sintomas da cinetose. Isso, na prática, faz com que o enjoo diminua. O dispositivo é aprovado pela FDA, mas ele pode agir de diferentes formas nos diferentes organismos.
Procure um médico
A cinetose é uma patologia e, como tal, possui os seus sintomas, é diagnosticada e tem um trabalho. O principal sintoma é o de enjoo e seus desdobramentos quando há um movimento. O médico que pode diagnosticar a síndrome e tratá-la é o otorrinolaringologista. Portanto, se você sente enjoo com o movimento, não deixe de procurar um especialista.
Passar mal no avião é ainda mais decepcionante se o caso for grave e for necessário tirar um dia da viagem para se recuperar. Essa situação fica ainda mais desestimulante se não houver um seguro viagem que cubra essas (e outras) infelicidades. Não passe por isso, contrate um Seguro Viagem da Ciclic.