Ciclic
Como fazer um planejamento financeiro

Como fazer um planejamento financeiro

A melhor maneira de alcançar os seus objetivos é se planejamento financeiramente, assim, os riscos de um novo negócio ou a parcela da casa serão menores, porque você se preparou e não teve gastos imprevistos.

Com planejamento financeiro você cria metas, estratégias de controle e tempo para chegar aos seus objetivos. Independentemente de quanto tempo demore, é preciso ter disciplina para não desistir no meio do caminho.

Controle financeiro

É o primeiro passo para o planejamento financeiro. Você precisa organizar todas as contas pessoais, pode ser em planilhas no Excel ou até mesmo em agendas, incluindo inclusive o cafezinho e o cinema, além do salário e dinheiro que você tem guardado.

A atualização precisa ser mensal e conter todos os gastos para saber em que você está gastando o dinheiro. Você vai se surpreender que os pequenos gastos, são responsáveis por uma parcela grande do orçamento.

Defina objetivos

Ter objetivos bem definidos irão te ajudar a poupar e não gastar sem necessidade. É importante ter metas em curto, médio e longo prazo e qual o valor necessário para cada uma.

Poupe dinheiro

Agora que você sabe quanto é gasto com as despesas e quanto sobra por mês, já definiu o objetivo, o prazo e quanto é preciso financeiramente para cumprir essa meta, chegou o momento de economizar, cortar gastos desnecessários.

Invista

Só guardar o dinheiro não vai fazer com que o seu objetivo seja conquistado mais rápido. É preciso encontrar uma forma de investimento que esteja de acordo com o seu perfil, seja ele conservador, moderado ou arriscado.

Revisite o planejamento

Mesmo que esteja indo tudo bem é muito importante revisitar o planejamento financeiro pelo menos uma vez ao ano. Não se esqueça de viver de acordo com a sua realidade financeira.

Se teve um aumento de salário ou alguma renda extra, aumente a porcentagem a ser guardada por mês, assim você fica cada vez mais próximo de conquistar o seu objetivo.