Ciclic

Roteiros de viagem: Tudo que você precisa saber para curtir mais

Se você deseja viajar, mas não sabe por onde começar, antes de comprar qualquer passagem ou reservar qualquer hotel, é preciso saber como fazer um roteiro de viagem para te ajudar a se organizar durante todo o seu passeio.

Um exemplo de roteiro de viagem pode ser os blogs e sites que já falam sobre os pontos turísticos e hospedagens de um determinado local: basta segui-los.

Lembre-se também que fazer um roteiro pode ser uma atividade muito divertida, visto que além de conhecer melhor os lugares por onde pretende viajar, você tem o privilégio de calcular desde os gastos antes da viagem até sua execução, ou seja, através de um plano de roteiro, você consegue garantir a organização de uma viagem perfeita sem perder o controle do orçamento.

Preparamos algumas dicas preciosas para que você possa seguir todos os passos da sua viagem sem preocupações, partindo da decisão do destino e seguindo até a escolha do seguro.

Saiba como montar um roteiro de viagem. | Foto: Unsplash.
Saiba como montar um roteiro de viagem. | Foto: Unsplash.

Antes de tudo: primeiros passos

Após entender a importância de montar um cronograma de viagem, dividiremos o passo a passo para que a organização da sua viagem seja eficiente desde a escolha do lugar e a compra das passagens até o último instante ao voltar do destino. Sendo assim, continue a leitura:

Escolha do tipo de viagem

Primeiramente, é preciso definir que tipo de viagem você irá realizar: lazer ou negócios.

Por meio dessas alternativas, é possível decidir o que será mais adequado ao estilo e expectativas. Dessa forma, você consegue preparar sua mala com os utensílios necessários e se organizar melhor para aproveitar a viagem ao máximo.

Inclusive, fazer a escolha certa é importante quando se trata de evitar problemas.

Escolha do lugar

Obviamente, quem irá decidir o destino dessa viagem é você. Mas, ainda assim, existem alguns tópicos que precisam ser considerados, como:

  • Quantia de dinheiro que será levada;
  • Tempo de duração da viagem;
  • Custo de vida no local;
  • Época do ano (se condiz com o seu passeio ou objetivo);
  • Custo-benefício.

Depois de analisar todas essas questões, é importante não esquecer de considerar a cultura local como um diferencial, o que torna essa viagem uma experiência única.

Ao refletirmos sobre viagens nacionais e internacionais, precisamos pensar também que:

  • Viagens nacionais (visto que o Brasil é um país enorme, com vários estilos de turismo e diversas culturas regionais) têm a facilidade de contar com bancos conhecidos e, claro, a língua brasileira.
  • Já nas viagens internacionais, por outro lado, existem vários lugares incríveis que você pode escolher de acordo com seu orçamento.

Independente dessas duas opções, verifique os preços das passagens e a facilidade entre as conexões também. Ônibus, viagem de carro ou trem são as melhores opções para distâncias curtas. Enquanto nas maiores, é preciso ficar atento às promoções de voos e duração da conexão.

Planejamento de quantos vão

O número de pessoas que irá viajar fará toda a diferença e é um critério para a escolha das atividades, acomodações, transportes e refeições.

Lembre-se: é importante alinhar o planejamento de acordo com os envolvidos para que todos estejam de acordo sobre as decisões.

Idade dos viajantes

Além de analisarmos o número de viajantes, é necessário considerar também suas respectivas idades. Em uma viagem com uma criança ou com um idoso, por exemplo, é preciso muita atenção na hora de organizar o roteiro, as comodidades, mobilidade, segurança e atrações – já que nem sempre terão condições de acompanhar as maiores aventuras.

Escolhi o lugar. E agora?

Entenda como fazer roteiro de viagem. | Foto: Unsplash.
Entenda como fazer roteiro de viagem. | Foto: Unsplash.

Após ter feito a escolha do destino e colocado todas as questões acima em prática, está na hora de decidir quando viajar, quais os pontos turísticos desejados e organizar um planejamento financeiro. Saiba tudo adiante.

Decisão da data da viagem

Para a prevenção de futuros erros, o ideal é se programar com – pelo menos – 45 dias de antecedência. Dessa forma, será possível montar um roteiro de viagem impecável, com todos os destinos organizados e realizar a cotação dos valores das passagens aéreas.

Também, como já dito anteriormente, é de extrema importância alinhar o destino e o orçamento com a época do ano que deseja viajar, evitando que o seu passeio não sofra interferências por conta de valores.

Se o seu objetivo for aproveitar a praia, o mar, aquele clima paradisíaco, por exemplo, atente-se aos períodos chuvosos. Procure sempre a data que mais favorece as condições climáticas do local para que ocorra tudo bem ao longo da sua viagem e nada estrague seus planos.

Saiba quais destinos visitar

Ao escolher o local desejado, selecione as cidades, pontos turísticos, praias e restaurantes que você gostaria de visitar. Mas, atenção: antes de marcá-los, verifique as avaliações desses lugares. Dessa maneira, saberá se está fazendo uma boa escolha.

Planejamento de gastos

Após definir os pontos que você deseja visitar, alinhe seu orçamento conforme os preços praticados por lá. Assim sendo, você já terá uma boa noção de quanto irá precisar para ir a esse destino. Você também pode – e deve – planejar quanto pretende gastar no local, além das despesas anteriores à viagem.

Gastos antes da viagem

Sem uma noção de gastos antes da sua viagem, poderá haver grandes consequências na hora de verificar o bolso. Não tem como montar um roteiro contando apenas com a sorte de que aquele dinheiro disponibilizado será suficiente. Afinal, sem um planejamento financeiro antes da viagem, os planos podem dar muito errado!

Gastos durante a viagem

Agora, após um bom planejamento financeiro e ao alinhar o seu orçamento com o valor necessário para a viagem, vale ressaltar os principais custos envolvidos nela, como: passagens, alimentação, hospedagem, transporte interno, pontos turísticos, compras, mercado e seguro viagem.

Em caso do custo da viagem não corresponder com sua disponibilidade de dinheiro, no momento, procure outro destino, mas não deixe de ter liberdade financeira ao aproveitar o seu passeio.

Hospedagem

O próximo passo é planejar a sua estadia. Para tal passo, é interessante analisar algumas questões, como: país, estado e cidade. Dessa forma, você poderá escolher os hotéis mais próximos dos seus locais de interesse e observar alguns pontos, a exemplo: comunidade, conforto, opções de entretenimento e lazer, localização e preços. Além do mais, é relevante levantar alguns assuntos embasados nesses requisitos:

  • Quanto você pode gastar?
  • Pretende comer fora em todas as refeições?
  • Vale a pena o valor que será cobrado pelo café da manhã?

Você pode fazer uma boa economia caso sua situação seja passar o dia inteiro na rua. Mas, se você deseja esticar sua viagem por alguns dias e gosta de uma privacidade maior, é necessário considerar a hospedagem em um lugar que você possa cozinhar e/ou realizar todas as refeições.

5 cuidados para tomar antes de fazer qualquer viagem

Aprenda como criar roteiro de viagem. | Foto: Unsplash.
Aprenda como criar roteiro de viagem. | Foto: Unsplash.

1. Não sobrecarregue o roteiro de viagem

Reserve poucos dias em cada destino e calcule o deslocamento entre as cidades. Não marque visitas de uma vez só, tire um tempo para relaxar e se divertir no ambiente.

2. Não exagere na bagagem

Não há necessidade de carregar o guarda-roupa inteiro, portanto, leve apenas o necessário e aquilo que realmente vai precisar.

3. Jamais perca o controle do orçamento

Isso pode estragar todos os seus planos para a viagem. Então, tenha na ponta do lápis quanto quer gastar e todos os custos ao longo da viagem.

4. Calcule o tempo de duração entre uma conexão e outra

Assim, você não perde tempo durante a viagem e tem a oportunidade de aproveitá-la ainda mais – e sem estresse ou problemas.

5. Jamais, em hipótese alguma, descuide-se da sua documentação

Esse erro pode acabar com a sua viagem antes mesmo dela começar. Portanto, tome cuidado com documentos importantes e mantenha-os em segurança sempre que possível.

Dica extra: deixe que a Ciclic cuide de tudo por você!

O seguro viagem da Ciclic cuida de todo o processo para que você tenha um passeio seguro e tranquilo. E tudo isso pelo melhor preço.

Além de acompanhar o valor da sua hospedagem e, caso ele esteja mais barato, te comunicar para que você refaça a reserva, as principais coberturas do serviço são para extravio de bagagem, atraso de voo e despesas médica, odontológica e farmacêutica.

Benefícios de viajar com o Seguro Viagem da Ciclic

Confira as coberturas exclusivas que só quem escolhe viajar com o Seguro Viagem Ciclic tem:

  • Atraso de bagagem;
  • Atraso de voo;
  • Atendimento 24h em português;
  • Despesas médicas e hospitalares;
  • Telemedicina;
  • Extravio de bagagem;
  • Reembolso de despesas farmacêuticas.

Agora que você já sabe como criar um roteiro de viagem, conheça mais sobre a Ciclic, plataforma 100% digital da BB Seguros, e seus serviços.

Ao escolhê-la, você garante praticidade no processo de contratação, podendo adquirir o Seguro Viagem onde quiser e com todos os cuidados e a segurança necessária.