Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços

Veja o tipo de viagem ideal para você!

Você sabe quais são os tipos de viagem que existem? Ou quais são os tipos de viagem que combinam com você? O turismo é uma das principais atividades econômicas do Brasil e passa por cada vez mais variações e inovações.

Para definir cada um dos tipos de viagem que existem, leva-se em consideração aspectos geográficos, arquitetônicos, históricos, esportivos, além de manifestações culturais, meios de hospedagem, lazer e serviços públicos e privados.

Com todos esses pontos, o Ministério do Turismo conseguiu definir os principais tipos de turismo que existem no Brasil. Quer saber mais sobre eles? Continue a leitura!

Quais os tipos de viagens?

Confira, a seguir, quais são os tipos de viagens:

Quais os tipos de turismo que existem no Brasil? | Foto: Unsplash.

Turismo cultural

Esse é o primeiro a vir em mente. Tem como principal objetivo a vivência com o patrimônio cultural de algum lugar, promovendo os bens materiais e também imateriais.

Também é um dos tipos de viagem para quem tem interesse na experiência e convivência com pessoas daquela região.

Ecoturismo

É voltado para o incentivo da preservação e conservação do patrimônio cultural e natural de lugares determinados. Geralmente, acolhe esse tipo de viagem locais como hotéis fazenda, parques naturais, entre outros.

Turismo de estudos

Também chamado de intercâmbio, você pode escolher lugares novos para conhecer, aprender mais sobre o idioma, fazer cursos profissionalizantes, viver uma nova cultura e trabalhar voluntariamente em projetos sociais.

Turismo rural

Assim como o ecoturismo, o turismo rural é para quem quer calma e estar perto da natureza. Andar a cavalo e beber leite de vaca fresco são algumas das atividades disponíveis. O objetivo das pessoas que optam por esse tipo de viagem é passar mais tempo no campo e ajudar as famílias de lá a se sustentar.

Turismo de esportes

É a opção perfeita para quem ama esportes. Ele é formado por pessoas que viajam para os lugares mais diversos do mundo para acompanhar competições, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Turismo de aventura

Essa é uma das categorias de turismo para quem gosta de viagens mais radicais e com adrenalina. Para quem busca sempre se desafiar e superar seus limites, atividades como rapel, rafting, voos de asa delta e trekking são opções ótimas.

Turismo de negócios e eventos

Esse tipo de viagem é praticado por quem faz diversas reuniões de negócios e para aqueles que vão a eventos voltados para o público corporativo, como congressos, seminários e feiras.

Turismo de sol e praia

Os brasileiros amam esse tipo de viagem. Ele é a opção certa para quem gosta de sol, mar e praia. Quem aproveita esse tipo de turismo, geralmente, escolhe viajar no período de férias ou feriados.

Turismo de saúde

É praticado por todas as pessoas que buscam viagens relaxantes para descansar e cuidar do corpo e da mente. Muitas vezes, banhos termais e spas são o que os turistas mais procuram.

Melhores destinos de praia no Brasil!

Quem não gosta de uma boa praia, não é mesmo? Veja, aqui, os melhores destinos:

Praia do Espelho, em Porto Seguro- Bahia

A Praia do Espelho tem sua localização em Porto Seguro, na Bahia. O local ganha destaque por ser bem tranquilo e seu acesso se dá apenas por estrada de terra.

Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha- Pernambuco

Ir para Fernando de Noronha é o sonho de muitas pessoas e entre as várias praias do arquipélago, uma das melhores é a Cacimba do Padre, com acesso pela praia da Baía dos Porcos. O local também é o melhor lugar para ver os Dois Irmãos: o famoso cartão postal da ilha.

Quer conhecer mais 06 destinos de praia no Brasil? Clique aqui e confira outro artigo do Blog da Ciclic!

Melhores destinos de montanhas!

Por mais incomum que isso pareça, existem muitos destinos de montanha no Brasil. Conheça:

Visconde de Mauá- Rio de Janeiro

A pequena cidade fluminense é conhecida por exalar aconchego e romance. Visconde de Mauá atrai, principalmente, turistas que gostam de conforto e atividades ao ar livre. As pousadas da cidade têm uma decoração exemplar e são ponto de referência para casais que querem curtir temperaturas mais amenas.

Diamantina- Minas Gerais

Diamantina se encontra na Serra do Espinhaço e é uma das cidades históricas mais importantes de Minas Gerais. A cidade tem uma arquitetura colonial que conta com diversas construções únicas, como a casa de Xica da Silva, o Passadiço e o Mercado.

São Francisco Xavier- São Paulo

São Francisco Xavier fica no estado de São Paulo, perto de São José dos Campos, e é o local ideal para os paulistanos que querem sair da cidade e respirar um pouco de ar fresco. Lá, a mata é muito bem conservada e apresenta um clima de calmaria. Além disso, para quem prefere tipos de viagem que incluem cachoeiras, existem as do Roncador e também a Pedra do Davi. 

Para os amantes de literatura, uma dica é planejar essa viagem em abril, quando acontece o Festival Literário da Mantiqueira.

Melhores destinos para quem gosta de esporte!

Se na sua viagem não pode deixar de ter esporte, esses são os destinos certos para você:

Cumbuco e Jericoacoara- Ceará

Esses dois destinos cearenses são perfeitos para quem gosta de viagens com aventura no mar e que o vento é protagonista. Por lá, é possível encontrar cerca de 50 knots de vento, um dos mais fortes do país e que faz do local o paraíso para os amantes de kitesurf e windsurfe.

Foz do Iguaçu- Paraná

Além de aproveitar as lindas paisagens naturais do local, não deixe de praticar o rafting nas correntezas do Rio Iguaçu, garantindo diversão e adrenalina.

Fora essa opção, também existe a possibilidade de encarar o passeio Macuco Safari, que te leva em um bote motorizado para tomar um banho revigorante nas próprias Cataratas do Iguaçu.

Como escolher o tipo de viagem ideal para você?

O seu tipo de viagem deve refletir o que você procura quando sai para o lazer. Talvez você goste mais de estar no meio ambiente ou de conhecer sobre a cultura e história do local, porém, independente de qual seja a resposta, opte sempre por viajar protegido e livre de qualquer imprevisto. Para isso, a Ciclic tem o melhor Seguro Viagem. Conheça!