Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços

Não tenha mais dúvida sobre como fazer para sobrar dinheiro no fim do mês!

Seria sensacional se todos conseguissem fazer sobrar dinheiro no fim do mês. Isso não é fácil, sabemos disso!

Encarar essa missão é um desafio para muita gente. Às vezes, não há uma razão muito forte para pensar nisso a fundo. Outras vezes, falta saber por onde começar. E existe a dificuldade em se manter motivado e seguir em frente.

A regra de ouro é não gastar mais do que se recebe. “É algo muito simples, mas difícil de fazer na prática”, afirma Helio Augusto Oliveira Soares, da consultoria HAOS Treinamentos. Guardar dinheiro exige disciplina e dedicação. Mas vale muito a pena. Com a ajuda do especialista, elencamos algumas estratégias para você terminar o mês com um dinheiro a mais no bolso.

Faça seu próprio orçamento

Sabe quando você precisa entregar um projeto dentro do orçamento que o seu departamento disponibilizou? Ou quando você pede um orçamento para o profissional que vai fazer a nova cortina da sua sala? Para tudo isso, você tem uma estimativa de gastos, que não pode fugir muito da realidade.

Experimente fazer o mesmo para as suas despesas: veja quanto você pretende gastar no mês com itens como luz, água, transporte, alimentação, roupas, internet, lazer. Por exemplo: 200 reais com restaurantes, 200 reais para o pacote do celular, etc. Seu orçamento precisa ser o mais próximo possível da realidade para sobrar dinheiro no fim do mês.

Anote tudo que sai de dinheiro e veja onde dá para cortar

Comece a registrar tudo que você efetivamente gastou nesse período, do cafezinho na padaria às taxas bancárias. “Você vai começar a perceber itens que não estavam antes no seu orçamento”, explica Helio.  Ou, então, irá notar que aqueles 50 reais separados para o Uber não estão dando conta do recado.

Ou seja, com essa organização, você terá uma ideia de quais áreas consomem mais da sua renda. Isso, por sua vez, ajudará a reorganizar o orçamento e a verificar onde é possível cortar gastos.

Essas anotações podem ser feitas no papel, numa planilha do Excel ou por meio de aplicativos de educação financeira.

Tenha um objetivo: para que você quer guardar dinheiro?

Sem uma meta ou um objetivo é difícil criar a motivação para começar ou continuar a guardar dinheiro. Pode ser qualquer coisa: quitar uma dívida, abrir um negócio próprio, fazer a festa de aniversário do seu filho, comprar um apartamento ou ter uma boa aposentadoria.

Faça então uma previsão de quando quer alcançar os seus objetivos e quanto você precisa fazer sobrar por mês para isso.

Coloque um teto para o cartão de crédito

O gasto com cartão de crédito está entre as principais armadilhas para quem precisa controlar o dinheiro (as outras são financiamentos e cheque especial).

Uma sugestão é colocar a data do vencimento da fatura para poucos dias depois do recebimento do salário. Assim, você começa o “mês” zerado dessa dívida.

Outra dica é estabelecer o seu próprio teto para gastos com cartão de crédito. Quando chegar nesse limite, pare de usá-lo. Por exemplo, se você definiu que vai gastar até 250 reais por mês no cartão e chegou nesse valor dez dias antes, comece a pagar tudo em dinheiro ou no débito.

Saque dinheiro para o fim de semana

Se você é do tipo que perde o controle com o cartão de crédito durante o fim de semana, faça uma previsão de quanto quer gastar nesses dias e saque o valor em dinheiro na sexta-feira. Deixe o cartão em casa ou não o tire da carteira de jeito nenhum.

O valor retirado só deu para o almoço em um restaurante no sábado? Então, no domingo, o melhor é assistir a um filme em casa, em vez de ir ao cinema. Se você tem filhos, converse com eles sobre no que vocês gastarão o dinheiro.

Deixe uma foto do seu objetivo na carteira

Você quer muito ir para o Nordeste ou conhecer a Disney? Então, deixe uma foto da praia dos sonhos ou um desenho do chapéu do Mickey na carteira. Assim, quando abri-la, você vai lembrar desse sonho antes de gastar com algo que, de repente, não era tão importante assim. É mais um estímulo visual do que uma estratégia, mas ajuda a fazer sobrar dinheiro no fim do mês!

Pense uma semana antes de comprar

Se não é uma emergência, segure o ímpeto de comprar a primeira coisa que vir pela frente. Por exemplo: ao encontrar uma camisa bem bacana no shopping, não compre imediatamente. Dê uma volta ou vá para casa e se faça perguntas como: eu preciso mesmo dela? Vou mesmo usá-la? Depois de um tempo, ou alguns dias, pode ser que o sentimento de urgência de comprá-la simplesmente vá embora.

Não custa lembrar: pague à vista sempre que possível

Pagar parcelado, seja um par de sapatos ou um celular novo, pode sair mais caro do que o previsto. Por isso, o ideal mesmo é esperar até juntar o suficiente e pagar à vista. Às vezes, até tem desconto e sobra mais no fim do mês.

Afinal, quanto é bom fazer sobrar no fim do mês?

Segundo Helio, mesmo que você não tenha um objetivo específico para o dinheiro, é sempre bom pensar em guardar uns 20% da sua renda mensal. Isso ajudará você a criar uma “gordura”, uma reserva para emergências: pode ser uma consulta no médico, um conserto inesperado no carro ou uma roupa nova para usar no casamento do primo.

Sobrou dinheiro a mais? Vale um presente!  

Depois de avaliar gastos e cortar despesas, você descobriu que conseguiu guardar mais dinheiro do que tinha colocado como meta? Então, você pode, sim, se dar um prêmio e sair uma noite a mais para beber com os amigos ou comprar o par de tênis que tanto queria. “Já não é fácil guardar dinheiro. Então, se sobrou além da meta, faça algo que deixe você feliz”, diz Helio.

Assim, se você tinha definido que ia guardar 600 reais em três meses, mas, ao final, viu que guardou 800, pode se dar um “mimo” de 200 reais.

Boa dica essa, não? Então comece a se organizar para fazer sobrar dinheiro no fim do mês! Ah, e aproveite para conhecer os nossos serviços de previdência privada.