Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços

Entenda como melhorar a convivência entre cachorro e gato!

Há muito tempo, cachorro e gato são animais de estimação tratados como inimigos naturais. Essa rivalidade entre os pets não precisa ser – e em muitos casos, não é – realidade dentro de casa.

É possível criá-los sem causar qualquer tipo de conflito, mas para que isso ocorra, é preciso tomar alguns cuidados e entender que eles possuem necessidades e instintos diferentes.

Se você deseja aprender a acostumar cachorro e gato no mesmo ambiente, está no lugar certo! Ao longo da matéria, veremos quais são as raças de cães mais amigáveis e as melhores dicas de como ter os dois pets juntos. Continue a leitura!

Saiba como ter gato e cachorro juntos na mesma casa. | Foto: Unsplash.

Como melhorar a convivência entre gatos e cachorros?

A rivalidade entre cachorro e gato é muito conhecida e não é de hoje. Será que aquelas histórias de inúmeros filmes e desenhos infantis que retratam esses pets como eternos inimigos é verdade?

Conforme os especialistas, essa rixa é justificável. Os cães são descendentes de lobos, uma espécie de caçador, então, ao observarem um animal menor, seus sentidos afloram, preparando para o ataque.

Já os felinos são mais desconfiados e estão sempre alertas a um possível predador. Sendo assim, quando cachorro e gato se encontram, os instintos falam mais alto.

Mas vale ressaltar que a domesticação auxiliou bastante na relação entre eles. Muitos cachorros possuem atitudes amigáveis com os gatinhos e eles, por sua vez, também se sentem confortáveis ao lado dos cães.

Tudo isso também depende da personalidade e criação do animal. O comportamento deles é diferente e enxergar isso é o primeiro passo para assegurar a convivência no mesmo ambiente.

Seu felino é mais energético ou é mais tranquilo? E seu cãozinho é sociável ou é mais na dele? Entender esses traços contribui muito na busca por uma companhia ideal.

Quais raças são mais amigáveis?

Algumas raças de cães são conhecidas pelo seu grande amor aos seres humanos, outras por serem mais independentes. Mas, a seguir, veremos as que são mais amigáveis e sociais:

– Corgi: conhecidos por serem companheiros reais britânicos, adoram passar o tempo com os humanos e se divertir.

– Labrador Retriever: ótimos parceiros que adoram agradar seus humanos.

– Poodle: são muito inteligentes e adoram ser treinados. Além disso, também são extrovertidos.

– Setter irlandês: muito divertidos e amorosos, são favoritos entre as famílias por possuírem personalidade lúdica.

– Boxer: protetores e pacientes, são excelentes com crianças. Amam estar com as pessoas e receber muito carinho.

– Whippet: gentis e afetuosos que amam a companhia humana.

– Golden Retriever: gentis e de comportamento uniforme, por isso, são escolhidos para serem cães-guia.

– Staffordshire Bull Terrier: muito afetuosos e conhecidos por serem muito dóceis com as crianças.

– Cavalier King Charles Spaniel: adoram a atenção e a companhia dos humanos.

– Springer Spaniel: muito energéticos e saltitantes, adoram os humanos.

Veja 10 dicas para melhorar a convivência dos seus pets

Se você pensa em ter cachorro e gato juntos sob o mesmo teto, não há muito com o que se preocupar. Basta seguir alguns cuidados para que eles consigam viver em plena harmonia. Confira quais são eles:

1. Pesquise antes de tomar uma decisão

Se você já possui um cãozinho e está pensando em adotar um felino, pesquise sobre seu amigo antes.

Algumas raças são conhecidas pelo comportamento agressivo ou por não aceitarem bem a convivência com um novo pet em casa. Leve em consideração a personalidade do seu cão, observando como ele fica diante de outros animais.

2. Lembre que o quanto antes, melhor

Nem sempre é possível escolher a hora certa para ter um novo pet. Muitas vezes, os felinos chegam em nossos lares de forma inesperada. Mas, se você puder optar, saiba que o quanto antes acostumar a convivência entre cachorro e gato, melhor será.

Quando eles crescem juntos, costumam ser mais amigáveis e construir uma relação de mais afeto e carinho entre si.

3. Entenda a importância do momento de introdução

O momento em que o cachorro e gato se conhecem é fundamental para uma convivência harmoniosa. Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para esse primeiro encontro:

Escolha um ambiente familiar e tranquilo

É importante que o local do encontro seja em um ambiente onde o cachorro e o gato se sintam seguros. Prefira introduzir o novo pet em algum cômodo da sua casa e, de preferência, longe de barulhos e interrupções.

Tenha um reforço

Faça a apresentação entre eles na presença de mais uma pessoa. Dessa forma, você garante uma melhor maneira de controlar o comportamento de ambos caso haja alguma briga, interrompendo-a imediatamente.

Deixe um dos pets livre

Para demonstrar que o novo pet está seguro em seu lar, deixe-o explorar o ambiente de forma tranquila e livre. Assim, controle o animal mais velho no colo ou em uma coleira, enquanto o outro se familiariza com o local.

Posteriormente, basta inverter os papéis, segurando o novato no colo e deixando o pet mais velho andar livremente pela casa.

Atente-se às reações

É importante estar atento às reações do cachorro e do gato.

Caso seu novo pet se mostre receoso, faça carinho e demonstre que está tudo bem. E se o animal mais velho ameaçar um ataque, repreenda de forma moderada, sem se exceder ou gritar.

A importância dessa etapa é mostrar ao novato que ele é bem-vindo e já faz parte da família.

4. Respeite o espaço de cada um

Mesmo que os pets se tornem melhores amigos, é importante que cada um tenha seu espaço. O cachorro e o gato são animais territorialistas, então, quando ocorre uma invasão de ambientes, a situação não se torna muito agradável.

Separe um local para cada animal: cada um com sua cama, bebedouro, comedouro, acessórios e brinquedos.

É importante que essa divisão também ocorra em casas menores, assim, é possível ter essa convivência em um apartamento sem grandes problemas.

5. Fique sempre alerta

É importante manter-se sempre alerta, especialmente nos primeiros meses de convivência.

Muitas vezes, o cachorro pode querer envolver o felino em brincadeiras mais animadas, quando, na verdade, ele só quer descansar e ficar de boa.

Por isso, fique atento para perceber se ambos estão confortáveis ou se é preciso tomar alguma atitude.

6. Ofereça brincadeiras para todos os tipos

Ter cachorro e gato juntos em casa não significa que eles não irão precisar de acessórios especiais. Pelas personalidades serem bem distintas, é necessário que ambos tenham estímulos corretos em casa. Não deixe de oferecer brinquedos específicos para cada um.

7. Viva o amor de mãe ou pai de pet

O cachorro e o gato precisam receber a mesma atenção e o mesmo carinho, pois se um deles perceber que há preferências dentro de casa, isso pode desencadear alguns comportamentos inadequados.

Espalhe seu amor de forma equilibrada. Em coração de mãe ou pai de pet, sempre cabe mais um.

8. Se for necessário, peça uma força

Se a situação entre os pets estiver muito complicada, talvez seja o momento de pedir uma ajuda extra. A natureza do cachorro e do gato são bem distintas e, em alguns casos, o convívio pode se tornar muito difícil.

9. Ofereça reforço positivo

O reforço positivo é uma boa ideia para quem quer fazer os pets se gostarem. Nessa dica, ambos precisam ser recompensados com carinho, brinquedos e petiscos após demonstrarem um bom comportamento se divertindo, brincando ou até mesmo descansando.

10. Invista em adestramento

Se nenhuma das dicas acima estiver ajudando na amizade entre seus pets, você pode optar pela ajuda de um profissional.

Alguns animais podem precisar de um adestramento completo e mais eficaz, que possa identificar suas inseguranças e trabalhar para que se sintam mais confortáveis ao lado de um novo amigo.

Agora, que tal pensar na saúde dos seus cães e gatos? A Ciclic oferece as melhores opções de planos de assistência à saúde para pets. Quer conhecê-los? Basta acessar o site do novo Saúde Pet!