O conceito de bem-estar pet surgiu na Europa, em meados dos anos 60, a partir da necessidade de estabelecer algumas condições mínimas para o desenvolvimento e uma melhor qualidade de vida para cada animal, como nutrição, saúde, conforto e liberdade.
Ao longo desta matéria, você vai ver o que seu pet precisa, os cuidados com uma alimentação saudável e como garantir a segurança dele. Continue a leitura!
Entenda o que o seu pet precisa
É preciso ter em mente que precisamos permitir que os animais de estimação manifestem e expressem seus comportamentos referentes à cada espécie.
Você já deve ter se irritado ao se deparar com o seu pet arranhando o sofá e ter brigado com ele por conta disso. Mas, ao invés de remediá-lo, você pode tentar criar condições satisfatórias para que ele possa expressar esses comportamentos peculiares de outra maneira.
Nesse caso, a solução é arrumar alguns arranhadores para que seu gato, por exemplo, possa afiar as unhas livremente, sem riscos de trazer danos aos bens materiais da casa e garantindo seu bem-estar animal.
Mas assim como os felinos, os cães também precisam gastar suas energias, por isso, há a necessidade de passear com o pet diariamente. Sendo assim, não pense em brigar quando ele estiver agitado, pois o animal pode entender como algo instintivo, impactando em seus aspectos mentais.
Alimentação saudável para o seu pet
O primeiro ponto para observar é sobre a qualidade dos alimentos. A ração precisa ser compatível com a espécie, idade e condições de saúde do pet. Sendo assim, se você tem animais com idades diferentes, é necessário comprar rações específicas para cada um.
Além disso, restos de comida devem estar fora de cogitação, pois o sistema digestivo dos animais é diferente dos seres humanos. Além disso, não esqueça de cuidar da hidratação do seu pet, principalmente em épocas do ano que são mais quentes.
Vale lembrar que cada animal tem suas características no momento da ingestão dos alimentos e, às vezes, isso requer acessórios que facilitem o acesso às fontes alimentares. Por exemplo: você já deve ter se questionado o porquê do seu gatinho subir na pia sempre que alguém abre a torneira. Isso acontece porque ele ama água corrente, por isso, caso o seu felino não esteja se hidratando o suficiente, uma forma de estimulá-lo é utilizar acessórios, como fontes de água.
Não esqueça da vacinação e da vermifugação
Muitas doenças podem ser evitadas no seu pet com ações de profilaxia. Dessa forma, visite o veterinário com frequência e tenha um calendário de vacinação compatível com a idade do seu animal.
E além das avaliações clínicas e da vacinação, alguns exames também podem ser necessários para verificar a incidência de possíveis doenças relacionadas à idade.
Garanta a segurança do seu pet
Os animais de estimação também precisam de uma estrutura que lhes garanta uma vida confortável, ou seja, cada pet precisa ter um local próprio, limpo e com temperatura agradável dentro de casa.
Além disso, para que o seu animal se sinta confortável, tenha em mente o tamanho do seu imóvel, a raça e o porte do pet.
Agora, para começar a colocar tudo isso em prática e deixar o seu animal de estimação mais feliz e saudável, contrate o Saúde Pet, a assistência de cobertura nacional e com planos completos para cães e gatos.