Ciclic
saude

Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de abril, e foi criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 1948, com o intuito de manter a saúde das pessoas, melhorar a qualidade de vida, alertar o mundo sobre os problemas que podem atingir a população e estimular a criação de políticas para o bem-estar.

A cada ano, a OMS escolhe um tema específico que representa alguns dos problemas que afetam a saúde da população mundial para debater sobre o assunto.

O tema escolhido em 2019, foi: saúde universal: para todas e todos, em todos os lugares. Em 2020, ano passado: apoio a equipes de saúde e profissionais de enfermagem, pelo sacrifício e dedicação todos os dias na luta contra o COVID-19.

Esse ano, o tema do Dia Mundial da Saúde é: construindo um mundo mais justo e mais saudável. A pandemia do COVID-19 trouxe a tona a realidade que tantos indivíduos vivem: a desigualdade na sociedade. Muitas pessoas hoje não possuem acesso a saúde de qualidade, educação, e o mínimo para se viver, por isso o objetivo da campanha da OMS de 2021, é chamar a atenção para essas causas, a fim construir um mundo melhor para todos. As ações são importantes para que a população saiba e entenda seus direitos em relação a saúde.

Hoje em dia, muita gente relaciona a falta de sintomas, com estar saudável, porém não ter enfermidades não significa que você está com a saúde em dia. Estar saúdavel demanda muitos fatores, como: questões mentais, físicas e qualidade de vida. A OMS em 1946, aprovou o conceito de “estar saudável” e ficou definido, que: a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

De acordo com a OMS, a saúde não deve ser observada apenas como prevenção e tratamento de doenças, mas também como qualidade de vida. Sendo um direito na vida de todo ser humano.

Como ter uma vida saudável?

Ser saudável não é uma tarefa fácil, mas é importante adicionar algumas práticas durante a rotina para conseguir ter uma boa qualidade de vida.

Como isso é possível?

Separamos algumas dicas para te ajudar a melhorar a sua saúde física e mental.

  • Praticar atividades físicas
  • Manter uma boa alimentação
  • Não fazer uso de cigarros ou bebidas alcoólicas
  • Beber água
  • Ser positivo, e não se comparar com o outro
  • Dormir bem
  • Ter um controle financeiro

E para te ajudar a manter a sua saúde em dia, você pode contar com o Saúde Protegida Ciclic, com ele, você se consulta com médicos especialistas online e presenciais, até 80% de desconto em farmácias credenciadas e muito mais, entre no link e fique por dentro!