Ciclic

Decoração de ambiente: Como deixar a casa mais bonita e confortável sem gastar muito

Arquiteta dá 09 dicas você imprimir personalidade ao seu lar, mesmo com restrições do proprietário

Os domicílios próprios são maioria no Brasil (68,2%), conforme apontam os dados do IBGE. Mas uma parte considerável da população vive em imóveis alugados, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, onde o valor do metro quadrado é mais caro.  

Morar em uma casa ou apartamento alugado não é motivo para deixar o lar sem decoração. Claro que você não precisa investir demais no local, já que não ficará nele para sempre.

Com uma dose de capricho e cuidado, a decoração do ambiente pode ficar com a sua cara! A seguir, a arquiteta Bruna Andrade elencou 9 dicas para você deixar seu imóvel alugado mais bonito e confortável sem gastar os tubos! 

decoração de ambiente sala de estar

  1. Evite obras

Obra costuma ser um projeto caro e demorado. A dica é evitar ao máximo esse gasto, a menos que seja feito um acordo de ressarcimento total com o dono da propriedade. Mesmo assim, pense que o ônus de tocar a reforma de um imóvel de terceiros raramente compensa.

Se o problema não estiver ligado a funcionamento – elétrica e hidráulica, por exemplo – desapegue! O piso não é bonito? Cubra com um tapete. O azulejo é antigo e fora de moda? Há tintas especiais para cobrir esse tipo de revestimento (só peça autorização do proprietário ANTES e registre em contrato).

  1. Tenha paredes coloridas

De todos os investimentos em decoração de ambiente, a pintura nas paredes é uma das mais viáveis do ponto de vista financeiro. Escolha uma cor que você ame e pinte a parede maior.

Depois, pendure quadros, espelhos, pôsteres e prateleiras. Nada disso custa muito e vai dar cara nova ao ambiente. Na momento de devolver o imóvel, basta fechar os furinhos e voltar à cor original (planeje-se financeiramente para isso).

Veja também: 06 hábitos que podem ser revistos para economizar!

  1. Mais tomadas sem quebra-quebra

Quer ligar um som e a tomada está muito distante? Precisa instalar o computador mas os fios não são suficientemente longos? Imóveis antigos costumam ter um número reduzido de pontos elétricos. Nada de quebra-quebra para aumentar a quantidade de tomadas.

Use a tubulação aparente, que é mais econômica e está na moda. Ela permite ampliar a parte elétrica puxando a fiação por fora da parede. Caso sua relação com o proprietário seja amistosa, considere dividir esses custos. Afinal, quando você se mudar, a benfeitoria ficará para o próximo inquilino.

  1. Esconda o piso feio

Se na sua casa o piso não está nas melhores condições, a dica é disfarçar. No caso da sala, onde costuma ficar mais aparente, opte por um tapete lindo e estiloso que possa unir o sofá e o rack.

O mesmo vale para os quartos: opte por tapetes ou passadeiras ao lado da cama. Além de alegrarem o visual do ambiente, eles tornam o lar mais aconchegante. E mais: quando você se mudar, os tapetes vão com você.

  1. Verde transforma

Ter plantas em casa é uma delícia e muda completamente o clima do ambiente. Se você tem uma pequena varanda ou um quintal, aproveite o espaço para criar um jardim vertical e coloque vasos com diferentes flores que você goste.

Não há uma área externa? Tudo bem! Sempre sobra um cantinho dentro de casa que pode receber espécies que se dão bem dentro de locais com pouca luz, como orquídeas, suculentas e cactos.

Você também pode gostar de: Vai morar sozinho? 33 coisas que você precisa saber!

  1. Iluminação alternativa

Curte luz indireta, mas não rola criar um projeto de iluminação complexo no imóvel alugado? Aposte no uso de abajures, que podem trazer estilo e conforto à sala e aos quartos na sua decoração de ambiente. Como no caso dos tapetes, ao se mudar, ele irão com você.

  1. Banheiro em ordem

A menos que o imóvel seja novo, os banheiros de imóveis alugados dificilmente estão em condições perfeitas de conservação. Se não tem box, invista em uma bela cortina de banho para renovar o visual.

Se a torneira está muito envelhecida, troque por uma nova (e depois leve-a junto com você quando se mudar). Um vasinho de planta, cestos rústicos para guardar utensílios, armários com rodízio, um porta-papel higiênico bonito e toalhas bem macias também ajudam a melhorar o aspecto do ambiente.

Você também pode gostar de: Jovem de 27 anos economiza 60% do salário para viajar e já conhece 15 países.

banheiro decoração de ambientes

  1. Detalhes importantes

Cortinas, porta-retratos, enfeites, almofadas, uma manta no sofá… Parecem coisas pequenas, mas pode testar: elas fazem toda a diferença no conforto e na beleza da sua casa. E o melhor é que nada disso custa muito! É só pesquisar preços e ter criatividade.

  1. Invista em móveis que você poderá levar embora

Deixe os armários planejados para quando tiver um imóvel próprio, porque são muito caros e é difícil adaptá-los em outro lugar. Quem vive em casa alugada deve dar preferência a móveis de qualidade que podem ser aproveitados após uma mudança, como racks, cômodas e prateleiras.

O que achou das nossas dicas? Deixe nos comentários e aproveite para conhecer os planos de previdência privada da Ciclic!

Deixe seu melhor e-mail para receber nossos conteúdos