Se o verão apresenta um calor muito intenso para as pessoas, imagine para os animais? Então, para que eles consigam aproveitar a estação da melhor maneira, é preciso de alguns cuidados com o pet no calor.
Diferente dos seres humanos, os animais transpiram por meio do focinho, boca e almofadas presentes nas patas. Dessa forma, sempre procuram por ambientes mais frescos e ventilados – no caso dos felinos, eles ainda conseguem regular a temperatura do corpo com as lambidas.
E quando falamos sobre os passeios, sabemos que eles são muito importantes para a saúde física e emocional dos animais, porém, em dias de muito calor, é preciso ter cuidados redobrados, principalmente se estiver na rua.
Dito isso, vamos apresentar algumas dicas de cuidados com os pets no calor para que eles não sofram com problemas futuros de saúde. Veja!
Como cuidar e refrescar os pets em dias quentes?
Primeiro, para que os pets aguentem esse período de calor, é preciso que eles estejam sempre bem hidratados, por isso, deixe sempre uma tigela com água fresca à disposição deles e, nos passeios, procure sempre levar bebedouros portáteis ou até garrafinhas com água.
Outra dica é que dar banho no seu pet pode ajudá-lo a lidar com o calor, sendo o recomendado a cada quinze dias. Além disso, a tosa o deixa mais confortável, porém, é aconselhado conversar com um veterinário primeiro, pois alguns animais possuem uma proteção natural que os pelos trazem contra o calor.
Mais duas opções pra refrescar o pet são: colocar cubos de gelo no pote de água ou fazer sorvete de frutas que sejam liberadas para animais como, por exemplo, a banana.
Andar com pet no sol quente: principais cuidados
Atenção: sempre que for passear com seu pet, dê preferência aos períodos da manhã, final da tarde e à noite devido à temperatura estar mais amena e o asfalto mais fresco. Horários de pico de calor, como das 13h às 17h, podem trazer alguns problemas para o pet, como queimar as patas e desidratação.
Ademais, usar protetor solar indicado para pets também é uma ótima solução, ainda mais se aplicado no focinho e nas extremidades das orelhas – pra isso, procure maiores informações com o veterinário.
Por que o calor é perigoso para o pet?
O calor é muito perigoso para os pets porque pode causar hipertermia, ou seja, o aumento da temperatura corporal do animal, causando desmaios, convulsões e, em alguns casos, até o óbito.
Nos animais, a hipertermia ocorre pela ineficiência do organismo ao tentar controlar o aumento da temperatura de seus corpos. Sendo assim, a respiração é o único jeito deles tentarem controlar a temperatura, mas como no verão o ar normalmente fica mais quente e úmido, acaba sendo mais difícil para eles controlarem.
Vale ressaltar que os riscos de ter hipertermia são ainda maiores em pets obesos, naqueles que possuem muitos pelos e nas raças de focinho mais curto.
Como proteger as patas do pet no asfalto quente?
Além do que já recomendamos acima, sobre os melhores horários pra passear com os pets, utilizar protetores para as patas é fundamental, como sapatos e meias, e caso eles não se adaptem a essa modalidade, também existem hidratantes que oferecem uma película protetora e são antiderrapantes.
Viu só quantos cuidados são necessários? A temperatura está subindo esses dias, então, se você está passeando com o seu pet, coloque todos em prática pra cuidar do bem-estar animal! E se está precisando de algum veterinário pra pegar mais dicas e informações, saiba que, dentro do Saúde Pet da Ciclic, você conta com consultas de rotina, com especialistas e emergenciais.
Quer conhecer mais sobre o serviço e tudo o que ele oferece? Acesse agora mesmo o site do Saúde Pet e descubra nossa cobertura completa e nacional!