Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
Exercício físico é importante para a saúde dos cachorros. | Foto: Freepik.

Confira 05 exercícios para cães

Conhecer o maior número possível de exercícios que existem para fazer com os pets dentro de casa é essencial para diversificar a prática e a tornar muito mais divertida para todos. 

Mas antes de iniciar esses exercícios para cães, é preciso tomar alguns cuidados. O principal deles é a ida ao veterinário e a realização de um check-up geral que confirmará que o pet está realmente apto a fazer exercícios físicos. 

Dito isso, chegou o momento de você conhecer alguns exercícios para fazer com cachorro:

Exercício físico é importante para a saúde dos cachorros. | Foto: Freepik.
Exercício físico é importante para a saúde dos cachorros. | Foto: Freepik.

Agachamento

Para fazer o agachamento com seu cachorro, você só precisa de uma parede e alguns petiscos.

Comece direcionando o pet até o canto da parede, de forma que ele fique com o rabo virado para ela. Em seguida, dê instruções para que ele se deite e, quando deitado, para que ele se levante. Esses comandos podem ser realizados por voz ou petisco.

Repita esse movimento por, no máximo, 10 vezes e, depois, recompense o seu cachorro e espere ele descansar e se hidratar para recomeçar a série. 

Escada

Para isso, basta ter uma plataforma segura e antiaderente que sirva como o degrau de uma escada. Com o item bem posicionado, dê o comando para que o seu cachorro coloque a patinha direita no degrau. Na sequência, peça que ele coloque a esquerda. Feito isso, faça com que ele desça as patas do degrau, sendo a direita primeiro e, depois, a esquerda.

Após a realização desse movimento por 5 vezes, é hora de fazer com que o pet suba completamente no degrau e desça por outras 5 vezes. 

Dança

É um dos mais legais de fazer, pois permite uma maior interação entre o cachorro e o tutor. Em primeiro lugar, escolha a trilha sonora, tomando cuidado para não tocá-la muito alto e, assim, incomodar o animal.

Depois de escolher a música, segure as duas patas do seu cão de forma que suas mãos fiquem localizadas perto do cotovelo e o balance no ritmo do som. Após perceber que seu cachorro está gostando, é válido arriscar um passo para lá e outro para cá. 

Pilates

A prática é bem fácil: coloque seu cachorro em cima da bola de pilates e faça com que ele vá se equilibrando em cima dela. No início do exercício, é preciso ter muita paciência e ir aumentando a dificuldade conforme o animal for se adaptando à prática. 

Ioga

Na ioga, existe uma posição chamada “posição do cachorro”, e é exatamente ela que pode ser feita com seu pet. Para colocá-la em prática, basta ficar com as pernas esticadas e abaixar todo o corpo de forma que os ombros e a parte do tronco fiquem no chão. Provavelmente, ao fazê-la próximo do seu cão, ele irá te imitar.

Ao final deste conteúdo, percebemos que o principal motivo da realização desses exercícios físicos em casa para os pets é garantir a saúde e uma melhor qualidade de vida para o animal, independente da idade. Então, se você é um pai ou mãe de pet preocupado com o bem-estar do seu companheiro, precisa conhecer também um plano de assistência à saúde com cuidados essenciais e emergenciais para cães e gatos: o Saúde Pet Ciclic!