Geralmente, a maioria dos felinos já reconhece instintivamente a função do item. No entanto, alguns animais, especialmente aqueles novos em casa, podem não entender para que serve a caixa.
Ensinar gato a usar a caixa de areia é relativamente simples, pois todo o ritual de cheirar, escolher o melhor local, cavar e esconder a areia já faz parte do instinto e da inteligência felina. Mas existem alguns detalhes e etapas que podem ajudar ainda mais seu gatinho.
Em primeiro lugar, é necessário que você defina o melhor local da casa pra deixar a caixa de areia – um lugar longe da comida e da água do pet. Ademais, os gatos também podem sentir-se mais confortáveis se a caixa não estiver próxima do local onde dormem.
Abaixo, confira mais dicas e o passo a passo de como ensinar o gato a usar uma caixa de areia!
Escolha a caixa com cuidado
Como existem diferentes opções de caixa de areia para gatos, é válido testar para ter certeza se a mesma é ideal para o seu animal de estimação, ou seja, se ela é grande o suficiente para que ele cave.
Entre os modelos, as fechadas são ótimas para apartamentos e casas menores porque contêm o cheiro. Já as com peneiras são úteis porque dispensam o uso de uma pá coletora. Veja, a seguir, mais dicas:
- Escolha uma caixa de areia rasa para que seu gatinho possa entrar e sair facilmente. Alguns modelos ainda possuem laterais mais altas, mas uma espécie de entrada mais baixa;
- Se você tem um filhote e não planeja comprar outra caixa de areia no futuro, escolha uma que seja grande o suficiente para um gato adulto entrar;
- Sílica, areia, argila e partículas de madeira são as principais opções;
- O tipo de areia também varia e, por isso, é importante testar. Enquanto alguns gatinhos se adaptam facilmente a qualquer um, outros podem não gostar de certas texturas e cheiros;
- Mudar a marca ou o tipo de areia pode incomodar seu gato e fazer com que ele também mude seus hábitos de higiene. Se possível, continue usando o mesmo produto.
Defina a areia certa
Como vimos, a areia é tão importante quanto a caixa. Para neutralizar bem os odores, a aglutinante de grão fino é a mais usada e, no geral, evite as perfumadas e empoeiradas.
Decida a localização da caixa
A caixa de areia deve ser colocada em um local privado e tranquilo, longe da movimentação da casa, de bebedouros, comedouros e camas e, especialmente para gatos mais velhos e filhotes, a mantenha em um ambiente fácil de encontrar e acessar.
Além disso, os gatinhos podem precisar de um estímulo extra para usar a caixa de areia corretamente. Por exemplo: após um longo cochilo ou meia hora depois de comer, leve o pet para a caixa de areia, pegando suas patas e fazendo movimentos de cavar e enterrar. Repita o processo algumas vezes para que ele se acostume. Ademais, incentive o uso com celebrações, mimos ou hospitalidade e nunca brigue se ele fizer as necessidades fora da área restrita. Seja paciente!
Outro ponto que vale ressaltar é a limpeza da caixa. Como os gatos são muito higiênicos, não podem usar a mesma quando estiver suja, por isso:
- Remova o lixo todos os dias;
- Troque a areia uma vez por semana;
- Limpe a casca uma vez por semana com água e sabão neutro.
Outras dicas importantes:
- Alguns gatinhos, especialmente os resgatados da rua, podem usar vasos de plantas como caixa de areia. Elimine esse comportamento cobrindo a terra com papel alumínio, pedras irregulares ou qualquer item que dificulte a escavação;
- Se você tiver mais de um felino em sua casa, lembre-se que cada um deve ter sua própria caixa. Os gatos adoram privacidade;
- Também é importante ter um recipiente extra para que o gato sempre encontre um local limpo para usar em caso de necessidade.
Muito legal saber sobre isso, né? Você está pensando em adotar um gato ou já tem um e quer ajuda pra cuidar da saúde e bem-estar dele? Visite o site do Saúde Pet da Ciclic: o plano de assistência ideal para cães e gatos de todas as idades, com cobertura completa e nacional para diversos serviços!