Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
Saiba como cuidar de gato idoso. | Foto: Freepik.

04 cuidados necessários com gatos idosos

Envelhecer faz parte da vida de qualquer ser vivo e isso vale para os gatos também. No caso dos felinos, a terceira idade chega a partir dos dez anos e, assim como acontece com os humanos, o começo dessa fase vem acompanhada de uma série de mudanças e, entre elas, a diminuição da disposição do pet.

Por isso, é importante que hábitos novos sejam colocados na rotina de gatos idosos, visando proporcionar a ele uma maior longevidade. Veja, a seguir, alguns cuidados extremamente necessários!

Saiba como cuidar de gato idoso. | Foto: Freepik.
Saiba como cuidar de gato idoso. | Foto: Freepik.

Como cuidar de gato idoso?

1.  Faça uma adequação à alimentação

Com o passar dos anos, é normal que a digestão dos alimentos nos animais vá ficando mais lenta, então, torna-se necessária uma dieta mais nutritiva, além de uma consulta veterinária para se informar sobre quais são os melhores alimentos ou suplementos para o seu gato idoso.

Outro ponto imprescindível é ter atenção na quantidade de comida que o seu animal de estimação ingere para que ele não sofra com o sobrepeso e desenvolva problemas de saúde, como doença de pele, diabetes e câncer.

Ademais, caso o seu gatinho apresente falta de apetite, isso pode estar associado a problemas no dente e, também, na gengiva. Nesse caso, para que ele não fique desnutrido enquanto o desconforto não é solucionado, você deve incentivá-lo a comer comidas úmidas.

2. Promova brincadeiras leves

Mesmo se o seu gato estiver com uma menor disposição, é preciso manter uma rotina de brincadeiras para evitar o sedentarismo. Para isso, utilize brinquedos específicos para os felinos, como bolinhas e varinhas.

3. Deixe seu gato descansar

Com a chegada da terceira idade felina, é natural que o gatinho se sinta cada vez mais cansado e com mais sono. Dessa forma, é muito importante que você proporcione a ele um ambiente bem mais calmo e tranquilo.

4. Leve-o com frequência ao veterinário

Nessa fase, os cuidados devem ser ainda maiores. Assim, para verificar como está a saúde do seu gatinho, é indicado que você o leve com frequência ao veterinário, principalmente quando notar sinais de que há algo errado, como mau hálito, acúmulo de tártaro nos dentes, queda de pelos, entre outros.

Gostou do conteúdo e quer cuidar cada vez mais e da melhor maneira do seu pet? Nós podemos te ajudar com o Saúde Pet: a assistência de saúde completa e com cobertura nacional que oferece os melhores serviços para seu melhor amigo, como consultas, exames, cirurgia, internação, aplicação de vacinas, teleorientação e muito mais!