Estamos acostumados a ouvir falar sobre doação de sangue, mas você sabia que existe a doação de sangue pet? Isso mesmo! O seu animal de estimação também pode doar sangue e ajudar outros pets que estão precisando em clínicas veterinárias e hospitais públicos especializados em animais.
Mas assim como nos bancos de sangue para humanos, os bancos para pet também possuem dificuldade em coletar o material. Enquanto o problema é a falta de conscientização da população nos bancos de seres humanos, os de animais não recebem doações devido à falta de divulgação.
Sendo assim, a seguir, vamos explicar tudo sobre a doação de sangue pet para que você saiba como doar e ajudar outros animais. Confira!
Como funciona?
O processo é muito semelhante a nossa doação: basta ir a um centro de coleta – em muitos casos, são clínicas veterinárias que realizam esse serviço – com o seu pet saudável para ele doar o sangue. Mas antes da doação, o pet deve passar por um check-up para verificar se não possui nenhuma doença que pode ser transmissível pelo sangue ou até mesmo se a coleta não será prejudicial para ele.
Após esse check-up, é hora da doação, feita por meio da veia jugular do pet (pescoço), onde o sangue é coletado em uma bolsa. Esse procedimento pode levar cerca de 15 minutos e o seu animal pode ficar um pouco fraco e desorientado nas primeiras 24 horas. Mas, lembre-se: a doação é segura, indolor e não causa nenhum efeito colateral no pet.
Importante: cães podem doar até 450ml de sangue, enquanto os gatos doam até 40ml.
Outro detalhe que vale ressaltar é que é válido estar atento à tipagem sanguínea de seu pet. Nós, humanos, possuímos 4 grupos sanguíneos com 8 tipagens diferentes. Os cães, por sua vez, possuem mais de 13 tipagens, enquanto os gatos possuem apenas 3. Além disso, por serem de grupos distintos e contarem com tipagens diferentes, cães e gatos não podem receber sangue uns dos outros.
Requisitos para a doação de sangue pet
Novamente, assim como acontece na doação dos seres humanos, existem alguns requisitos para que os pets doem sangue, mas é válido ressaltar que questões como raça, cor ou outros tipos de características físicas não interferem.
A seguir, confira quais são:
Cães
- Ter entre um e oito anos de idade;
- Pesar mais de 25kg;
- Ser dócil;
- Estar com a vacinação e vermifugação em dia;
- Ter o controle de pulgas e carrapatos atualizado;
- Não apresentar doença ou transfusão prévia;
- Caso seja fêmea, não pode estar em período gestacional.
Gatos
- Ter entre um e sete anos de idade;
- Pesar mais de 4kg;
- Ser dócil;
- Estar com a vacinação e vermifugação em dia;
- Ter o controle de pulgas e carrapatos atualizado;
- Não apresentar doença ou transfusão prévia;
- Caso seja fêmea, não pode estar em período gestacional.
Agora que você já sabe tudo sobre doação de sangue pet, diga outra coisa: como você cuida da saúde e bem-estar do seu animal de estimação? Você conta com uma assistência que garante cuidados essenciais e emergenciais pra ele? Não? Então, conheça o Saúde Pet Ciclic!