Ciclic
presente futuro

Qual é o momento certo de ensinar as crianças a lidar com dinheiro?

A hora ideal de instruir a educação financeira na vida dos pequenos é durante a infância, assim conforme eles vão crescendo, poupar para o futuro se tornará um hábito.  De acordo com uma pesquisa feita pelo Estadão, somente 21% dos brasileiros tiveram educação financeira antes dos 12 anos de idade. Conversar e ensinar sobre dinheiro não é uma prática comum no Brasil, mas se você quer que seus filhos cresçam sabendo lidar com o dinheiro, preparamos algumas dicas para você.

Dê o exemplo

Não tem nada melhor do que ensinar na prática. Quando as crianças crescem em um ambiente onde os responsáveis estão sempre preocupados ou brigando por causa de dinheiro, na cabeça delas, essa situação faz parte do cotidiano da vida adulta. O ideal é mostrar ao contrário, ensinar as crianças para onde vai o dinheiro no final do mês.

Estimule

Já pensou em estimular o seu filho a juntar o próprio dinheiro? Não tem jeito melhor do que começar com um cofrinho. Pode ser aquele porquinho tradicional ou até um pote que não está sendo utilizado, explique a ele que quando o cofrinho estiver cheio ele poderá comprar algo que queira, desde que caiba no orçamento. Assim de forma visual, ele irá começar a desenvolver o valor e noção sobre o dinheiro.

Mostrar que a economia pode resultar nas tão sonhadas férias, ou até em um carro novo, faz o pequeno entender que poupar dinheiro é algo que todos fazem na família, e no final, se tornará algo natural.

Valor

Na infância é difícil a criança entender sozinha que as coisas possuem valor, e valores diferentes. Por isso é muito importante explicar quanto custa cada produto, e que ao escolher um item, como um brinquedo novo, outra coisa terá que ser desconsiderada. Em momentos como esse, fica mais claro para o pequeno a importância de poupar para conseguir algo tão desejado.

Mesada

Dar mesada é uma ótima maneira de começar a educação financeira na infância. No início, como as crianças não possuem muita noção de tempo, é recomendado que a mesada seja semanal. Conforme eles forem crescendo, pode ser quinzenal e até mensal.

Poupar para o futuro

Quando a criança já estiver acostumada com o fato de guardar dinheiro, é necessário explicar a importância de guardar não só para comprar algo novo, mas para realizar planos no futuro, como faculdade, intercâmbio e até um carro. Com uma boa educação financeira, a vida adulta pode se tornar mais fácil.

Você sabe o que é perfeito para contribuir para o futuro do seu filho?

Presente Futuro Ciclic! Você, seus familiares e amigos investem no amanhã de quem vocês mais amam e, mais tarde, ele pode realizar sonhos. Para saber mais, acesse o link.

Deixe seu melhor e-mail para receber nossos conteúdos