A Previdência privada também é um investimento?

Por Marketing Ciclic0

Saiba como ela funciona e por quais motivos você deveria considerar essa maneira de poupar entre as suas opções de investimento

Muitas pessoas não associam o fato de investir em previdência privada como uma alternativa para poupar dinheiro em médio prazo. Isso ocorre porque muitos ainda têm a visão que um plano de previdência privada serve apenas como uma renda complementar para quando chegar a hora de se aposentar.

De fato, esse é o objetivo principal para o qual esse tipo de plano foi criado, mas isso não significa que seja a única opção. Os planos de previdência privada hoje são bastante flexíveis e permitem que poupadores de todas as idades e das mais diversas classes econômicas consigam guardar dinheiro pensando em médio e longo prazo.

Como toda forma de investimento, os planos de previdência privada têm as suas vantagens e desvantagens. No entanto, isso significa desmistificar para muitos o fato de que essa é uma forma de investimento pouco atrativa. Em muitas circunstâncias, esses planos podem ser formas interessantes de compor a sua carteira de investimentos.

previdência privada

O que é previdência privada?

Os planos de previdência privada são uma forma de aposentadoria que não estão ligados ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Dessa forma, eles podem ser considerados complementares à tradicional previdência pública. Por conta da maior liberdade, os diferenciais são muitos.

Na previdência privada é você quem escolhe com qual valor quer contribuir todos os meses além de definir com qual periodicidade serão feitos os depósitos. Você pode, por exemplo, decidir contribuir com R$ 1 mil por ano ou com R$ 300 todos os meses. A sua decisão pode ser aquela que for mais conveniente para o seu bolso.

Diferentemente do que se imagina, não é preciso ter uma idade mais avançada para começar a pensar no futuro. Quanto mais cedo você começar a poupar, maior será o seu

na hora do resgate e, consequentemente, mais você poderá desfrutar dos rendimentos obtidos com seu investimento.

Veja também: Poupar para aposentadoria: como adotar esse hábito!

Por que eu devo investir em previdência privada e como fazer isso?

A resposta para essas perguntas é bastante simples. Em primeiro lugar, investir em previdência privada lhe dá a certeza de que as regras do jogo não vão mudar no meio do caminho. Aquilo que você guardou será seu, mesmo que o governo mude as regras de aposentadoria. Você deixa, portanto, de depender do governo e passa a contar apenas com os seus esforços.

A maioria das instituições financeiras oferece opções de planos de previdência privada. Basta acessar o site da Susep (Superintendência de Seguros Privados) para ter acesso a uma lista completa com todas as empresas autorizadas a operar com essa modalidade.

Não há idade mínima para começar, mas a recomendação é iniciar sempre o quanto antes. Quanto mais novo você iniciar os depósitos, mais capital terá quando chegar a hora de fazer o saque ou, quem sabe, você poderá optar por se aposentar mais cedo se assim desejar.

Faça uma simulação agora mesmo!

Simplicidade é um diferencial

Muitas pessoas têm um certo receio em investir em planos que não conhecem e, por essa razão, muitas vezes acabam recorrendo apenas à poupança ou aos fundos de renda fixa indicados pelos próprios bancos. Não que essa seja uma má ideia, mas ficar restrito a apenas essas opções pode significar uma perda considerável de rendimentos.

Entre todas as modalidades de investimento existentes, os planos de previdência privada estão entre as mais simples. Isso porque basta fazer uma contribuição mensal durante um determinado período para que, a partir de um determinado momento, você possa sacar e usar esse dinheiro como bem entender.

A segurança é completamente garantida e caso você venha a falecer antes de poder desfrutar o dinheiro, todo o seu patrimônio aplicado é transferido para os herdeiros de forma rápida e com algumas vantagens tributárias. Ou seja, trata-se sim de um bom negócio.

Outro detalhe bastante interessante é que há muitas características do plano que você pode escolher. Duas delas são o tipo de plano e a tabela de tributação. Os planos podem ser do tipo VGBL ou PGBL e ambos podem seguir uma tabela progressiva ou regressiva.

investir na previdência privada

Considere mais essa alternativa

Felizmente, hoje é muito mais fácil investir o seu dinheiro do que já foi no passado. Na maioria das vezes, é possível fazer praticamente tudo pela internet e depois acompanhar o dia a dia da evolução do seu patrimônio por meio de ferramentas online. Na Ciclic não é diferente.

Veja também: Poupar para aposentadoria: como adotar esse hábito! 

É justamente pelo fato de existirem tantas possibilidades hoje em dia que você deveria ampliar o seu leque e considerar investir em previdência privada como uma das alternativas. É simples, é rápido, é flexível e os rendimentos são bastante competitivos, especialmente no médio e no longo prazo.

Vale a pena acessar nosso site para saber um pouco mais sobre o assunto e todas as possibilidades que essa modalidade oferece.

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

veja também outros posts de Investimentos

Tipos de aposentadoria: Mitos e verdades para você ficar por dentro!
Finanças pessoais / 25 de outubro de 2018
Tipos de aposentadoria: Mitos e verdades para você ficar por dentro!
Tudo o que você precisa saber sobre um dos benefícios mais importantes da vida de todo trabalhador. Todo mundo fala sobre aposentadoria, mas você...
Entenda como a Ciclic tem a taxa de carregamento zerada!
previdência / 18 de outubro de 2018
Entenda como a Ciclic tem a taxa de carregamento zerada!
Você já ouviu falar nessa taxa? Como ela influencia na sua previdência privada? Descubra aqui Se você é um iniciante no mundo dos investimentos,...
Resgate de previdência privada, é possível? Como pode e deve ser feito
previdência / 10 de setembro de 2018
Resgate de previdência privada, é possível? Como pode e deve ser feito
Depois de anos de contribuições e de muito foco para não efetuar o saque antes da hora, o seu dinheiro vai servir para realizar...

Veja algumas idéias do que você pode conquistar