Presente para casa ou cota de casamento? Case e fique com a carteira recheada!

Por Marketing Ciclic0

Ambas as formas de presentar apresentam vantagens e desvantagens para os noivos; vale a pena analisar cada uma

Já se foi o tempo em que, para casar, os noivos precisavam de itens para preencher o futuro lar. É por isso que atualmente as cotas de casamento é um dos presentes mais desejados pelos recém-casados.

No entanto, antes de decidir qual é a melhor forma que os convidados podem contribuir para o casamento, o casal deve avaliar os prós e os contras de cada presente. Veja mais a seguir:

Presentes para casa

Uma lista de presentes de casamento tradicional conta com itens para mobiliar a casa, como geladeira e sofás, itens utilitários, como taças e kit de churrasco, e até itens decorativos, como luminárias e vasos.

Na maioria das vezes, os noivos fazem a lista em uma ou duas lojas – físicas ou on-line – e entregam um cartão, junto com o convite, sinalizando a maneira escolhida de serem presenteados.

presente para casamento

Preferencialmente, escolha lojas que tenham uma ampla variedade de produtos. Isso ajudará o casal a completar a casa de forma prática e rápida, além de ser mais simples para os convidados compreenderem a sugestão para a compra.

Essa forma de presentear é a mais indicada para os casais que estão, literalmente, começando a vida a dois e indo morar juntos pela primeira vez ou se mudando para uma nova moradia, pois será preciso gastar de qualquer forma para completar a casa.

A lista de presentes, porém, tem algumas desvantagens.

É muito importante que o casal verifique se a loja escolhida permite efetuar a troca de presentes, em caso de itens repetidos ou daqueles que não agradaram tanto assim.

Além disso, preveja que alguns convidados comprarão presentes em lojas diferentes das indicadas, que terão condições de troca desconhecidas pelos noivos.

Também é essencial conferir a forma de retirada dos produtos. A loja entregará em casa? O casal irá retirar na loja? Se a entrega for feita em casa, não marque para a data em que o casal estiver em lua de mel, ou, se não for possível evitar, peça a um conhecido para receber os presentes.

Lembre-se que é de bom tom agradecer aos presentes recebidos. Portanto, o casal deverá providenciar cartões ou enviar mensagens individuais pelas redes sociais para os convidados que enviaram os itens. 

Você também pode gostar de: 09 lugares lindos e baratos para casar em SP!

Cota de casamento

Existem diversas opções de cotas para quem deseja receber esse presente no casamento.

Algumas listas de casamento das lojas on-line já permitem que os noivos fiquem com o crédito do valor do presente ao invés do item adquirido, de forma que eles possam gastar o montante dentro da loja da forma que desejarem após o casamento.

Também há cotas que contribuem diretamente para a lua de mel do casal. Nesse caso, ao invés de uma loja, as cotas ficam disponíveis na operadora de turismo selecionada pelos noivos. Cada cota é direcionada a uma experiência para o casal, mas também pode ser simbólica, com o valor revertido em dinheiro.

Outra opção é incluir as cotas no site do casal. Elas podem direcionar para lojas ou operadoras, mas também podem ser simbólicas. É possível, inclusive, fazer algumas brincadeiras. Que tal uma cota de “kit ressaca após o casamento”?!

Além disso, o casal pode solicitar aos convidados para que realizem um depósito direto em conta bancária. É uma opção menos usual, mas que tem sido requisitada por quem deseja mais praticidade, pois não é preciso fazer o resgate dos valores após o casamento e assim o intermediário não retém uma parte do dinheiro arrecadado.

mãos de noivos cotas para casamento

As cotas de casamento não são uma novidade – elas já existem há pelo menos dez anos –, mas ainda enfrentam resistência.

Muitos convidados, principalmente os de mais idade ou os mais tradicionais, preferem entregar um presente para os recém-casados, preferencialmente, em mãos. Por isso é sempre indicado contar com um espaço reservado na festa para armazenar eventuais presentes.

Há quem diga que as cotas são deselegantes, o que não é verdade. Se o casal prefere receber como presente dinheiro em espécie, é para ajudar nos custos da nova vida e preparar tudo do jeito que sempre sonhou. Não há mal nenhum nisso!

Devido a esses impasses, os noivos correm o risco de não atingirem o valor esperado com as cotas. Por isso, na hora de planejar o casamento, não conte com esse dinheiro para arcar com as despesas. Ele deve ser considerado um extra que irá rechear a carteira após a comemoração, podendo ser usado na viagem de lua de mel, nas dívidas futuras ou para mobiliar a casa.

No caso das cotas, a etiqueta manda não pedir o dinheiro diretamente aos convidados. O ideal é anexar um bilhetinho ao convite ou encarregar o seu assessor de casamento de dar esse aviso. Para padrinhos e madrinhas, sinalize a sua preferência em uma conversa informal. 

Não deixe de conferir também: 11 lembrancinhas para casamento econômicas e inesquecíveis!

Conhecendo essas duas formas de contribuir com os noivos, você e seu par podem pensar naquela que é mais vantajosa para o casal e confortável para os convidados. Se vocês desejarem, também é possível mesclar os presentes com as cotas, atendendo às expectativas de todos para o grande dia!

O que achou das nossas dicas? Te ajudou a tomar sua decisão?

Conte para nós nos comentários e aproveite para conhecer a Ciclic, com a previdência privada você pode investir no presente de casamento ou no que desejar!

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

veja também outros posts de Especiais

5 itens mais caros em casamentos – e como lidar com eles
Especiais / 6 de junho de 2018
5 itens mais caros em casamentos – e como lidar com eles
Está preparando uma festa para celebrar sua união? Entenda o que mais pesa no orçamento e descubra dicas para gastar menos Casamento é coisa...
Pensando em casamento? 6 dicas para celebrar sem se endividar
Especiais / 6 de junho de 2018
Pensando em casamento? 6 dicas para celebrar sem se endividar
Se você não abre mão de uma festa para marcar a união, precisa conhecer esses segredos O Brasil pode até estar passando por dificuldades...
Mini wedding: descubra esse estilo glamouroso e econômico
Especiais / 5 de junho de 2018
Mini wedding: descubra esse estilo glamouroso e econômico
Casamento para poucos convidados permite caprichar em outros elementos que deixam o grande dia deslumbrante Na hora de dizer o “sim”, nada melhor do...

Veja algumas idéias do que você pode conquistar