Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
Descubra porque as pessoas passam cada vez mais horas no celular. | Foto: Freepik.

Por que as pessoas passam cada vez mais horas diante do celular?

Não é surpresa para ninguém que estamos vivendo na era da transformação digital e esses tempos modernos, também chamados de quarta revolução industrial e tecnológica, possibilitaram uma inserção cada vez maior do ser humano nos ambientes digitais – muitas vezes, até longe da “realidade” física e material.

Pagar contas, consultar-se com um médico, trabalhar… agora, quase tudo isso pode ser feito apenas por meio de dispositivos eletrônicos!

E quem não se lembra da icônica frase “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”? Apesar de antiga, ela se encaixa muito bem no cenário atual das mudanças tecnológicas e científicas pelas quais o planeta e as sociedades estão passando.

Isso é: ao mesmo tempo em que serve para diversas boas ações, a internet não é um ambiente onde tudo é lindo e perfeito. Nesse contexto, podemos ver que também existem problemas por meio do uso excessivo da internet.

Então, prepare-se! A partir de agora, você vai saber tudo sobre o porquê das pessoas estarem passando mais tempo diante das telas, quais são as vantagens e desvantagens do mundo online e muito mais!

Descubra porque as pessoas passam cada vez mais horas no celular. | Foto: Freepik.
Descubra o porquê das pessoas passarem cada vez mais horas no celular. | Foto: Freepik.

Quais são os principais motivos para o aumento de horas diante dos celulares?

De uma forma geral, cada vez mais pessoas entram no universo da internet e esse padrão se repete dia após dia, devido a uma série de fatores.

A seguir, vamos conhecer os cinco principais:

1. Mídias e redes sociais

Por conta das plataformas digitais, como, por exemplo, Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e WhatsApp, as pessoas passaram a sentir, gradualmente, uma necessidade maior de se manterem conectadas com outras pessoas.

As redes sociais desempenham um papel importante em gerar desejo por novidades, informações e contato com outras pessoas, contribuindo, assim, para o aumento do uso dos celulares e outros aparelhos eletrônicos.

2. Fácil disponibilidade

Antigamente, quando a internet ainda estava sendo desenvolvida, eram poucas as pessoas que podiam ter celulares ou computadores em suas casas. Em contraste com essa época, o mundo contemporâneo está mergulhado em um mar de eletroeletrônicos que tornam o contato com a web muito mais acessível.

3. Lazer e entretenimento

Jogos online ou apps comuns de celular são os maiores contribuintes para o gasto de tempo com os aparelhos móveis. Esses aplicativos e jogos sofisticados e visualmente satisfatórios abrem um amplo leque de entretenimento disponível para todas as faixas etárias.

4. Trabalho

Hoje em dia, os celulares também são usados como ferramenta de trabalho. Depois que houve a pandemia da Covid-19 em 2020, o assunto do momento é o home office e esse trabalho remoto também aumenta o desejo de se manter conectado para poder ser produtivo.

5. Dependência da tecnologia

Essa é a razão mais conhecida e talvez a mais comum, mas também a mais difícil de ser superada. Quando as pessoas já não conseguem mais passar um tempinho longe de seus celulares, é sinal de que a dependência tecnológica as atingiu. Infelizmente, esse problema acomete qualquer pessoa de qualquer idade, mas é mais frequente em jovens e crianças.

O que causa a grande dependência por telas?

Conforme as palavras do psicólogo estadunidense, Dr. Aric Sigman, existe sim um Transtorno de Dependência de Telas, que se refere ao vício relacionado ao uso das mesmas.

De acordo com o artigo, o que acontece é que, quando o cérebro humano recebe uma sensação prazerosa vinda de alguma atividade, ele tenderá a buscá-la e a tentar repeti-la mais vezes. É daí que surge o vício.

Quais os benefícios e os malefícios do uso de telas?

Os benefícios são: 

  • Aplicativos e jogos que podem entreter as crianças e dar um “sossego” aos pais, enquanto fazem algo que precisam; 
  • Aplicativos que permitem ler notícias e se manter informado; 
  • Aplicativos para aprender novos idiomas; 
  • Apoio digital para a realização de diversas tarefas do dia a dia; 
  • Manutenção de contatos.

Já os malefícios são:

  • Maior risco de sedentarismo e, consequentemente, desenvolvimento de obesidade;
  • Déficit de atenção e distúrbios de ansiedade e depressão;
  • Problemas para conseguir dormir; 
  • Cyberbullying; 
  • Problemas na visão.

Como conseguir ter controle das horas na frente do celular?

Controlar as horas que passamos diante dos celulares pode ser mesmo desafiador, já que realmente ele se torna um vício para nós. Mas, com algumas dicas simples, podemos diminuir consideravelmente o uso das telas. Confira algumas:

  • Parar de usar os aparelhos móveis de 1 a 2 horas antes de dormir; 
  • Tentar não usar o celular enquanto faz alguma refeição;
  • Procurar realizar atividades e esportes ao ar livre que não precisem de dispositivos eletrônicos;
  • Conhecer e monitorar o uso das telas pelos filhos.

E chegamos ao fim!

No nosso artigo de hoje, você pôde entender porque o vício em telas se tornou tão comum na nossa sociedade. Mas não paramos por aqui não! 

Continue acompanhando as postagens do Blog da Ciclic para mais conteúdos, dicas, cuidados pro dia a dia e roteiros!

Mas falando em celular, não podemos deixar de citar o Seguro Celular da Ciclic. Você já conhece? Se não, acesse o site! Esse serviço tem a função de proteger esse bem tão importante e aliado do nosso dia a dia contra qualquer situação inesperada, como roubo, furto, quebra e líquidos. E ele não é válido só pra celular não. Seu notebook, tablet e smartwatch também podem e merecem estar protegidos!