Ciclic

Outubro Rosa: quem previne, salva vidas!

Entenda o que é o Outubro Rosa, faça parte desse movimento internacional e descubra como ele pode salvar vidas!

Todos nós temos uma mulher especial dentro do nosso convívio, seja ela avó, mãe, filha, irmã, amiga, tia ou até mesmo uma vizinha. Mas será que ela sabe a importância de realizar o autoexame das mamas regularmente e/ou a mamografia todos os anos? Aproveite a data e incentive esses cuidados para todas!

Outubro Rosa

O Outubro Rosa surgiu em 1990, com o objetivo de detectar de forma precoce o câncer de mama, conscientizando a população sobre a prevenção e o diagnóstico por meio do autoexame e mamografia.

O laço cor-de-rosa, que se tornou o símbolo da campanha, foi criado na mesma época pela fundação Susan G. Komen for the Cure para ser distribuído em um evento de Nova Iorque chamado “Corrida pela Cura”.

Já no Brasil, a primeira ação do movimento aconteceu em 2002, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, com uma iluminação rosa no monumento Obelisco.

Estatísticas e prevenção

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram estimados 66.280 novos casos da doença em 2021, com um risco aproximado de 61,61 a cada 100 mil mulheres. Além disso, o câncer de mama é o primeiro colocado como causa de morte da população feminina brasileira.

Apesar desses números alarmantes, é importante lembrar que esse tipo de câncer tem cura e que se for feito o diagnóstico precoce e o tumor estiver com menos de 1 cm, as chances de recuperação chegam a 95% na maioria dos casos. Por isso, é recomendado pelo Ministério da Saúde fazer o autoexame regularmente e, para mulheres com histórico familiar ou acima dos 40 anos, a mamografia uma vez por ano.

  • O autoexame é feito pela própria pessoa, em casa, a partir do toque nas mamas em busca de qualquer elemento que pareça estranho.
  • A mamografia é um exame de imagem simples que pode detectar qualquer anormalidade ou mudança nos seios de forma mais rápida e assertiva. 

Além disso, também é importante colocar em prática alguns hábitos saudáveis, como:

  1. Realizar exames de rotina/check-up;
  2. Ter uma alimentação equilibrada;
  3. Praticar exercícios físicos;
  4. Não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Ah, e se você é usuário do Saúde Protegida Ciclic, não esqueça que possui desconto especial para fazer esses e outros exames na nossa rede de clínicas e laboratórios. Agende já o seu!