Ciclic

Móveis para gatos: conheça as melhores opções para o seu animalzinho

Quando temos um animal de estimação, muitas decisões giram em torno dele, principalmente quando o peludinho se trata de um felino aventureiro. A solução ideal para esses pets brincalhões são os móveis para gatos. Isso mesmo! Eles tornam o ambiente ainda mais inclusivo e divertido.

Apesar de não precisarem de tanto espaço ou saídas diárias, os gatinhos também têm a necessidade de ter seu próprio espaço, permitindo que fiquem confortáveis.

Ao longo da matéria, você poderá conferir a importância desses móveis e uma lista com vários itens que podem tornar o ambiente da sua casa mais interessante para os felinos, fazendo com que suas aventuras e brincadeiras se tornem bem mais gratificantes.

Além disso, é possível dar um toque de design que preferir, pensando nos bichanos e, também, na harmonia do lar.

Conheça os diversos tipos de móveis para gatos. | Foto: Freepik.

Por que comprar um móvel para seu gato?

Os nossos queridos amigos gatinhos são caracterizados por serem grandes aventureiros e caçadores, isto é, eles adoram explorar e são muito atentos e espertos. Apesar de dormirem bastante, ainda gostam de se divertir.

Quando os bichanos estão acordados, além de vários banhos com a língua, eles gostam de correr atrás de pequenos brinquedos e subir e descer livremente por lugares que atendam a sua altura. Eles também adoram entrar em lugarezinhos mais escondidos e escuros.

A partir disso, por que não facilitarmos esse processo, adaptando o ambiente com móveis para eles? Além de uma nova estética e decoração para sua residência, pode ter certeza que os gatos aproveitarão muito. 

É muito comum vermos objetos estragados em casas que possuem um gatinho, resultado do hábito dos bichanos de arranhar. Existem diversos tipos de móveis para gatos e, entre todos eles, a maioria possui arranhadores que podem resolver esse problema.

Portanto, para aqueles que se sentem mais incomodados com isso, os móveis para os felinos são a solução ideal. Uma mobília para gatos facilitaria todo esse processo, além de fazer com que o pet se sinta mais livre.

Gato nas alturas

Para os gatinhos, os lugares altos são perfeitos para fazer a observação do ambiente lá de cima, além de deitar e descansar. Uma opção de móveis para gatos são as prateleiras, passarelas e nichos. Esses itens são fixados nas paredes e possibilitam a criação de trajetos com conexões de estruturas diferentes, a fim de formar um circuito para os felinos.

Esconderijos

Para os gatos, os locais de refúgio não possuem muitos critérios, pois eles precisam apenas de um lugar confortável. Um exemplo de móvel, nesse caso, seria uma casinha felpuda e macia.

É possível variar nas opções e deixar que o bichano escolha o lugar que vai ser o favorito para ele dormir e se esconder sempre que quiser.

Arranhar é um hábito

É uma luta para manter os gatinhos longes de sofás e cortinas, mas eles não fazem por mal. Arranhar as coisas ajuda os bichanos a afiar as unhas, relaxar e se alongar.

Para que eles possam afiar suas garras nos lugares corretos, dentre as opções de móveis para gatos, existem diversos modelos e tamanhos de arranhadores, que são facilmente encontrados em pet shops.

Gato como membro da família

Na intenção de organizar melhor a casa, muitas pessoas acabam separando todos os pertences do gato em um só local, como se aquele fosse o cantinho deles. Porém, as coisas do pet, assim como qualquer outro morador da casa, precisam estar nos arredores do lar. 

Ao colocar o bebedouro ou comedouro perto dos brinquedos ou caixinha de areia, você estará restringindo o espaço disponível para ele. De qualquer maneira, eles ainda vão explorar todos os locais da casa.

Sem sustos

Crie superfícies antiderrapantes e use placas de carpete e telas nas janelas (caso você resida em apartamento) para que os bichanos apreciem a paisagem com segurança.

Outra dica para aqueles que não possuem acesso à rua é oferecer um pote de grama, que auxilia no funcionamento do intestino e auxilia na eliminação das bolas de pelo.

Veja 10 exemplos de móveis de gatos para usar em casa:

1. Nichos coloridos que também servem de esconderijo

Esse é um dos exemplos clássicos e mais comuns que pode agradar tanto o pet, quanto seu tutor. 

Esses tipos de móveis para gatos servem para os animaizinhos se esconderem, principalmente quando chegam aquelas visitinhas em casa.

Os nichos são instalados na parede e, quando é respeitada a simetria e cor do ambiente, trazem mais harmonia para a decoração da casa.

Além do esconderijo, é possível que os gatinhos pulem de um nicho para o outro – o que eles irão amar. Portanto, essa é uma ótima opção para reunir acolhimento e diversão.

2. Arranhadores em formato de tocas (esconderijos)

Uma ideia criativa é construir um arranhador em forma de cabaninha, forrado com MDF e com um lugar de descanso.

Por ser um móvel que consiste em uma peça com duas funções, é recomendado para ambientes pequenos.

3. Prateleiras

Além de deixar a estética do ambiente mais charmosa, as prateleiras são ideais para os gatos que não ocupam espaço.

Ela pode servir como playground, caso seja instalada de maneira que traga movimento, sendo a escolha perfeita para esses bichanos que adoram subir em móveis.

4. Arranhador com prateleira

Agora, apresentamos uma mistura de dois dos móveis para gatos que já vimos: arranhador com prateleira.

Esses arranhadores são fixados na parede e, ao mesmo tempo, servem como prateleiras para os próprios objetos da casa. Esse tipo de móvel pode ser encontrado em lojas especializadas.

5. Escadinha nas paredes

Não é apenas a prateleira que encanta os gatinhos a subirem em locais altos. Quem tem os felinos sabe que eles amam ficar nas alturas, e as escadinhas nas paredes também podem proporcionar isso.

Além disso, elas podem trazer mais segurança e estimular o exercício físico. Sua vantagem é que os gatos não precisarão realizar saltos longos para alcançar outros pontos, podendo subir e descer os degraus o quanto eles quiserem.

6. Os móveis que guardam a caixinha de areia

Para aqueles tutores que possuem uma casa ou apartamento pequeno, essa é uma ótima opção. 

Esses tipos de móveis para gatos escondem a caixinha de areia e possuem buracos nas laterais e portas na frente, que permitem a entrada e saída dos bichanos sem invadir a privacidade deles.

Essa é uma maneira de atender à necessidade dos pets sem afetar as funcionalidades da casa, pois a parte de cima do móvel ainda pode servir como bancada para outras utilidades.

7. Cama na janela

Todo papai ou mamãe de pet já deve ter reparado que os gatinhos amam ficar na janela apreciando a paisagem. Assim, eles ficam cientes de tudo o que se passa ao redor. Portanto, as caminhas na janela podem ser fixadas à vácuo ou em cordas.

Essa opção pode funcionar melhor para quem mora em apartamento, já que o gato tem a possibilidade de apreciar a vista do alto. Mas, atenção: é necessário que todas as janelas tenham proteção.

8. Caixote que possibilita a entrada dos gatinhos

Esse caixote é decorado com MDF e quem conhece bem esses bichanos, sabe que eles adoram uma caixa para brincar. Portanto, esse item de decoração pode ser uma opção mais barata.

9. Arranhador ideal para ambientes externos

O arranhador para ambientes externos possui um design de árvore e pode ficar muito bem em jardins, por exemplo. 

Além de oferecer mais uma opção de espaço para os bichanos, eles são confortáveis e possuem nichos dentro, onde os gatinhos podem se aconchegar melhor.

10. Estante com escadinha

Caso você tenha uma estante grande, é possível adaptá-la com uma escadinha para que os gatinhos circulem por ela. Além de ter as funcionalidades de uma estante comum, o pet poderá subir sem muitas dificuldades. 

Por fim, após pensar no seu felino e em seu conforto no lar, conhecendo os vários tipos de móveis para gatos, é hora de pensar em sua saúde. A Ciclic oferece os melhores planos de assistência para o bem-estar do seu animalzinho. Para mais informações, acesse o site do novo Saúde Pet.