Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
Cuide da saúde do seu animalzinho: saiba quais são as vacinas para pets. | Foto: Freepik.

Vacinas para pets: realmente precisa?

Não tem coisa melhor do que ver nossos animaizinhos saudáveis. Mas para que eles continuem assim e mantenham a saúde em dia, é necessário sempre estar atento às vacinas para pets, pois a imunização é uma das melhores maneiras para proteger seu cão ou gato e até mesmo você, uma vez que existem doenças transmissíveis aos seres humanos.

Ao longo desta matéria, você vai ver quais são as vacinas que o gato e o cachorro devem tomar para levar uma vida tranquila, saudável e cheia de energia, além de saber quais são as reações e o que fazer em casos como esse. Continue a leitura!

Cuide da saúde do seu animalzinho: saiba quais são as vacinas para pets. | Foto: Freepik.
Cuide da saúde do seu animalzinho: saiba quais são as vacinas para pets. | Foto: Freepik.

Quais são as vacinas que o gato deve tomar?

Antes de dar a vacina para gato, seu peludinho precisa ser vermifugado e estar saudável, sem nenhum sintoma de febre ou diarreia. Além disso, a primeira dose só pode ser aplicada quando o pet estiver entre 45 e 60 dias de vida – é importante que você consulte um veterinário caso esteja em dúvida sobre a idade do gatinho.

A primeira dose possui uma quantidade de dias a ser aplicada para evitar que os anticorpos passados da mãe para o filhote interfiram na eficácia da imunização.

Entretanto, existem três tipos de vacinas polivalentes: a V3, que protege contra a Panleucopenia, Rinotraqueíte e Calicivirose; a V4, que inclui proteção contra a Clamidiose; e a V5, contra a Leucemia Felina.

Veja, a seguir, mais detalhes sobre essas doenças:

Panleucopenia

A panleucopenia pode prejudicar a coordenação motora dos filhotes e é transmitida por meio do contato com animais doentes e objetos contaminados. Alguns sintomas são febre, vômito, diarreia e inapetência.

Rinotraqueíte

Contagiosa, tem como sintomas: espirros, secreções nasais, rinite, salivação, conjuntivite e febre alta. Causada pelo herpesvírus, a doença pode levar filhotes a óbito.

Calicivirose

Com sintomas muito semelhantes à rinotraqueíte, além de úlceras na cavidade oral do pet.

Clamidiose

Afeta a membrana que recobre a parte frontal do globo ocular dos animais (conjuntiva) e atinge o sistema respiratório. Seus principais sintomas são conjuntivite, corrimento nasal e ocular, espirros, febre, dificuldade respiratória, falta de apetite e pneumonia.

Leucemia Felina (FeLV)

Causada pelo vírus Feline Leukemia, compromete as defesas imunológicas do gato, o que o torna mais vulnerável a doenças infecciosas, lesões na pele, cicatrização lenta de feridas e problemas reprodutivos. A transmissão acontece pelo contato com saliva, urina e fezes de animais infectados.

Raiva

Provoca alterações no sistema neurológico. Essa doença não tem cura e a única forma de preveni-la é por meio da vacinação. Alguns sintomas mais comuns se enquadram em alterações de comportamento, fotofobia, agressividade, hidrofobia e falta de apetite.

Quais são as vacinas que o cachorro deve tomar?

É necessário que o seu cão esteja vacinado desde filhote. Assim como nos gatos, a primeira dose costuma acontecer entre 45 e 60 dias de vida. E além da vacina para cachorros, é importante que você dê vermífugo com indicação de um veterinário.

Depois, entre quatro e cinco meses, o cãozinho toma outras duas vacinas. As demais, podem ser indicadas a depender da situação do pet e da recomendação de um profissional.

V8

Essa vacina protege o seu pet de doenças graves que precisam ser administradas entre seus 45 e 60 dias de vida. A proteção é feita em três doses, com um intervalo de 25 dias entre uma e outra.

Ela protege o seu cão de doenças como: cinomose, quatro tipos de leptospirose, gripe canina, parainfluenza, parvovirose e hepatite infecciosa canina.

V10

Essa vacina é uma atualização da V8. Tem a mesma funcionalidade, porém, protege mais dois tipos de leptospirose.

Antirrábica

Outra vacina importante para cachorros é a antirrábica. Um dos principais sintomas da doença é a espuma que sai pela boca do animal.

Após 14 dias de vacinação, o seu pet já estará protegido. Lembrando que a primeira aplicação deve ser feita aos quatro meses de vida e o reforço deve ser feito anualmente.

Leishmaniose

Doença causada por um parasita que afeta o sistema imunológico do cão e que pode ser transmitida para os humanos por meio do mosquito que pica um animal contaminado.

Para tomar essa vacina, o cachorro precisa ter pelo menos quatro meses de vida. Além disso, precisa estar saudável e com nenhum sintoma da doença. A imunização é feita em três doses e o reforço deve acontecer anualmente.

Gripe canina

Também conhecida como tosse dos canis, é uma doença mais comum no inverno, já que é causada por um vírus que se propaga em dias frios. Os sintomas são muito semelhantes à gripe, como espirro, tosse, secreção no nariz e falta de apetite.

Para que seu cãozinho não apresente problemas, essa vacina pode ser administrada desde as oito semanas de vida e com uma segunda dose com um intervalo entre duas e quatro semanas. Vale lembrar que ela também deve ser reforçada anualmente.

Giárdia

Infecção causada por um parasita que fica no intestino. O contágio ocorre quando o pet ingere alguma coisa contaminada, como água, ou tem contato com fezes contaminadas. Os sintomas são perda de peso, diarreia, desidratação e dores abdominais.

Quando a doença é assintomática, pode evoluir para quadros laterais. Por isso, a importância dessa vacina, que pode ser aplicada a partir de 12 semanas de idade.

Reações

Embora não seja uma situação frequente, pode ocorrer dos seus pets terem reação às vacinas, como coceiras na cabeça e no rosto, vômitos, falta de coordenação e dificuldades respiratórias.

O pet também pode ter a região da picada dolorida e até mancar, mas isso costuma passar em pouco tempo. É importante que você fique atento e entre em contato com o veterinário sobre qualquer reação ou comportamento anormal.

Por fim, depois de conhecer as vacinas para pets, continue pensando na saúde e no bem-estar do seu animal. Não deixe de conhecer o Saúde Pet Ciclic, a melhor assistência de saúde para o seu cão ou gato!