Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços

Entenda tudo sobre a castração em animais

Antigamente, a castração de animais era vista como um procedimento cruel, porém, hoje em dia, muitos já sabem dos benefícios que o procedimento traz tanto para o pet quanto para o dono.

Quer saber mais sobre essa cirurgia? Continue a leitura!

castração de gata, castração cachorro. | Foto: Unsplash.
castração de gata, castração cachorro. | Foto: Unsplash.

O que é e para que serve a castração?

Em termos técnicos, a castração é a retirada das gônadas dos animais, locais das células produtoras de hormônios sexuais. Assim, a produção desses hormônios é interrompida.

Esse procedimento é uma medida muito importante para o controle populacional tanto de cães quanto de gatos. Além disso, a cirurgia também ajuda a evitar que problemas de saúde apareçam nos pets, como tumores mamários, de próstata e de testículo.

Alguns estudos comprovam que as fêmeas de cachorro e de gato que foram castradas antes de seu primeiro cio têm uma chance muito menor de desenvolver câncer de mama – cerca de 90%.

E outros benefícios da castração são os efeitos comportamentais que os animais apresentam depois da cirurgia. Eles tendem a ficar muito mais calmos, menos agressivos e sem vontade de fugir.

Como é feita a castração em animais?

É necessário dizer que a castração em animais é diferente das fêmeas para os machos. O procedimento mais recomendado para as fêmeas de cachorro, por exemplo, é o chamado ovariectomia que, basicamente, é a remoção do útero e ovários.

Já no caso dos machos de cachorro, a cirurgia se chama orquiectomia, ou seja, a remoção dos dois testículos do animal. Diferente da ovariectomia, que é uma cirurgia feita de forma interna e precisa de um maior tempo de recuperação, a orquiectomia é bem menos invasiva.

Ambas as técnicas de castração duram, em média, 30 minutos e apenas um veterinário pode dizer ao certo a idade para se castrar um animal, mas, de forma geral, o recomendado é que a cirurgia seja feita pouco tempo antes do pet atingir a maturidade sexual, ou seja, antes do primeiro cio das fêmeas e após o término do ciclo das vacinas pediátricas dos machos.

Há benefícios na castração de animais?

Devido à impressão negativa que a castração tinha, é normal que muitas pessoas tenham dúvidas sobre os benefícios que o procedimento traz. Confira abaixo os principais:

  • Evita a gravidez psicológica e a procriação;
  • Melhora o comportamento do animal;
  • Diminui as chances de fuga;
  • Reduz as brigas entre pets;
  • Aumenta a expectativa de vida;
  • Dificulta a propagação de doenças graves.

A castração também evita que o número de vítimas de abandono aumente. Além do ato ser crime, as superpopulações de cães e gatos na rua podem contribuir com o alastramento de epidemias, como acontece com a raiva e a leishmaniose, a maior zoonose existente do país.

Além disso, o procedimento facilita a vida dos pais e mães de pet, porque consegue reduzir a demarcação de território com urina que os machos costumam fazer e o sangramento vaginal das cadelas e miados excessivos que as gatas no cio têm.

05 cuidados para se ter antes e após a castração

Ficar atento

É preciso garantir que os pontos estejam sempre preservados. As roupinhas cirúrgicas e o famoso colar elizabetano podem ajudar nessa missão, mas isso não impede que os pets possam achar um jeito de lamber os pontos. Por isso, é necessário estar sempre de olho.

Fazer limpezas periódicas

Para evitar contaminações, é muito importante sempre limpar a sutura com o uso de um algodão limpo e o produto que for indicado pelo veterinário. 

Evitar esforços

Durante os primeiros dias, é importante deixar o comedouro e o bebedouro bem mais perto da cama do pet para fazer com que os seus esforços sejam reduzidos.

Não tentar tirar os pontos

Os pontos só podem ser removidos pelo veterinário na consulta de retorno após a cirurgia. Nesse dia, ele irá avaliar o estado de saúde do animal após a castração.

Ter uma assistência pet

Assim como nós, seres humanos, os animais de estimação também estão sujeitos a alguns acontecimentos e imprevistos da vida real. Por isso, ter um plano de assistência para o pet com cuidados de rotina e emergenciais é essencial.

E nesse cuidado, a Ciclic pode ajudar com o Saúde Pet, que oferece atendimento em qualquer clínica do Brasil, até mesmo naquelas que não fazem parte da rede credenciada.

Essa assistência de saúde para o pet cobre consultas de rotina, com especialista e emergenciais, exames, cirurgia, internação, aplicação de vacinas, transporte e hotel para o animal de estimação e muito mais.

E para contratar, você nem precisa sair de casa. Tudo é feito de forma online e sem nenhum tipo de burocracia. Quer descobrir mais vantagens do Saúde Pet e conhecer os planos? Visite a nossa página!