Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços

Entenda como o airbag funciona e sua importância

Existem muitos itens que são essenciais dentro de um carro, não é mesmo? As fabricantes de automóveis têm inovado cada dia mais para levar melhor segurança para quem está comprando seu produto e os airbags estão entre os itens que mais têm ganhado destaque por sua importância e necessidade.

Pensando assim, fizemos este artigo para mostrar tudo sobre esse item. Confira a seguir!

Existem vários tipos de airbag e é importante conhecer como eles funcionam. | Foto: Freepik.
Existem vários tipos de airbag e é importante conhecer como eles funcionam. | Foto: Freepik.

O que é e qual a função de um airbag?

O airbag tem a função de comprimir um espaço hermético que pode proteger os ocupantes de um veículo. Ele contém substâncias químicas (nitrato de potássio e azida de sódio) usadas para inflar rapidamente, evitando que o ocupante do carro bata com força nele o suficiente para causar danos significativos – isso acontece após uma colisão.

Qual a importância do airbag?

Como vimos, o airbag acionado é algo de extrema importância para quem está dentro de um veículo, já que ele tem a função de inflar para proteger. Então, muitas vidas acabam sendo salvas pela utilização desse item de segurança, pois imagina se não tivesse algo para suavizar a pressão de uma batida de carro?

Como funciona e como é feito o airbag?

Desde 2014, todos os carros 0 km devem ter, pelo menos, um airbag. Isso foi decidido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Sua construção em nylon o torna resistente a danos e a inflação ocorre em 0,003 segundos.

Tipos de airbag:

Existem alguns tipos de airbag disponíveis para serem colocados nos automóveis. Sendo assim, vamos ver um pouco mais sobre cada um deles:

Airbag duplo frontal

No Brasil, desde 2014, esta é a bolsa de proteção mais popular. Quando em colisão, infla para proteger o peito dos passageiros do banco dianteiro.

A maioria das bolsas são encontradas dentro do volante e no painel em frente ao banco do passageiro.

Airbag lateral

Os airbags laterais protegem a lateral do torso dos ocupantes do veículo. Eles não são obrigatórios por lei, mas, geralmente, são incluídos em carros com mais de dois airbags e instalados no assento do meio ou nas colunas centrais.

Airbag de cortina

Esse modelo de bolsa se estende de uma janela à outra no interior de um veículo e destina-se a reduzir o impacto da cabeça em acidentes laterais, além de proteger as pessoas de cacos de vidro.

Airbag de joelho

Os airbags de joelho dianteiros protegem as pernas dos motoristas de colisões graves com a coluna de direção do veículo.

Airbag de cinto

Os novos airbags de cinto protegem contra acidentes enchendo-se de ar e pressionando contra o corpo.

Airbag central

Airbags que se conectam aos assentos são frequentemente encontrados em carros de luxo. Eles, geralmente, protegem os passageiros de colisões laterais.

Airbag do teto

A Hyundai introduziu esse recurso há alguns anos. É um airbag no teto que protege os passageiros de serem lançados para fora do veículo durante um capotamento, por exemplo. Quando a bolsa infla, preenche todo o espaço acima da cabeça dos passageiros.

Airbag traseiro

Os airbags de cabeça disfarçados de encosto dos bancos inflam durante uma colisão traseira ou frontal.

Airbag de capô

Os airbags para o capô protegem os pedestres de colidir com a área do compartimento ou a janela dianteira de um veículo.

Manutenção do airbag:

Nós sabemos que várias peças dentro de um automóvel necessitam de manutenção e com os airbags não é diferente. É preciso que exista uma constância nas avaliações feitas nesse item de segurança, por isso, sempre verifique a luz de alerta do airbag e, após o tempo de validade proposto pela fabricante, faça a troca mesmo que o item não apresente problema algum.

Chegamos ao fim de mais um conteúdo e você quer se sentir seguro dirigindo seu carro como se estivesse com todos esses airbags? Contrate o Seguro Auto da Ciclic! Ele oferece uma cobertura completa com economia de até 50%.