O adestramento é uma prática bastante positiva para os cães. Em primeiro lugar, ele proporciona para o tutor e para o pet um estreitamento na relação bem importante que fará com que os limites sejam compreendidos, tornando o convívio do cachorro para com os humanos e os outros animais da casa muito mais harmonioso, o que faz com que os problemas se diminuem ou até acabem.
Mesmo que haja empresas que prestam esse serviço, existe uma forma bem fácil de como adestrar um cachorro para que ele saiba fazer os comandos básicos, os mais utilizados no dia a dia e saber como ensinar comando fica, por exemplo. Ter a prática do adestramento (que não só gera um cão educado como também promulga a segurança) realizada pelo tutor faz com que tudo flua com mais leveza, uma vez que ali já existe uma relação de afeto.
Comandos básicos de adestramento de cães
Dentro do adestramento como um todo, existem alguns comandos que são mais básicos e outros que são mais complexos. É possível afirmar, de forma geral, que os básicos são muito mais úteis para as necessidades do dia a dia e são mais fáceis de serem compreendidos pelos cães. Ir além do básico é uma opção plausível, entretanto, evoluir para os comandos mais complexos em casa pode ser complicado.
Senta
Para adestrar um cão para que ele se sente, sempre que lhe for solicitado, é preciso fazer os primeiros com um petisco ou uma recompensa em mãos. O primeiro passo é chamar a atenção do animal e mostrar o petisco para ele. Fazendo isso, o tutor deve proferir “senta” em alto som e subir a mão com a recompensa até a altura do nariz. Após o comando, provavelmente o cachorro se sentará naturalmente.
Se isso não ocorrer, o tutor deve repetir o comando de sentar e auxiliar o movimentando colocando a mão no traseiro do animal e ir influenciando ele devagar a sentar. O petisco deve ser dado ao cão logo após ele fazer o movimento e ficar sentado por um pequeno instante, independente de do pet ter obedecido o comando sozinho ou com a ajuda de seu tutor.
Sai
Para ensinar um cachorro a sair, também é necessário ter um recompensa em mãos (nesse caso, o interessante é que seja um brinquedo no lugar do petisco). O tutor deve fazer com que o animal primeiro sente e depois ele precisa colocar a recompensa em frente ao cão e dizer claramente a palavra “sai”.
Se o cachorro realmente sair, o tutor deve entregar a recompensa para ele (se for um brinquedo, é legal que haja um tempo determinado). Se o cachorro for até a recompensa, o tutor precisa cobrir com as mãos e repetir o comando até que funcione.
Olha
O comando olha é provavelmente o mais simples de ser compreendido pelos cachorros, uma vez que os animais tendem a ter sua atenção sempre voltada para o tutor. Entretanto, de todas as formas, esse é um comando bem importante de ser ensinado. Para isso, é preciso que o tutor chame a atenção do cachorro (pode ser com o próprio nome) e mostre o petisco para o animal.
Durante os treinos, o indicado é que a mão que leva o petisco seja colocada em diferentes lugares, isso com a intenção de fazer com que o cachorro realmente olhe para onde o tutor deseja. Depois de um tempo de treino, o tutor deve repetir o comando sem nenhuma recompensa.
Vem
O comando bem é um dos mais importantes de serem aprendidos pelos cachorros uma vez que ele colabora bastante na segurança do pet. Para conseguir treinar o animal, o cachorro já deve saber o comando do senta e do olha. O tutor, com o pet sentado, deve dizer “olha” e chamar a atenção do cão. Feito isso, ele deve agachar perto do cachorro, dar dois tapinhas de leve em sua perna e dizer “vem”.
Logo após o cachorro atender ao comando, o tutor deve entregar a recompensa para ele e encher o animal de elogios a fim de que ele entenda que fez o certo e, assim, ele sempre irá atender quando o tutor dizer “vem”.
Fica
Para evoluir no processo e saber como ensinar o comando, é necessário que o tutor já tenha treinado com o cachorro o comando senta. Com o animal sentado, o tutor deve se posicionar em frente a ele e dizer “fica” e logo depois ir se distanciando do cão.
Se o pet não se mover e realmente ficar parado, o tutor já entrega o petisco e o elogia. Caso o cachorro se mova, o exercício precisa ser repetido com calma e paciência até que o tutor consiga o êxito. Não importa quanto tempo demorar, o pet deve receber o petisco e o elogio sempre.
Deita
Com o cachorro sentado, o tutor deve mostrar a recompensa e dizer “deita” em alto e claro som. Feito isso, o treinador deve se deitar (sempre olhando para o pet) fazendo com que o petisco seja visto.
Se o cachorro acompanhar o movimento, o tutor deve entregar a recompensa. Caso isso não aconteça, é só colocar as mãos nas coxas do cachorro influenciando, devagar e com calma, o movimento de deitar.
De pé
Para fazer com que o cachorro fique de pé, o tutor só precisa colocar a mão na barriga dele e dizer “de pé” com bastante autoridade. Após o movimento ter sido realizado, o pet precisa receber uma recompensa.
Das primeiras vezes, a mão na barriga terá que permanecer por alguns instantes, só até o cão entender que ele não deve se sentar ou se deitar novamente.
Os pets possuem necessidades que vão além do adestramento. O tutor, nesse sentido, é o responsável por fazer com que o animal tenha qualidade de vida, e a ida regular a um médico veterinário é primordial nessa ação. Entretanto, as consultas cotidianas e as emergências podem sair bem caro, e é aí que entra o Saúde Pet da Ciclic com as melhores condições do mercado.