Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
Saiba as frutas que os gatos podem comer com a Ciclic! | Foto: Freepik.

Conheça algumas frutas que os gatos podem comer

Você sabia que a alimentação dos pets não precisa ser apenas ração? Mas isso não significa que você pode fornecer alimentos como macarrão, carnes temperadas, frutos do mar, arroz e feijão para eles.

Procure adicionar à ração alimentos mais equilibrados, como as frutas, mas lembre-se de levar em consideração a quantidade. É muito importante ter ideia do que e do quanto seu pet vai poder comer para que a alimentação seja equilibrada e não cause nenhum mal. 

Abaixo, você vai saber mais sobre a alimentação dos felinos e descobrir quais frutas que gatos podem comer. Continue a leitura!

Saiba as frutas que os gatos podem comer com a Ciclic! | Foto: Freepik.
Saiba as frutas que os gatos podem comer. | Foto: Freepik.

Alimentação dos gatinhos

Antigamente, os gatos se alimentavam de carnes, ou seja, nada de frutas, vegetais e legumes. Com o passar do tempo, eles foram domesticados e introduzidos à ração, mas, mesmo assim, o gosto pela carne permaneceu. Inclusive, você já deve ter notado que os sabores mais apreciados pelo seu gatinho na hora de comer a ração e os petiscos são: frango, salmão, carne e outros tipos de proteína animal. 

Sendo assim, percebe-se que não faz parte da natureza dos gatos gostar de alimentos doces, como as frutas, mas é claro que isso não é uma regra, pois o pet da sua família pode adorar um pedacinho de banana, por exemplo. 

Então, caso você ofereça o alimento e ele não aceite de imediato, não estranhe, pois leva um tempo até que seu pet se acostume com novos sabores. Mas se você notar que ele não come de jeito nenhum, não insista, já que pode ser que ele realmente não goste e nem queira experimentar. 

No tópico seguinte, trouxemos algumas frutas que seu gato pode ingerir. Confira quais são!

Frutas permitidas para o seu gatinho:

​As frutas que podem ser adicionadas à alimentação dos felinos precisam ter bastante água, não podem ser extremamente doces e, de preferência, devem ser bem refrescantes – mantê-las na geladeira ou freezer antes de oferecer ao pet pode ser uma boa opção.

Segundo os veterinários, as mais indicadas, em geral, são: banana, maçã, pera, melão, mamão e melancia. Em contraponto, a uva e a carambola são bastante perigosas, pois possuem compostos que podem levar os animais à insuficiência renal e hepatite aguda. E quando se trata de frutas mais ácidas, como é o caso da laranja, mexerica, abacaxi, kiwi e morango, ofereça em quantidades pequenas.

Mas lembre-se: em algumas frutas, como é o caso da maçã, retire as sementes antes de oferecer ao felino.

Por falar em alimentação e saúde, existe uma outra maneira de cuidar do bem-estar do seu animal: com um plano de assistência à saúde especializado e dedicado para as necessidades dele. E o serviço que pode oferecer uma cobertura completa para cuidados do dia a dia e emergenciais, com atendimento em qualquer clínica do Brasil é o Saúde Pet da Ciclic.

Com ele, seu cão ou gato garante consultas, exames, aplicação de vacinas, cirurgia, internação, teleorientação e muito mais! Acesse já o site, conheça os planos do Saúde Pet e proteja seu melhor amigo!