Quando falamos sobre estabilidade ao dirigir, sempre comentamos sobre carros mais modernos que possuem direção hidráulica, o que torna o volante mais leve e traz mais conforto para o motorista.
A direção hidráulica também recebe o nome de direção assistida e a sua principal característica é diminuir o esforço do motorista ao dirigir e efetuar diversas manobras com o carro, como, por exemplo, realizar a baliza para estacionar.
Mas existem outros tipos de sistemas de direção, como o sistema de direção elétrica, que também é muito utilizado nos dias atuais.
Vamos explicar a diferença entre os sistemas mais pra frente, mas, primeiro, é necessário que você entenda o que é a direção hidráulica e quais os cuidados que ela necessita, como a manutenção que deve ser feita de tempos em tempos.
Continue a leitura!
O que é direção hidráulica?
Antes de explicar o que realmente é a direção hidráulica, você precisa entender melhor o sistema de direção. Por trás do volante, existe uma barra que está conectada ao pinhão, que é uma roda dentada. O pinhão é conectado à cremalheira, que nada mais é do que uma barra dentada que transmite o movimento até a barra de direção e também até as rodas.
Portanto, o que muda a direção hidráulica é a força aplicada para que esse conjunto por trás do volante se movimente. No sistema hidráulico, existe uma bomba direção hidráulica que utiliza uma parte da energia gerada pelo motor para pressurizar o óleo e é esse óleo que transmite a força para o pinhão e a cremalheira, que foram mencionados acima. Desse jeito, o motorista tem a sensação de que o volante fica mais leve.
Sendo assim, podemos dizer que a direção hidráulica é um sistema que reduz ao máximo os esforços do motorista e, por essa razão, dirigir um carro com esse tipo de direção é muito mais fácil e confortável, além do condutor possuir melhor controle e desempenho nas estradas.
Mas, assim como todos os sistemas de direção, a direção hidráulica possui suas vantagens e desvantagens. Entre as vantagens, por exemplo, estão o fato de que essa direção pode ser até 80% mais leve se comparada com a mecânica e também a questão dela ter um baixo custo de manutenção.
Já em relação às desvantagens, estão o fator dela precisar de mais manutenções devido ao uso do óleo, da instalação que só pode ser feita em fábrica, do uso da energia do motor (o que diminui a potência do carro) e da direção poder dar alguns problemas e defeitos, como o vazamento de óleo.
A diferença entre direção hidráulica e direção elétrica
A diferença entre as duas direções é basicamente a tecnologia utilizada em cada uma delas para que a direção fique leve. Como vimos, o sistema hidráulico usa a pressão do óleo para que as rodas tenham mais facilidade de se movimentarem. Já o elétrico faz uso do motor elétrico para mover o veículo na direção escolhida pelo motorista.
Dessa forma, a direção hidráulica utiliza a força constante e a direção elétrica modifica a força que é aplicada de acordo com a velocidade do carro, fazendo com que, ao estacionar, seja usada mais força e, em altas velocidades, menos força.
Existe ainda a direção eletro-hidráulica, que combina a direção elétrica com a hidráulica, impulsionando a bomba hidráulica por meio do motor elétrico. Assim como a direção elétrica, ela é bastante leve, mas também é importante se atentar à necessidade de fazer a troca de óleo e de correias.
Porém, vale ressaltar que a direção que costuma ser mais barata no Brasil é a hidráulica por conta de seu volume.
A diferença entre direção mecânica e direção hidráulica
Na direção mecânica, é preciso que o motorista conte apenas com a própria força para movimentar o volante e direcionar o veículo, ou seja, esse tipo de direção acaba não oferecendo a assistência que a direção hidráulica tem.
A direção hidráulica, como possui a bomba que pressuriza o óleo e o envia para o sistema de direção, deixa tudo mais fácil, já que a bomba está a todo momento ligada devido ao uso do motor e, isso, deixa o volante mais leve se comparado ao volante da direção mecânica.
Como é a manutenção da direção hidráulica?
Vale a pena lembrar que o óleo da direção hidráulica não é o mesmo que os frentistas verificam, então, o ideal é checar o óleo em uma oficina mecânica.
O manual do veículo possui uma indicação sobre a frequência necessária de realizar essa manutenção ou até mesmo de quando se deve trocar o fluido. Além disso, checar se o carro se encontra com algum vazamento da direção também é importante, devido a alguns impactos que podem romper as mangueiras.
Para realizar a manutenção do óleo, normalmente, cada fabricante usa um tipo específico de óleo, que também fica indicado no manual do carro. Mas o importante é que não se misture o óleo convencional com o fluido da direção hidráulica, evitando alguns problemas maiores devido às suas bulas serem diferentes.
Então, se estiver escutando altos ruídos ao virar o volante, isso pode ser um sinal de que seu veículo está com problemas na direção hidráulica. Ademais, se o volante estiver com a sua direção mais pesada, também pode ser indicativo de uma falta de pressão em sua bomba no sistema hidráulico.
Portanto, é necessário que o condutor saiba conhecer os indícios de mau funcionamento da direção, assim como estar consciente dos cuidados necessários para assegurar uma boa manutenção do sistema hidráulico.
Falando em cuidados com o carro, você já tem um seguro pra te ajudar com assistências 24h e coberturas? Não? Então, conheça o Seguro Auto da Ciclic!
Ele é completo, com proteções para roubo, furto, batidas, desastres naturais, guincho, terceiros e muito mais. E, além disso, você contrata e realiza a vistoria de maneira 100% online, pagando até 50% mesmo (o quanto rodar)!