Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
Saiba como fazer revisão do carro com a Ciclic.| Foto: Freepik.

Tudo sobre revisão do carro

Muitas pessoas não conhecem as reais obrigações que precisam ter com o veículo até comprar um. A principal delas é a revisão do carro, procedimento padrão que deve ser realizado periodicamente para que o motorista consiga ter segurança no trânsito e conserve o automóvel da maneira correta.

Esse processo de revisão é importante já que vai garantir que o seu carro esteja em boas condições para que você possa dirigir no dia a dia, pegar a estrada e fazer passeios sem correr o risco de acidentes. Portanto, deu pra perceber que é comum e necessário que se realize uma revisão do carro antes de viajar também, né?

Confira abaixo mais informações que você deve saber a respeito da revisão do carro:

Saiba como fazer revisão do carro com a Ciclic.| Foto: Freepik.
Saiba como fazer revisão do carro.| Foto: Freepik.

Qual o limite de quilometragem para revisão?

Cada montadora estipula um prazo pelo tempo de uso do veículo ou pelos km percorridos – é bastante comum que esse prazo seja de 1 ano ou 10.000 km.  

Ademais, a revisão pode ser feita em diversos locais, como oficinas, concessionárias e mecânicas. Com ela, são analisados vários aspectos das peças e dos mecanismos que irão garantir a sua segurança no trânsito e a dos demais carros e pessoas.

Dica extra: na hora de comprar um veículo, considere o valor de manutenção e o das revisões, já que são custos que, obrigatoriamente, você vai ter.  

Como é feita a revisão do carro?

Primeiramente, em uma revisão, é necessária a avaliação dos seguintes componentes:  

  1. motor; 
  2. embreagem; 
  3. freios; 
  4. câmbio; 
  5. suspensão; 
  6. fios; 
  7. cabos elétricos; 
  8. bateria; 
  9. pneus, 
  10. ar-condicionado; 
  11. sistema de arrefecimento; 
  12. filtro de ar; 
  13. filtro de combustível; 
  14. velas; 
  15. iluminação (faróis e lanternas); 
  16. radiador; 
  17. sistema elétrico em geral (arranque, fusíveis, etc).

Essa análise alertará para algum possível desgaste que demandará reparo ou troca de peça, como no caso da bateria, velas, filtros e pneus.

Isso pode gerar um custo extra, mas como já dito anteriormente, é necessário entender que isso é, na verdade, um investimento em segurança, afinal, reparar o problema nos primeiros indícios é mais barato e mais viável do que negligenciar a saúde do veículo e só repará-lo quando ele realmente quebrar, que é o momento no qual seu custo será o mais elevado.  

Por que devo fazer a revisão do carro antes de viajar?

Essa pergunta possui uma resposta bem simples! O motivo é a sua segurança e a dos demais, além da possibilidade de evitar dores de cabeça e imprevistos com o carro.

Por isso, para se prevenir de acidentes e gastos inesperados, mantenha suas revisões em dia e leve o veículo para uma extra sempre que for viajar.    

Quando você realiza as revisões previstas e mantém um cuidado com o carro, preserva a saúde do automóvel, a sua saúde e também sua saúde financeira.

Agora, já que o principal tema desse texto foi a revisão do carro como uma das principais formas de proteger os passageiros e o próprio veículo, fica aqui o convite para que você proteja o seu automóvel ainda mais: fazer o Seguro Auto Ciclic.

Com cobertura completa contra roubo, danos a terceiros, reparo de vidros, guincho e assistência 24h e muito mais, você ainda economiza até 50%, pois paga o que rodar com o carro! É isso mesmo! E quer mais? Todo o processo é 100% digital e sem burocracias, inclusive, a vistoria.

Clique aqui e conheça mais sobre o Seguro Auto Ciclic!