Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços

Como ajudar uma gata no cio?

Para muitas mamães e muitos papais de pets, ter uma gata no cio é algo complexo, principalmente para aqueles que nunca passaram por isso.

Quando essa situação acontece, é possível perceber que o animal fica mais irritado e dá miados altos, tentando chamar a atenção de todas as maneiras. Ademais, existe a necessidade de ter um cuidado para evitar uma possível gestação.

Este artigo vai te ajudar a identificar se a sua gata realmente está passando por esse período e ensinar truques para que o animal se sinta mais calmo. Acompanhe!

Pesquisando por “gato no cio o que fazer para acalmar”? Então, veja este artigo! | Foto: Pixabay.
Pesquisando por “gato no cio o que fazer para acalmar”? Então, veja este artigo! | Foto: Pixabay.

O que é estar no cio para animais?

O cio é um período comum nas fêmeas dos pets que indica que elas estão passando por uma fase do ciclo reprodutivo, chamada de estro.

Nesse momento, os níveis dos hormônios reprodutivos da gata, por exemplo, estão altos e isso acaba ocasionando mudanças em seu comportamento, com a intenção de chamar a atenção dos machos.

Diante disso, o cio é o momento ideal para quem deseja cruzar a gata para que ela tenha filhotes.

Agora que você já sabe o que é o cio, deve estar interessado em descobrir como saber se a gata está no cio. Então, prossiga com a leitura deste artigo!

Como identificar se uma gata está no cio?

Se você está na dúvida se sua gata realmente está passando por essa fase do ciclo reprodutivo, deve prestar atenção em alguns sinais. De forma geral, os sintomas são: comportamento dengoso, micção mais frequente, urina com odor forte e fora da caixa, miados altos, carência ou busca por atenção e sangramento.

Você aprendeu como identificar se uma gata está no cio. Que tal descobrir com quantos meses a gata entra no cio e quanto tempo esse período dura? Veja a seguir!

Quanto tempo dura o cio de uma gata?

O cio das gatas é diferente do período reprodutivo de outros animais, pois ele é diretamente influenciado pelo ambiente. Sendo assim, sua duração é de 05 a 20 dias, mas pode mudar de acordo com fatores externos.

Na maior parte das vezes, as gatas entram no cio na primavera e no outono. Geralmente, o primeiro ocorre por volta do sexto mês de vida, porém, algumas podem ter o cio mais cedo, aos quatro meses.

Para que uma gata entre no cio, é preciso ter machos não castrados por perto, visto que, ao sentir o cheiro deles, o organismo da gata começa a se preparar para reproduzir, incentivando o período.

Gata castrada pode entrar no cio?

No geral, não é comum que uma gata castrada entre no cio. Porém, caso a sua já seja castrada e apresente comportamentos típicos dessa fase, é interessante buscar por um veterinário para investigar as causas e descobrir se, realmente, é uma gata no cio.

Até aqui, você conheceu mais detalhes sobre essa fase do ciclo reprodutivo dos animais e como identificar uma gata no cio. Se você está interessado em saber como ajudar seu pet nesse período, continue a leitura!

02 formas de ajudar uma gata no cio

Quando você se deparar com uma gata no cio, tenha em mente que, durante esse período, o animal está passando por uma grande instabilidade e mudança de comportamento. Por esse motivo, é fundamental ter muita compreensão e amor. Confira a seguir 02 formas de ajudar:

Castração

Para evitar a gestação e os ciclos de cio, o mais recomendado é procurar pela castração do animal, procedimento que pode ser realizado a partir dos três meses de vida.

Mas além de evitar a gestação, a castração também diminui o risco de inflamações, infecções, câncer de mama e outras doenças, como a FeLV felina. Logo, ao invés de você ter preocupações sobre como acalmar a gata no cio, você pode evitar os incômodos típicos desse período.

Assistência de saúde pet

Ter uma assistência de saúde para o pet é ideal para quem deseja acompanhar o bem-estar do animal.

Na Ciclic, o Saúde Pet te ajuda nisso! O serviço oferece um atendimento completo para cães e gatos, com consultas, exames, cirurgia, aplicação de vacinas, internação, castração e muito mais!

Ficou interessado e quer proteger seu animal de estimação? Acesse a página especial do Saúde Pet e conheça cada um dos planos!