Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
Saiba o que fazer para evitar o desgaste da bateria do seu celular. | Foto: Freepik.

Bateria do celular: aprenda a cuidar da saúde!

O celular é um objeto que já se tornou essencial no nosso dia a dia. É por meio dele que fazemos praticamente tudo, desde o lazer até mesmo o trabalho.

Porém, muitas vezes, ao comprar esse tipo de aparelho, o quesito “bateria do celular” fica de lado quando comparamos com qualidade da câmera, capacidade de processamento, entre outros.

Dito isso, em um cenário em que o dispositivo é extremamente importante, é necessário estar atento aos fatores que fazem com que sua bateria esteja saudável para que ele nunca te deixe na mão.

Por isso, continue a leitura deste conteúdo e prolongue a vida útil do seu aparelho!

Saiba o que fazer para evitar o desgaste da bateria do seu celular. | Foto:  Freepik.
Saiba o que fazer para evitar o desgaste da bateria do seu celular. | Foto: Freepik.

Por que a bateria do celular acaba rápido?

Se compararmos a qualidade da bateria de um celular que tem mais de um ano de uso com a de um aparelho novo, provavelmente a do mais atual será muito melhor do que a do já usado. Essa é uma característica que, apesar de comum, é extremamente frustrante, já que compramos o celular com uma função e esperamos que ele a mantenha durante toda sua vida útil. 

Esse desgaste na bateria acontece, majoritariamente, devido a dois fatores: descuidos que temos no dia a dia com a saúde do celular e marcas que querem que você não pare de consumir seus aparelhos novos.

Mas pra te ajudar com isso, podemos apresentar formas de como economizar bateria do celular. Confira abaixo algumas dicas!

06 dicas para cuidar da saúde da bateria do celular:

Evite deixar seu celular descarregar completamente

A bateria do celular é feita de lítio e o motivo da escolha desse material é simples: ele evita que a bateria vicie e faz com que não seja necessário deixar o aparelho carregar completamente antes de tirar ele da tomada ou até mesmo libera o uso do aparelho enquanto carrega.

Entretanto, essa escolha tem um certo problema: se toda a bateria do celular estiver descarregada, o material pode ir se desgastando e, consequentemente, a saúde da bateria vai acabando progressivamente e durando cada vez menos.

Evite deixar o seu celular carregando após atingir 100%

O motivo de evitar deixar a bateria do celular ainda carregando após atingir 100% é o mesmo de não deixar que o celular descarregue completamente: o desgaste do material.

É até preferível tirar o celular da tomada antes da carga completa se não for possível garantir que o aparelho seja retirado no momento que estiver totalmente carregado.

Fique atento ao superaquecimento

É comum que o celular fique muito quente quando estamos mexendo em algum programa mais pesado ou nos momentos em que ele trava. Isso acontece, na maioria das vezes, porque o processador do aparelho não aguentou a demanda solicitada, entretanto, isso também acaba afetando a saúde da bateria.

Por isso, caso haja superaquecimento, deixe o celular de lado até que ele volte ao normal, fechando todos os programas.

Use carregadores de qualidade

Muitas vezes, surge a necessidade de comprar outro carregador para seu celular. Entretanto, se você optar por qualquer um, pode acontecer das configurações técnicas não baterem com as da bateria do aparelho.

Sendo assim, evite usar carregadores que não são originais.

Não use o computador para carregar o celular

Usar o computador para carregar o celular é uma prática frequente, entretanto, essa ação faz muito mal para a bateria do aparelho.

O que acontece é que o computador não disponibiliza uma corrente estável e essas oscilações acabam fazendo com que o celular tenha que adaptar sua temperatura, desgastando a bateria e diminuindo sua vida útil.

Esteja atento às configurações do seu celular

Algumas configurações como luminosidade automática, wi-fi, localização e programas em segundo plano demandam muito da bateria do celular, fazendo com que ela se desgaste durante o passar dos dias.

Ou seja, é superimportante deixar seu celular “limpo”, sem muitas ações automáticas e sem vários programas abertos a fim de poupar o uso da bateria.

Para além do assunto “bateria”, existem outros cuidados que você deve ter com o seu aparelho e um deles é a contratação de um seguro celular que proteja o dispositivo em diversas situações do dia a dia, como danos acidentais por queda e líquidos, furto qualificado e roubo.

E sabe quem pode te ajudar com isso? A Ciclic! Conheça agora mesmo o nosso Seguro Celular e não deixe de fazer um para o seu aparelho!