Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
Descubra os cuidados no Armazenamento de dados na nuvem. | Foto: Freepik.

Armazenamento na nuvem também precisa de dicas de segurança!

A proteção dos dados – pessoais ou da empresa que trabalha – é um ponto que preocupa bastante as pessoas. Sendo assim, o armazenamento na nuvem surge como uma fonte que traz mais tranquilidade e segurança para todos.  

Mas sabendo que o tema pode gerar algumas dúvidas, fizemos este artigo para esclarecer qualquer incerteza e dar dicas. Vamos começar?

O que é o armazenamento na nuvem e como ele pode ajudar?

Muitos dos seus dados podem ser salvos no seu próprio computador e isso é algo comum e que a grande maioria das pessoas já sabe, certo? Mas o armazenamento na nuvem é diferente desse método mais “tradicional”, pois ele é feito de maneira virtual. 

A eficiência dessa tecnologia agrada muitas pessoas, pois as informações que forem salvas na nuvem podem ser acessadas de qualquer local. Dessa forma, você é capaz de abrir, olhar e mover arquivos do jeito que quiser, desde que esteja com internet.

Descubra os cuidados no Armazenamento de dados na nuvem. | Foto: Freepik.
Descubra os cuidados no armazenamento de dados na nuvem. | Foto: Freepik.

Agora, descubra os cuidados necessários com o armazenamento na nuvem: 

Certifique-se do serviço

Antes de começar a usar a ferramenta, é importante ter clareza no seu objetivo para com ela, pois esse processo pode fazer com que a escolha de nuvens seja diferente, já que as que são oferecidas podem ter serviços diferentes do que você está procurando e, dependendo da modalidade, você opta pela melhor opção pra você. Confira os modelos a seguir!

Conheça os diferentes armazenamentos na nuvem

Os três modelos que existem são:

Público

Geralmente, é mais usado por pessoas e não por empresas, pois possui um certo limite de GB para ser armazenado. 

Privada

Diferente do público, em que o conteúdo pode ser compartilhado com outros, o privado é feito para guardar seus dados de forma particular. Ademais, esse modelo possui um espaço maior para armazenamento. 

Misto

O misto, como o nome já diz, é uma mistura dos dois modelos mostrados anteriormente. Nele, você pode ter um pouco de ambos os serviços. 

Agora, conheça quais serviços de armazenamento na nuvem são os mais populares:  

  • Dropbox;
  • Google Drive;
  • iCloud;
  • OneDrive; 
  • Evernote.

Mantenha a segurança

Para começar, vale ressaltar a importância das senhas. Escolha por uma difícil, deixe cada arquivo com uma, não compartilhe com outra pessoa, mude frequentemente e não a deixe salva no navegador. 

Os dados também precisam de cuidados, como: backup constante, softwares originais e sites seguros – atente-se ao símbolo de “cadeado”. 

Ademais, possua um bom antivírus e o mantenha atualizado, criptografe os dados sempre que puder e cuide do seu aparelho (celular, tablet, notebook, etc) para que ele não seja facilmente roubado. E sabe com o que você pode fazer isso? Um bom seguro celular e equipamentos portáteis.

Você já conhece o da Ciclic? A proteção é completa e internacional, contra roubo, furto qualificado, quebra e danos por líquidos. Faça já o seu Seguro Celular de maneira 100% online!

Recupere as informações

Por fim, mesmo que o armazenamento na nuvem traga a oportunidade de ter tudo online, vale a pena ter um serviço que possa fazer a recuperação das informações contidas em aparelhos eletrônicos que, por algum motivo, não podem ser mais usados.