Se você tem um gato ou deseja adotar um, é necessário pensar na melhor forma de receber o animal onde você mora.
Além da ração, brinquedos e fonte de água, quando falamos especificamente sobre gatos, um cuidado importante é com a segurança deles, ou seja, saber como colocar tela na janela.
Existem inúmeros casos de acidentes com felinos que caem de janelas e se machucam muito, além daqueles que gostam de escapar dos lugares. Por isso, a tela de proteção é uma forma de garantir a segurança do animal e também de te deixar tranquilo e despreocupado com o bem-estar dele.
Neste artigo, vamos falar sobre como colocar tela na janela para gatos, explicaremos melhor essa necessidade e qual é o melhor material para ser usado. Além disso, apresentaremos o passo a passo para que você a instale com facilidade e perfeição. Confira!
Por que colocar tela na janela?
Um comportamento curioso e desbravador é comum em praticamente todos os gatos. Afinal, eles são descendentes de animais que apresentam um instinto de caça para sobreviver, por mais que o seu seja doméstico e conviva com a família.
Partindo desse princípio, os pais de pet precisam sempre pensar em maneiras para manter o animal seguro e longe de perigos. Uma boa forma de garantir segurança é colocando tela na janela e também em outros espaços que podem representar algum risco para o gato.
Algumas pessoas acham que as telas devem ser usadas somente em apartamentos, mas quem mora em casa deve ter a mesma preocupação, principalmente se for de dois ou mais andares.
Qual tipo de tela é melhor?
Existem vários materiais que podem ser utilizados em tela na janela. Porém, o que você deve se perguntar é: será que todos são bons e garantem a segurança dos gatos?
Por isso, a seguir, vamos apresentar três telas de materiais diferentes para você decidir qual é a melhor. Confira:
Tela de arame
A primeira tela que vamos falar é a de arame. Esse material tem um ponto positivo, pois é super-resistente. Mas, por outro lado, como o arame não possui elasticidade, ele pode acabar machucando ou prendendo algum membro do gato.
Além disso, outro ponto que deve ser levado em consideração é a vida útil do material. O arame é um utensílio que pode enferrujar com o tempo e, com o contato, causar tétano no felino.
Tela de polietileno
A segunda tela é a de polietileno, um tipo de plástico muito utilizado na fabricação de diferentes objetos devido ao seu valor barato e sua alta produção. Esse material é bastante resistente às artimanhas dos gatos e também às variações climáticas. E como ele é impermeabilizado, não há risco de infiltração de água, por exemplo.
Além disso, alguns diferenciais desse material para o arame são a sua grande durabilidade e sua flexibilidade.
Tela de poliamida
A terceira e última tela é a de poliamida, também chamada de nylon. Em comparação aos outros materiais, essa é a mais barata. O problema é que, apesar de também ser resistente, se o seu gato tem o hábito de destruir móveis, ele pode acabar estragando a tela com facilidade.
Outro ponto que pode ser negativo é que poliamida é um material que possui uma vida útil menor do que polietileno, por exemplo, além de ser menos indicado para as variações do tempo, já que absorve água.
Como instalar a tela na janela?
Agora que já te mostramos a importância da tela na janela e seus possíveis materiais de confecção, vamos para a parte prática.
Para facilitar o processo de instalação, apresentaremos um passo a passo para você seguir e conseguir colocar a tela corretamente. E caso seja necessário, considere a opção de chamar um profissional para te ajudar.
1° passo: tire as medidas
O primeiro passo para instalação da tela na janela é medir todos os locais em que você quer colocá-la. Se sua casa ou apartamento tiver varandas ou demais áreas abertas, é indicado adicionar essa proteção nesses lugares também.
Faça a medida pela largura e pela altura do vão das janelas. Lembre-se de nunca medir pelo vidro, pois os valores não são certos. As medidas precisam ser as mais exatas possíveis para garantir que a tela seja feita da forma correta.
2° passo: prenda os ganchos
Depois de saber e marcas as medidas, use uma furadeira para fazer furos onde serão colocados os ganchos de apoio e sustentação da tela. Para que você siga o recomendado e coloque a tela bem esticada, faça os furos a cada 30 cm. O objetivo é que ela fique bem firme.
3° passo: aplique a tela
Depois de fixar devidamente todos os ganchos, comece o processo de colocar a tela, encaixando cada canto. O recomendado é que se instale a tela com o cordão naval entrelaçado nos ganchos, colocando um entre o gancho e o outro fora até o fim da tela, de forma bem esticada e fixa para evitar acidentes.
4° passo: garanta a segurança
Pode acontecer da tela ficar um pouco maior do que as medidas da janela. Caso isso ocorra, corte o material com cuidado para não estragar, a fim de que o tamanho fique certo na área de instalação.
Ficou claro que a presença de tela na janela é uma forma de demonstrar cuidado e se preocupar com a segurança do seu animal, né?
Mas além de telas, existem outras formas de prezar pelo bem-estar do seu gato. Uma delas é o Saúde Pet da Ciclic, a assistência de saúde para seu cão ou gato com cobertura nacional. Conheça mais e contrate!