Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços

Aprenda a como colocar tela na janela para gatos

Se você tem um gato ou deseja adotar um, é necessário pensar na melhor forma de receber o animal onde você mora.

Além da ração, brinquedos e fonte de água, quando falamos especificamente sobre gatos, um cuidado importante é com a segurança deles, ou seja, saber como colocar tela na janela.

Existem inúmeros casos de acidentes com felinos que caem de janelas e se machucam muito, além daqueles que gostam de escapar dos lugares. Por isso, a tela de proteção é uma forma de garantir a segurança do animal e também de te deixar tranquilo e despreocupado com o bem-estar dele.

Neste artigo, vamos falar sobre como colocar tela na janela para gatos, explicaremos melhor essa necessidade e qual é o melhor material para ser usado. Além disso, apresentaremos o passo a passo para que você a instale com facilidade e perfeição. Confira!

Use tela na janela para proteger seu gato. | Foto: Freepik.
Use tela na janela para proteger seu gato. | Foto: Freepik.

Por que colocar tela na janela?

Um comportamento curioso e desbravador é comum em praticamente todos os gatos. Afinal, eles são descendentes de animais que apresentam um instinto de caça para sobreviver, por mais que o seu seja doméstico e conviva com a família.

Partindo desse princípio, os pais de pet precisam sempre pensar em maneiras para manter o animal seguro e longe de perigos. Uma boa forma de garantir segurança é colocando tela na janela e também em outros espaços que podem representar algum risco para o gato.

Algumas pessoas acham que as telas devem ser usadas somente em apartamentos, mas quem mora em casa deve ter a mesma preocupação, principalmente se for de dois ou mais andares.

Qual tipo de tela é melhor?

Existem vários materiais que podem ser utilizados em tela na janela. Porém, o que você deve se perguntar é: será que todos são bons e garantem a segurança dos gatos?

Por isso, a seguir, vamos apresentar três telas de materiais diferentes para você decidir qual é a melhor. Confira:

Tela de arame

A primeira tela que vamos falar é a de arame. Esse material tem um ponto positivo, pois é super-resistente. Mas, por outro lado, como o arame não possui elasticidade, ele pode acabar machucando ou prendendo algum membro do gato.

Além disso, outro ponto que deve ser levado em consideração é a vida útil do material. O arame é um utensílio que pode enferrujar com o tempo e, com o contato, causar tétano no felino.

Tela de polietileno

A segunda tela é a de polietileno, um tipo de plástico muito utilizado na fabricação de diferentes objetos devido ao seu valor barato e sua alta produção. Esse material é bastante resistente às artimanhas dos gatos e também às variações climáticas. E como ele é impermeabilizado, não há risco de infiltração de água, por exemplo.

Além disso, alguns diferenciais desse material para o arame são a sua grande durabilidade e sua flexibilidade.

Tela de poliamida

A terceira e última tela é a de poliamida, também chamada de nylon. Em comparação aos outros materiais, essa é a mais barata. O problema é que, apesar de também ser resistente, se o seu gato tem o hábito de destruir móveis, ele pode acabar estragando a tela com facilidade.

Outro ponto que pode ser negativo é que poliamida é um material que possui uma vida útil menor do que polietileno, por exemplo, além de ser menos indicado para as variações do tempo, já que absorve água.

Lugares altos podem ser um risco para a segurança do seu gato. | Foto: Freepik.
Lugares altos podem ser um risco para a segurança do seu gato. | Foto: Freepik.

Como instalar a tela na janela?

Agora que já te mostramos a importância da tela na janela e seus possíveis materiais de confecção, vamos para a parte prática.

Para facilitar o processo de instalação, apresentaremos um passo a passo para você seguir e conseguir colocar a tela corretamente. E caso seja necessário, considere a opção de chamar um profissional para te ajudar.

1° passo: tire as medidas

O primeiro passo para instalação da tela na janela é medir todos os locais em que você quer colocá-la. Se sua casa ou apartamento tiver varandas ou demais áreas abertas, é indicado adicionar essa proteção nesses lugares também.

Faça a medida pela largura e pela altura do vão das janelas. Lembre-se de nunca medir pelo vidro, pois os valores não são certos. As medidas precisam ser as mais exatas possíveis para garantir que a tela seja feita da forma correta.

2° passo: prenda os ganchos

Depois de saber e marcas as medidas, use uma furadeira para fazer furos onde serão colocados os ganchos de apoio e sustentação da tela. Para que você siga o recomendado e coloque a tela bem esticada, faça os furos a cada 30 cm. O objetivo é que ela fique bem firme.

3° passo: aplique a tela

Depois de fixar devidamente todos os ganchos, comece o processo de colocar a tela, encaixando cada canto. O recomendado é que se instale a tela com o cordão naval entrelaçado nos ganchos, colocando um entre o gancho e o outro fora até o fim da tela, de forma bem esticada e fixa para evitar acidentes.

4° passo: garanta a segurança

Pode acontecer da tela ficar um pouco maior do que as medidas da janela. Caso isso ocorra, corte o material com cuidado para não estragar, a fim de que o tamanho fique certo na área de instalação. 

Ficou claro que a presença de tela na janela é uma forma de demonstrar cuidado e se preocupar com a segurança do seu animal, né?

Mas além de telas, existem outras formas de prezar pelo bem-estar do seu gato. Uma delas é o Saúde Pet da Ciclic, a assistência de saúde para seu cão ou gato com cobertura nacional. Conheça mais e contrate!