Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
Veja como é a visão de um gato e como confundir a visão de um gato | Foto: Pixabay.

Visão de gato: entenda como seu pet enxerga

Você já teve curiosidade para saber como um felino enxerga? Então, leia este artigo para descobrir mais detalhes a respeito da visão de gato, entender como é a estrutura de seus olhos e muitos outros aspectos.

Veja como é a visão de um gato e como confundir a visão de um gato | Foto: Pixabay.
Veja como é a visão de um gato. | Foto: Pixabay.

A estrutura dos olhos

A estrutura dos olhos dos gatos é diferente da humana, visto que suas pupilas são elípticas e verticais. Isso quer dizer que elas conseguem abrir mais do que as nossas, permitindo a maior passagem de luz e, em razão disso, a visão noturna dos felinos é bem mais eficaz que a dos seres humanos.

Os olhos dos gatos ainda contam com uma estrutura reflexiva, denominada região tapetal ou membrana Tapetum Lucidum, que serve para estimular os receptores responsáveis pela percepção das formas e das cores, além de ser a responsável pelo reflexo da luz, fazendo com que os olhos dos felinos brilhem muito em ambientes escuros.

No próximo tópico, você vai descobrir quais são as principais diferenças entre a visão de gato e a visão de humanos. Vamos lá?

Qual a diferença entre a visão dos gatos e a visão das pessoas?

Quando falamos sobre profundidade, a visão de gato não é tão eficaz. Entretanto, sua amplitude varia bastante, herança do passado predador do pet, o que permite que esses animais enxerguem em um ângulo de 200°, enquanto os humanos veem em 180°.

Outra diferença é que a visão de gato é mais embaçada do que a das pessoas, principalmente em grandes distâncias, porém, isso não quer dizer que os felinos são míopes, visto que esse fato não significa que há algo de errado. É possível dizer que a visão é 20/100, ou seja, o gato enxerga a uma distância de 20 metros como você enxerga a 100 metros.

Em relação às cores, os felinos não conseguem enxergá-las tão bem, já que sua visão é composta por mais bastonetes do que cones, o contrário das pessoas.

Os bastonetes são responsáveis pela detecção de luz e tons de cinza, ou seja, são indispensáveis para a visão noturna e periférica. Já os cones, servem para a percepção de luz diurna e de cor.

Após entender como a visão de um gato é diferente da visão humana, você deve ter ficado curioso para saber quais são as cores que o felino é capaz de distinguir. Então, continue a leitura para o próximo tópico que preparamos.

Quais são as cores que os gatos enxergam?

Essa dúvida é muito comum quando o assunto é a visão de gato ou de qualquer outro animal. Muitas pessoas acreditam que os felinos enxergam o mundo em preto e branco, porém, a verdade é que não é bem assim.

É claro que os gatos não conseguem enxergar as mesmas cores que os seres humanos, pois nós temos três tipos de células fotorreceptoras que possibilitam a captação do azul, vermelho e verde, enquanto os felinos possuem apenas dois.

Diante disso, a visão do gato é capaz de captar uma combinação limitada de tons e não existe um consenso a respeito de quais cores específicas eles conseguem enxergar, mas a maioria dos cientistas afirma que a visão dos felinos é composta somente por receptores vermelhos e azuis, portanto, quando ele está olhando para um objeto verde, provavelmente enxerga um tom acinzentado.

Depois de ler este artigo, a gente fica ainda mais interessado sobre o mundo animal, não é mesmo? Aqui no Blog da Ciclic, além de descobrir as curiosidades dos pets, você também confere dicas de cuidados. Um deles é o plano de assistência à saúde mais completo para o seu felino, com consultas, exames, cirurgias, vacinas, reembolso e tudo o que seu animal de estimação mais precisar para ficar feliz e saudável. Conheça melhor o Saúde Pet e proteja seu melhor amigo!