Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
Como viajar com segurança. | Foto: Freepik.

Viaje com segurança: dicas para se proteger

Algo que todo mundo pode concordar é que viajar, seja a trabalho ou a lazer, é a melhor maneira de esfriar a cabeça e conhecer novos horizontes. Porém, para poder aproveitar tudo isso do melhor jeito, é sempre bom se planejar com antecedência.

Garantir uma viagem com segurança é essencial para não se preocupar e curtir ao máximo cada momento, principalmente no período pandêmico que passamos, em que além de ficarmos mais atentos com nossa segurança em caso de furtos ou roubos, temos também que pensar em nossa saúde e a de pessoas em nosso ciclo.

Veja agora algumas dicas de segurança para viagem, os destinos mais seguros, a importância de um seguro viagem e como é a segurança nos aeroportos. 

Como viajar com segurança. | Foto: Freepik.
Como viajar com segurança. | Foto: Freepik.

A importância de uma viagem com segurança

Viajar em família ou até mesmo sozinho é sempre um momento de prazer. Conhecer novos lugares, aumentar seu repertório cultural e esquecer um pouco da rotina faz bem e ajuda a relaxar qualquer pessoa.

Para viajar com segurança e se divertir com a tranquilidade merecida, é importante seguir alguns cuidados que ajudam a evitar surpresas desagradáveis e transtornos na volta.

Indo mais para o lado da saúde, já tem mais de um ano que nossas vidas viraram de cabeça para baixo e tivemos que nos adaptar com o “novo normal” e é claro que nossa relação com viagens não é mais a mesma também.

Com o avanço notável da vacinação, muitas pessoas já conseguiram voltar a viajar, mas isso não significa que foi do mesmo jeito que era antes, pois elas precisaram mudar a forma que se comportavam. Mas tomando todos os cuidados, é possível reduzir a exposição ao vírus e fazer com que viajar com segurança seja uma realidade.

Quais são os destinos mais seguros?

Viajar com segurança não se aplica apenas para os cuidados tomados, mas também para o destino da sua viagem. Anualmente, a revista norte-americana, The Economist, divulga um índice de lugares mais seguros do mundo, o chamado Global Peace Index ou Índice Global da Paz.

Para essa avaliação, cada país passa por 23 indicativos, como índices de criminalidade, tolerância, estabilidade política, investimento em segurança, altos índices de desenvolvimento humano (também conhecido como IDH), políticas públicas e outros fatores.

Ao passar nesses “testes” do Global Peace Index, cada país recebe pontos de acordo com seu desempenho. Porém, ter mais pontos não significa ter uma boa classificação. Na verdade, quanto mais pontos o país recebe, mais ele cai no índice.

Conheça o top 10 dos países que tiraram as melhores notas no Global Peace Index:

  • Islândia, com nota 1078;
  • Nova Zelândia, com nota 1198;
  • Portugal, com nota 1247;
  • Áustria, com nota 1275;
  • Dinamarca, com nota 1283;
  • Canadá, com nota 1298;
  • Singapura, com nota 1321;
  • República Tcheca, com nota 1337;
  • Japão, com nota 1360;
  • Suíça, com nota 1366.

Importância do seguro viagem

Além do destino, para viajar com segurança é necessário garantir que você tenha todos os itens essenciais e o seguro viagem é um deles. 

Essa assistência é necessária para se precaver contra qualquer tipo de imprevisto tanto em viagens internacionais quanto nacionais, principalmente se você não tiver cobertura de plano de saúde em todo o país. Em muitos lugares, como uma medida para incentivar o turista a viajar com segurança, o seguro viagem é obrigatório para passar pela imigração e entrar no país. 

Mas além de garantir que você possa viajar com segurança, o Seguro Viagem da Ciclic, por exemplo, tem outros objetivos e vantagens, como atendimento médico e hospitalar, principalmente em casos de emergências ou doenças contraídas durante a viagem, ótimo custo-benefício, assistência 24 horas em português para te indicar o que fazer em alguma situação, reembolso de despesas em diversas ocorrências e acidentes e muito mais.

Segurança nos aeroportos

Os cuidados para viajar com segurança começam no aeroporto. Confira algumas dicas:

1- Verificar identidades

Todos os funcionários dos aeroportos são identificados com um crachá. Caso necessite de informações, dê prioridade a essas pessoas e preste atenção na credencial delas, desconfiando daquelas que não apresentarem crachá, principalmente se for para carregar suas bagagens. Se precisar de ajuda com o peso de suas malas, faça uso dos carrinhos.

2- Pertences desacompanhados

Nunca deixe seus pertences sozinhos em bancos, cadeiras, bares ou lanchonetes, principalmente se estiverem longe de sua vista. Sempre mantenha contato visual e físico com suas bagagens, pois as perdas e roubos sempre ocorrem nos momentos de descuido.

3- Crianças

Para poder viajar com segurança com qualquer criança é preciso sempre cuidar dela. Sempre a mantenha perto de você, principalmente se estiver em um lugar em que ela não fale a língua nativa. Assim como com as bagagens, sempre tenha contato visual e físico com a criança e não a deixe sozinha em nenhuma hipótese.

4- Despacho de bagagens

Ao fazer o despacho de suas bagagens, incluindo a de mão, verifique se estão bem fechadas. Faça uso de malas com cadeados, segredos e até mesmo lacres, que são muito usados atualmente. Sempre identifique seus pertences de forma visível, colocando fitas de cores chamativas, assim, ficará mais fácil de encontrá-los em qualquer lugar.

5- Sono

Evite dormir no aeroporto. Por mais cansativo que possa ser essa experiência, essa não é uma boa ideia. Porém, se precisar, use suas bagagens como travesseiros ou as amarre a você, evitando possíveis furtos e mantendo contato físico.

6- Veículos

Evite deixar seus veículos em estacionamentos clandestinos. Dê preferência aos oficiais dos aeroportos, mesmo que sejam mais caros, já que a maioria deles possui seguro.

7- Atenção no saque

Se precisar sacar alguma quantia de dinheiro ou utilizar algum caixa eletrônico, preste atenção, pois caso perceba que aquele terminal é uma fraude, avise imediatamente as autoridades.

Veja a situação da Covid-19 no seu destino

Consulte sites oficiais de turismo, embaixadas e consulados para evitar viajar para algum lugar com surto de Covid-19.

Além disso, se certifique de só viajar para outro país com um seguro viagem que tenha cobertura para esse vírus, assim como o da Ciclic. Quer saber mais sobre ele? Visite o site do nosso Seguro Viagem!