Sabe quando você escuta aquela música que ama no rádio, em uma festa ou até mesmo em uma loja, mas você não tem noção de como conseguir seu nome? O Shazam vai acabar com esse problema! Mas você o conhece ou sabe como usá-lo?
Continue a leitura para saber mais sobre essa ferramenta que revolucionou a vida dos amantes da música!
O que é o Shazam?
Você deve estar se perguntando: afinal, o que é Shazam?
Ele é um aplicativo que tem a capacidade de detectar músicas em ambientes como lojas, rádios, festas, cafeterias, etc.
Além disso, o Shazam oferece outras informações sobre o som, como letra, clipe (sincronizado com o Youtube), playlists com as canções mais famosas dos artistas e funções como músicas relacionadas e a opção de compartilhar seu novo achado nas redes sociais.
Quando você encontra uma música, também é possível ouvi-la dentro do aplicativo ou clicar em botões que direcionam direto para plataformas como Apple Music, Deezer ou Spotify.
Em setembro de 2018, a Apple concluiu o processo de compra do Shazam por US$ 400 milhões (equivalente a R$ 1,5 bilhão). Desde então, o app trouxe algumas novidades e maiores ferramentas e facilidades para os usuários.
Agora, o Shazam está livre dos anúncios e também ganhou um novo recurso, o “pop-up Shazam”. Essa ferramenta permite que o aplicativo funcione junto com outros softwares de música, como o YouTube, mas apenas em dispositivos Android.
Outra atualização ainda mais recente é o Auto Shazam, que identifica músicas automaticamente sem a necessidade do app estar aberto, funcionando em segundo plano no celular Android. Isso faz com que as canções encontradas fiquem guardadas em uma lista e o usuário não perca tempo abrindo o aplicativo durante uma festa ou em uma loja.
O mais legal dessa função é que ela também serve para quem está assistindo um filme na Netflix ou vendo um vídeo do Youtube. Tocou uma música que você curtiu? Ative a função segundo plano e deixe o Shazam identificar e salvar o som para você automaticamente!
Veja como usar a função “segundo plano”:
- Primeiro, tenha certeza que o aplicativo está atualizado.
- Depois, é só abri-lo e, logo na tela inicial, tocar no botão “Auto” para que a ferramenta seja ativada.
- Você perceberá que o botão “Auto” ficará branco e uma frase abaixo confirmará que o Shazam Auto está ativo.
- Com a função ativada, o Shazam pode ser minimizado. Agora, quando tocar alguma música, suas notificações vão indicar que o app está identificando faixas. Continue usando seu celular normalmente.
- Alerta: só tome cuidado para não abafar muito o seu smartphone, principalmente na área de saída de som, para que o aplicativo funcione melhor.
- Quando uma música for identificada, você pode ir até a central de notificações, clicar sobre o alerta do Shazam e ver detalhes.
- O aplicativo vai exibir a lista com todas as canções que ele achou e as mais recentes ficam em primeiro lugar. Para ver mais detalhes sobre uma faixa, é só tocar sobre ela.
- Outra tela exibirá os lugares onde você poderá comprar, ouvir a música no Spotify ou adicioná-la ao Shazam normalmente como qualquer outro som do jeito original.
Como achar uma música?
Para identificar um som, você precisa tocar no botão grande e em evidência que aparece logo que o aplicativo é aberto, na tela principal.
Depois, posicione o celular na direção ou próximo ao som e, assim, o Shazam começará a funcionar e fará uma pesquisa automática que vai te fornecer na tela justamente o nome da música e do artista ou banda em alguns segundos.
As canções encontradas ficam em uma playlist feita pelo próprio Shazam e você pode consultá-las novamente quando quiser!
Como funciona o Shazam?
A mágica do Shazam está no seu banco de dados extremamente potente, que é constantemente atualizado com músicas de várias regiões do planeta.
Dentro do aplicativo, cada canção ganha uma espécie de impressão digital em um gráfico 3D. Essa imagem leva o nome de espectrograma e é a chave para o reconhecimento musical. Muito interessante, não é?
O gráfico funciona basicamente assim: no eixo X, é impresso o tempo da música, enquanto no Y, é registrada sua frequência. Já no eixo Z, é marcada a intensidade.
A frequência musical varia dentro da mesma faixa. Dessa forma, quando o Shazam registra a primeira informação, já procura o ponto mais alto dessa frequência para dele criar uma partida para o restante do gráfico, que vai sendo formado de acordo com o tempo da música.
O Shazam cria o gráfico em 3D apenas com uma gravação de 10 segundos, passando a limpa no banco de dados, procurando música por música, até finalmente encontrar os mesmos pontos.
Caso a música não esteja incluída nesse banco de dados ou se sua gravação tiver muitos ruídos e sons atrapalhando, o Shazam não conseguirá reconhecê-la. Porém, seu arquivo está ficando cada vez mais aprimorado e isso não costuma acontecer com frequência aos usuários.
Por que o Shazam pode ser útil?
Resumindo tudo o que vimos até agora, esse aplicativo pode ser útil, pois:
- Encontra as músicas em segundos;
- Permite que você adicione os sons achados em playlists no Apple Music;
- Abre o Spotify instantaneamente para você já adicionar a música nas suas playlists favoritas;
- Pode ser usado offline;
- Mostra os Tops Shazam da sua cidade ou país;
- Recomenda músicas e playlists;
- É compatível com Apple Watch, iMessage, Mac e Ipad;
- Pode ser utilizado de forma automática, facilitando a função de detectar músicas;
- Você pode compartilhar músicas com seus amigos nas diversas redes sociais disponíveis.
Como baixar o Shazam?
O Shazam está disponível para celulares Android e Iphone (iOS).
Para baixar no Android, basta acessar a Play Store, procurar por Shazam e pronto! Só clicar em baixar. No caso do iOS, é a mesma coisa, só que você irá acessar a App Store.
Gostou desse conteúdo? Então continue acompanhando o nosso blog e não esqueça de garantir a proteção do Seguro Celular Ciclic para o seu aparelho!