Ciclic

Veja como usar o Shazam e aprender novas músicas!

Sabe quando você escuta aquela música que ama no rádio, em uma festa ou até mesmo em uma loja, mas você não tem noção de como conseguir seu nome? O Shazam vai acabar com esse problema! Mas você o conhece ou sabe como usá-lo?

Continue a leitura para saber mais sobre essa ferramenta que revolucionou a vida dos amantes da música!

O Shazam é seu aliado para descobrir novas músicas. | Foto: Unsplash.

O que é o Shazam?

Você deve estar se perguntando: afinal, o que é Shazam?

Ele é um aplicativo que tem a capacidade de detectar músicas em ambientes como lojas, rádios, festas, cafeterias, etc.

Além disso, o Shazam oferece outras informações sobre o som, como letra, clipe (sincronizado com o Youtube), playlists com as canções mais famosas dos artistas e funções como músicas relacionadas e a opção de compartilhar seu novo achado nas redes sociais.

Quando você encontra uma música, também é possível ouvi-la dentro do aplicativo ou clicar em botões que direcionam direto para plataformas como Apple Music, Deezer ou Spotify.

Em setembro de 2018, a Apple concluiu o processo de compra do Shazam por US$ 400 milhões (equivalente a R$ 1,5 bilhão). Desde então, o app trouxe algumas novidades e maiores ferramentas e facilidades para os usuários.

Agora, o Shazam está livre dos anúncios e também ganhou um novo recurso, o “pop-up Shazam”. Essa ferramenta permite que o aplicativo funcione junto com outros softwares de música, como o YouTube, mas apenas em dispositivos Android.

Outra atualização ainda mais recente é o Auto Shazam, que identifica músicas automaticamente sem a necessidade do app estar aberto, funcionando em segundo plano no celular Android. Isso faz com que as canções encontradas fiquem guardadas em uma lista e o usuário não perca tempo abrindo o aplicativo durante uma festa ou em uma loja.

O mais legal dessa função é que ela também serve para quem está assistindo um filme na Netflix ou vendo um vídeo do Youtube. Tocou uma música que você curtiu? Ative a função segundo plano e deixe o Shazam identificar e salvar o som para você automaticamente! 

Veja como usar a função “segundo plano”:

  1. Primeiro, tenha certeza que o aplicativo está atualizado.
  2. Depois, é só abri-lo e, logo na tela inicial, tocar no botão “Auto” para que a ferramenta seja ativada. 
  3. Você perceberá que o botão “Auto” ficará branco e uma frase abaixo confirmará que o Shazam Auto está ativo.
  4. Com a função ativada, o Shazam pode ser minimizado. Agora, quando tocar alguma música, suas notificações vão indicar que o app está identificando faixas. Continue usando seu celular normalmente.
  5. Alerta: só tome cuidado para não abafar muito o seu smartphone, principalmente na área de saída de som, para que o aplicativo funcione melhor.
  6. Quando uma música for identificada, você pode ir até a central de notificações, clicar sobre o alerta do Shazam e ver detalhes.
  7. O aplicativo vai exibir a lista com todas as canções que ele achou e as mais recentes ficam em primeiro lugar. Para ver mais detalhes sobre uma faixa, é só tocar sobre ela.
  8. Outra tela exibirá os lugares onde você poderá comprar, ouvir a música no Spotify ou adicioná-la ao Shazam normalmente como qualquer outro som do jeito original. 

Como achar uma música?

Para identificar um som, você precisa tocar no botão grande e em evidência que aparece logo que o aplicativo é aberto, na tela principal.

Depois, posicione o celular na direção ou próximo ao som e, assim, o Shazam começará a funcionar e fará uma pesquisa automática que vai te fornecer na tela justamente o nome da música e do artista ou banda em alguns segundos.

As canções encontradas ficam em uma playlist feita pelo próprio Shazam e você pode consultá-las novamente quando quiser!

Como funciona o Shazam?

A mágica do Shazam está no seu banco de dados extremamente potente, que é constantemente atualizado com músicas de várias regiões do planeta.

Dentro do aplicativo, cada canção ganha uma espécie de impressão digital em um gráfico 3D. Essa imagem leva o nome de espectrograma e é a chave para o reconhecimento musical. Muito interessante, não é?  

O gráfico funciona basicamente assim: no eixo X, é impresso o tempo da música, enquanto no Y, é registrada sua frequência. Já no eixo Z, é marcada a intensidade.

A frequência musical varia dentro da mesma faixa. Dessa forma, quando o Shazam registra a primeira informação, já procura o ponto mais alto dessa frequência para dele criar uma partida para o restante do gráfico, que vai sendo formado de acordo com o tempo da música. 

O Shazam cria o gráfico em 3D apenas com uma gravação de 10 segundos, passando a limpa no banco de dados, procurando música por música, até finalmente encontrar os mesmos pontos.

Caso a música não esteja incluída nesse banco de dados ou se sua gravação tiver muitos ruídos e sons atrapalhando, o Shazam não conseguirá reconhecê-la. Porém, seu arquivo está ficando cada vez mais aprimorado e isso não costuma acontecer com frequência aos usuários.

Por que o Shazam pode ser útil?

Resumindo tudo o que vimos até agora, esse aplicativo pode ser útil, pois:

  • Encontra as músicas em segundos;
  • Permite que você adicione os sons achados em playlists no Apple Music;
  • Abre o Spotify instantaneamente para você já adicionar a música nas suas playlists favoritas;
  • Pode ser usado offline;
  • Mostra os Tops Shazam da sua cidade ou país;
  • Recomenda músicas e playlists;
  • É compatível com Apple Watch, iMessage, Mac e Ipad;
  • Pode ser utilizado de forma automática, facilitando a função de detectar músicas;
  • Você pode compartilhar músicas com seus amigos nas diversas redes sociais disponíveis.

Como baixar o Shazam?

O Shazam está disponível para celulares Android e Iphone (iOS).

Para baixar no Android, basta acessar a Play Store, procurar por Shazam e pronto! Só clicar em baixar. No caso do iOS, é a mesma coisa, só que você irá acessar a App Store.

Gostou desse conteúdo? Então continue acompanhando o nosso blog e não esqueça de garantir a proteção do Seguro Celular Ciclic para o seu aparelho!