Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços

Veja como escanear documentos pelo celular!

A internet surgiu e, com ela, inúmeras possibilidades e inovações.

Por exemplo, na hora de enviar a cópia de um documento, o equipamento scanner é necessário, mas ter um não é algo acessível para a maioria das pessoas. Sem falar que tirar foto do arquivo com a câmera do celular pode não garantir uma boa qualidade também.

Mas, atualmente, escanear documentos pelo celular é um processo mais simples. Basta seguir alguns passos que você encontra neste artigo!

Se você está pesquisando por “escanear documentos pelo celular aplicativo”, então acabou de encontrar o artigo ideal! | Foto: Pixabay.
Se você está pesquisando por “escanear documentos pelo celular aplicativo”, então acabou de encontrar o artigo ideal! | Foto: Pixabay.

Fotografar ou escanear?

No geral, a principal diferença está no fato de que a foto é apenas uma imagem e para um documento importante, é fundamental ter recursos de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), uma tecnologia que reconhece palavras de textos impressos, escaneados, fotografados e até escritos à mão por meio da utilização de uma câmera.

Tendo em vista que o OCR permite essa conversão de um conteúdo em arquivo, com ele, é possível procurar por trechos, editar, assinar e entre outras opções que não são possíveis em uma foto, por exemplo.

Mas não são todos os aplicativos de escanear que oferecem esse recurso – e muitos cobram por isso.

Agora, você deve estar curioso para saber como escanear documentos pelo celular, não é mesmo? Então, que tal continuar a leitura deste artigo e descobrir?

Como escanear documentos pelo celular?

Escanear documentos é uma atividade exercida por muitas pessoas, principalmente em ambientes de trabalho.

Felizmente, você não precisa ir até uma gráfica ou ter um scanner para digitalizar um arquivo, visto que seu celular já é capaz de fazer isso a partir da utilização de aplicativos voltados para essa função.

Confira as dicas que separamos para você desempenhar essa tarefa de um jeito fácil e rápido!

1. Escolha um lugar iluminado

Ao escanear documentos pelo celular, você precisa garantir que eles se mantenham legíveis. Para isso, é recomendado fazer o processo em um lugar com luz. E para melhorar ainda mais a iluminação, é interessante manter a lente da câmera e o documento limpos.

2. Mantenha a mão firme

Manter a mão bem firme evita que o aplicativo reconheça palavras de uma maneira errada. Para garantir essa estabilidade, você pode optar pelo uso de tripés ou de uma bancada. Assim, você não corre o risco de desviar a mão ou tremer.

3. Não se preocupe com o tamanho do arquivo

Os aplicativos para escaneamento possuem ferramentas que permitem a seleção de uma área desejada. Então, o importante não é o tamanho do arquivo, mas o conteúdo.

O mais importante durante o processo é garantir que o texto seja convertido em um documento legível, pois isso evita rasuras.

4. Use filtros para realçar o texto

Se você está querendo obter um resultado ainda melhor com os seus documentos escaneados, pode aplicar os filtros que são oferecidos pelos apps ao final do processo. É aconselhável preferir os que realçam o texto por meio do ajuste de contraste e brilho.

Ao seguir essas dicas, você, com certeza, terá um arquivo legível e apresentável, independente do aplicativo que está utilizando. Quer conhecer quais são os melhores? Então, leia o próximo tópico!

Melhores aplicativos

Existe uma variedade de apps específicos para a digitalização de documentos e que contam com ferramentas excelentes. Conheça, a seguir, algumas opções e decida qual se adequa melhor com as suas necessidades!

1. Cam Scanner

É um dos aplicativos mais famosos. Ele surgiu em 2011 e faz a digitalização em formato JPG ou PDF. Além disso, ele conta com inúmeras ferramentas automáticas, como o corte de áreas específicas e a possibilidade de garantir margens mais realistas.

O app também possui filtros de cor e textura, que garantem melhor qualidade para o documento. A maior parte das funcionalidades do Cam Scanner é gratuita.

2. Genius Scan — PDF Scanner

O Genius Scan se destaca na função de remoção de rasgos e sombras que estejam presentes no documento. Ademais, essa ferramenta também faz a digitalização em lote, o que possibilita a captura de dezenas de páginas em um curto período de tempo.

Esse app também permite a digitalização em PDF e JPG, garantindo a mescla e a divisão de documentos e a identificação automática de arquivos.

3. SwiftScan — PDF Document Scanner

O SwiftScan é gratuito e oferece funções básicas de um aplicativo de digitalização. Usar esse app é bem fácil, pois ele tem uma interface intuitiva, formada por comandos acionados por apenas um toque na tela.

4. Adobe Scan

O Adobe Scan é um aplicativo desenvolvido para a digitalização de texto em vários formatos, para a detecção de caracteres e para a correção de danos presentes nas folhas dos documentos.

Ele permite a integração com outros serviços da Adobe e possui recursos pagos, mas as ferramentas básicas são gratuitas para uso.

5. Microsoft Office Lens

De forma resumida, o Microsoft Office Lens é capaz de extrair textos em tempo real e transformar um conteúdo manuscrito em caracteres virtuais. Ele também possui um mecanismo de compartilhamento via Office 365 bastante otimizado, o que possibilita que os documentos digitalizados sejam salvos como apresentação de slides, planilha ou imagem.

6. ClearScanner

O ClearScanner não possui versão paga. Esse aplicativo é utilizado para digitalizar documentos, mas também pode ser uma alternativa para a criação de um quadro de anotações.

Ademais, o app possui filtros desenvolvidos especialmente para que seus arquivos fiquem mais claros e nítidos

7. ScanBot

Esse aplicativo permite que você faça a digitalização de qualquer tipo de documento. Além disso, também conta com a possibilidade de assinatura ou anotações nos arquivos.

Assim como outras ferramentas, o ScanBot conta com o recurso de salvamento em serviços de armazenamento em nuvem, como o OneDrive, Google Drive e DropBox.

Você conheceu os sete principais aplicativos usados para escanear documentos pelo celular. Agora, se você é um usuário do WhatsApp e pretende enviar esses arquivos por lá, deve conferir o próximo tópico. Vamos lá?

Como enviar direto pelo Whatsapp?

Para enviar um documento digitalizado direto pelo Whatsapp, basta você começar abrindo uma conversa individual ou em grupo. Em seguida, selecione o ícone de anexar e toque em “documento” para selecionar o arquivo do seu celular que quer enviar. Por fim, apenas selecione o ícone de enviar.

Lembre-se de que você também pode enviar um arquivo pelo Whatsapp utilizando o menu de compartilhamento do próprio aplicativo de digitalização.

É importante ressaltar que o tamanho máximo de documentos aceito pelo Whatsapp é 100MB.

Você percebeu que o celular é um aparelho indispensável para a realização de diversas tarefas, não é? E se você está pensando em proteger melhor o seu, é hora de conhecer o Seguro Celular da Ciclic!