Ciclic

Veja 10 aplicativos para editar fotos que você precisa conhecer

Os celulares estão cada vez mais tecnológicos e, consequentemente, as câmeras também. Atualmente, é muito difícil ver alguém com câmera digital, já que as câmeras presentes nos smartphones são bastante modernas e substituem perfeitamente o modelo anterior de fotografar. Independente da modernização e da qualidade das fotografias, uma ferramenta que continua sendo utilizada por muitas pessoas são os aplicativos para editar fotos.

Apesar de ser possível editar por meio das próprias redes sociais, como o Instagram, dentro desses apps você encontra múltiplas funções mais específicas para tratar sua foto: eles podem modelar o corpo, fazer alterações faciais, colocar filtros, entre outros. E mesmo que alguns recursos disponíveis nesses editores sejam pagos, a maioria das ferramentas presentes nos aplicativos de editar são gratuitas.

Neste artigo, separamos uma lista com diferentes aplicativos para editar fotos grátis tanto para Android quanto para iPhone (iOS). Além disso, vamos te mostrar a praticidade de usá-los. Com as 10 opções de apps que apresentaremos a você, será mais fácil ainda editar suas fotos. Confira nossas dicas.

Aplicativos para editar fotos no celular. | Foto: Freepik.

Por que editar no celular?

A pós-produção das fotografias é tão importante quanto a sua produção. Atualmente, existem lugares em que a edição de fotos, seja para divulgação de um negócio, seja para uso pessoal, é de suma importância. Os restaurantes, por exemplo, precisam apresentar fotos das comidas de seu cardápio de forma que o cliente sinta-se atraído a realizar o pedido.

Em salões de beleza, os aplicativos para editar precisam realçar a beleza das modelos e dos serviços, alterando as possíveis imperfeições. Já nas redes sociais, os artifícios de edição são usados para tornar a foto perfeita aos olhos das pessoas. Afinal, quem não quer sair bem nas fotos na internet, não é mesmo? Ou seja, para aqueles que trabalham com fotografia ou simplesmente gostam de tirar fotos, saber editar é de grande utilidade.

Por isso, para você que busca praticidade ou não tem muita habilidade com os programadores de edição mais sofisticados, usar aplicativos para editar no próprio celular pode ser uma ótima solução. Com os dispositivos portáteis, você pode baixar os apps para editar e mexer em suas fotos de onde você estiver.

Além disso, os aplicativos para editar disponíveis para smartphones estão cada vez mais avançados e não perdem para programas mais pesados de manipulação. Recorrendo a eles, você ainda pode salvar a foto editada direto na galeria do seu smartphone ou ainda compartilhá-la em suas redes sociais assim que a edição estiver completa.

Quais os melhores aplicativos para editar suas fotos?

Já destacamos a importância de tratar fotos e como é simples fazer isso pelo celular. Porém, existem diversas opções de editores que se diferem em recursos disponíveis. A fim de ajudar na escolha do melhor aplicativo para editar fotos, separamos os 10 principais, que operam em Android e iOS e apresentam versões gratuitas.

Por meio desta lista, você poderá definir qual é o ideal para você, ou seja, qual combina mais com suas necessidades e seu estilo de foto. Vamos destacar as características principais dos seguintes aplicativos de edição: Snapseed, Pixlr, Fotor, Photoshop Express, PicsArt Photo Studio, Adobe Lightroom CC, Afterlight, VSCO, Inshot e Cymera. Confira cada um deles e seus diferenciais.

Aplicativos para editar fotos fazem colagens. | Foto: Freepik.

Snapseed

Atualmente, o Snapseed é um dos aplicativos de editar fotos mais popular. Desenvolvido e pertencente ao Google, é completo, totalmente gratuito e disponibiliza recursos de edição que outros apps oferecem somente em versões pagas.

Com ele, você pode editar uma foto de forma simples e rápida. Em poucos cliques, você muda cor, tamanho, contraste, luminosidade, aplica filtros e realiza retoques. Esse aplicativo também permite o compartilhamento direto para as redes sociais, como o Instagram e o Pinterest.

Pixlr

O aplicativo tem versões para computadores e smartphones e é indicado para quem quer realizar edições simples ou avançadas nas fotos, já que suas duas versões são rápidas e atualizadas. Por meio dele, você pode aplicar filtros, colagens, montagens, ressaltar cores, redimensionar e cortar fotos.

Sendo recomendado para todas as situações, esse aplicativo para editar se destaca entre os concorrentes.

Fotor

O Fotor é um aplicativo para editar completo que disponibiliza diferentes recursos. Você conta com efeitos, opções de retoque e filtros, permitindo que o usuário brinque e aplique diferentes estilos em suas fotos, como filme, vintage, preto e branco, entre outros. Ele é gratuito, mas você pode realizar compras dentro do app. Tanto para os experientes quanto para os leigos em edição, o Fotor oferece ótimos recursos.

Photoshop Express

Um dos editores mais conhecidos do mundo também apresenta uma versão para smartphones. O Photoshop é um aplicativo que disponibiliza diferentes recursos, dos mais simples aos mais avançados. De maneira rápida, você pode corrigir suas fotos, adicionar molduras, cortar, girar e realizar outras funções.

Picsart Photo Studio

O Picsart Photo Studio é um dos aplicativos para editar fácil de ser manuseado e bastante interativo. Por meio dele, você pode capturar, mexer no contraste, cor, brilho e exposição das fotos, aplicar filtros e retocar detalhes. Além disso, pode dar um toque manual nelas e realizar colagens. É disponível gratuitamente para Android e iOS, mas apresenta ferramentas e recursos pagos.

Como editar suas selfies em seu próprio celular? | Foto: Freepik.

Adobe Lightroom CC

O Adobe Lightroom está entre os melhores aplicativos para editar. Ele apresenta recursos profissionais e é bastante recomendado para quem quer edições boas de maneira rápida. Entre seus recursos, vale destacar que ele tem a ferramenta de remover elementos das imagens. Além de ser utilizado em computador, também pode ser baixado em smartphones.

Por meio dele, você pode alterar exposição, saturação, contraste e outros detalhes da imagem. Pode fazer cortes, retoques, inserir efeitos, filtros e também usar configurações de edição automática.

Afterlight

Apesar de não ser um dos aplicativos para editar mais conhecido e utilizado em Android, o Afterlight apresenta recursos de qualidade. Ele oferece aos seus usuários filtros, ajustes manuais e alguns efeitos especiais. É gratuito, mas algumas de suas ferramentas são pagas.

VSCO

O VSCO está entre os aplicativos para editar mais comentados. Esse editor faz sucesso entre as influenciadoras digitais. Além de ter ótimas opções de filtros, retoques e ferramentas manuais e automáticas, o VSCO possui sua própria comunidade. Como se fosse uma rede social, você pode compartilhar suas fotos e participar de desafios.

Inshot

O Inshot é um dos aplicativos para editar vídeos no celular mais conhecido. Porém, ele também apresenta recursos para a edição de fotos. Apesar de oferecer uma versão paga, com acesso a todas as ferramentas do app, a versão gratuita também traz funções muito úteis e práticas.

Seus filtros e efeitos são mais básicos do que os dos outros aplicativos para editar, já que o foco do Inshot está em proporcionar opções mais descontraídas. Por isso, ele apresenta mais figurinhas do que efeitos avançados.

Cymera

O aplicativo Cymera é simples de usar e bastante intuitivo. Utilizando os recursos disponibilizados nele, você pode capturar fotos, criar vídeos, aplicar filtros, ajustar detalhes como brilho, saturação e contraste, desenhar, preencher e modelar o corpo. Ele é uma ótima opção para você que quer embelezar sua foto ou até mesmo brincar com ela, adicionando ou mudando a cor do cabelo, por exemplo. 

Gostou das nossas dicas? É simples editar suas fotos utilizando somente seu telefone!

Agora, é só você avaliar e escolher o melhor aplicativo em seu celular. Usufrua da praticidade e da velocidade dos editores e deixe suas fotos ainda mais bonitas.

Para usar seu celular em qualquer lugar e sem nenhuma preocupação, a Ciclic oferece o Seguro Celular. Nossa empresa é 100% digital e proporciona ao cliente uma plataforma de proteção completa, com soluções digitais de seguros, serviços e previdência.