Quando as pessoas pensam em viajar para fora do Brasil, logo imaginam lugares na Europa ou um tour pelos Estados Unidos. Acontece que a América do Sul também possui países muito interessantes de se conhecer, com uma cultura rica e cidades belíssimas.
Um belo exemplo é a viagem para o Uruguai, um país que faz fronteira com o nosso e que possui grandes maravilhas. Além disso, é uma viagem mais barata e que ainda permite que o turista entre em contato com uma nova língua e uma nova cultura.
É preciso frisar, contudo, que uma viagem para o Uruguai funciona como qualquer outra, ou seja, é necessário se planejar com antecedência, escolher as cidades que deseja conhecer, reservar um hotel ou outro tipo de hospedagem, entre outras coisas. Ademais, é importante se preocupar com sua segurança no local, se prevenindo de acidentes e outros problemas que possam acontecer. Pra isso, ter um seguro viagem Uruguai é fundamental!
Sendo assim, a seguir, montamos um roteiro de viagem para o Uruguai e vamos te apresentar a opção ideal de seguro viagem. Continue a leitura!
O que você precisa saber antes de viajar para o Uruguai!
Antes de apresentarmos para você as melhores cidades para se conhecer no Uruguai, separamos algumas informações úteis sobre o país com o intuito de te ajudar a se preparar para a sua viagem, garantindo sua segurança, acomodação e até mesmo a qualidade do seu passeio. Por isso, fique atento ao que iremos indicar para você!
Passaporte
Primeiro, você não precisa de um passaporte para viajar para o Uruguai. Sim, é isso mesmo que você leu! Por ser um país que faz fronteira com o nosso, próximo ao Rio Grande do Sul, não é necessário passaporte ou visto para entrar no país. É preciso, no entanto, apresentar o seu RG, que deve estar dentro da validade (prazo de 10 anos). Assim, já é possível economizar com vistos e com a retirada de um passaporte – ou sua renovação.
Dinheiro
Outra questão muito importante para uma viagem é o dinheiro. No Uruguai, é utilizado o peso Uruguai, porém, alguns lugares no país também aceitam dólares e reais, ou seja, é possível pagar alguns estabelecimentos com nossa própria moeda. O ideal, entretanto, é sempre ter pesos, uma vez que é a moeda oficial do país e aceito em todo o território.
Para facilitar ainda mais sua viagem, também existem os cartões de crédito que possuem uma versão internacional: um cartão exclusivo para viagens que permite que o cliente pague suas compras e que receba uma fatura convertida em reais depois. Além disso, muitos locais oferecem descontos de até 20% por pagamento com cartão de crédito. Sendo assim, também é recomendado que você leve esse item.
Trajeto
É possível ir e voltar de avião, de ônibus e de carro do Uruguai, ou seja, você decide como deseja viajar. Avalie a melhor opção para você, pensando em conforto, dinheiro, tempo de viagem, entre outros.
Por exemplo: para aqueles que moram no sul do país, é muito mais fácil chegar ao Uruguai de carro. Mas lembre-se que, para entrar no país de carro, é necessário fazer o Seguro Carta Verde – obrigatório na fronteira.
Quanto custa?
Os valores de uma viagem para o Uruguai podem variar de acordo com as cidades que você irá visitar, com a forma que escolheu para chegar ao país, o local em que irá se hospedar, entre outros. No entanto, é possível dizer que, para ir e voltar tranquilamente, comendo em bons lugares, se hospedando com qualidade, além das compras, serão gastos até R$ 8.000,00.
Onde ficar?
Agora que você já sabe o básico sobre o país, está na hora de pensar no roteiro. Vamos começar por onde ficar, ou seja, os locais em que deve se hospedar.
No Uruguai, é possível alugar um Airbnb ou ficar em hotéis e outros tipos de hospedagens. Ademais, existem opções mais em conta e mais caras, possibilitando que todos tenham acesso a um local para descansar e ficar. Alguns desses lugares, contudo, são mais visados pelos turistas porque oferecem um excelente serviço e um preço justo. São eles:
- Unique Hotel & Suites (Punta del Diablo);
- Posada Boutique Las Terrazas (Colônia del Sacramento);
- Hotel Romi (Colônia del Sacramento);
- Sur Hotel (Montevidéu);
- Hotel Palacio (Montevidéu);
- Hotel Blu Inn (Punta del Este);
- Hotel Romimar (Punta del Este).
O que fazer?
O Uruguai, em muitos aspectos, se assemelha ao Brasil. O país é a combinação perfeita de cidades grandes e interessantes, de praias de beleza inegáveis e de paisagens no campo de tirar o fôlego. Por isso, uma das primeiras coisas a se fazer no país é conhecer Montevidéu, capital e principal cidade do país – ela seria como São Paulo: grande, cultural, repleta de história e muitos simbolismos.
Em seguida, todo turista também deve conhecer as praias uruguaias, com águas cristalinas e aquela areia branca que só vemos nos filmes. Um exemplo perfeito é a Praia De Los Pocitos, localizada em Montevidéu. Mas caso você deseje sair de lá e desbravar outras, um destino ideal é Punta del Este.
Agora, para aqueles que desejam um contato maior com a natureza, Punta del Diablo é perfeita. A cidade possui diversas reservas naturais, com hospedagens no meio do campo. Além disso, ela também possui praias calmas e belíssimas, permitindo duas experiências em um só lugar.
Dicas de passeio
Agora você deve estar se perguntando: “quais os melhores locais para passeio no Uruguai?”. Como dissemos anteriormente, o país possui uma cultura e uma história muito ricas, além de belas paisagens. Pensando nisso, separamos algumas dicas de passeio para você:
- Plaza Independencia em Montevidéu;
- Casapueblo em Punta del Este;
- Farol em Colônia del Sacramento;
- Palácio Salvo em Montevidéu;
- Museo Ralli em Punta del Este;
- Museu do Teatro Larrañaga em Salto;
- Parque Batlle e Monumento La Carreta em Montevidéu;
- Plaza del Toros Real de San Carlos em Colônia del Sacramento.
Alta temporada
A alta temporada no Uruguai ocorre em janeiro e durante o Carnaval. É preciso dizer que, durante todo esse período de calor, as praias do país ficam lotadas, assim como as cidades. Além disso, as hospedagens, a alimentação, os passeios e até mesmo as compras ficam mais caras.
Por isso, aconselhamos conhecer o país fora de temporada, como na primavera – para aqueles que desejam aproveitar as praias – ou no outono. Lembre-se, no entanto, que são períodos mais frios, em que o vento é mais forte.
Cidades para conhecer
A seguir, apresentaremos cinco cidades para você conhecer no Uruguai:
Montevidéu
Montevidéu, ou Montevideo, é a capital e a maior cidade do Uruguai. Ela é a união perfeita de cidade grande – movimentada no dia a dia – com natureza, pois é extremamente arborizada, possui diversas praças e parques e permite que os turistas caminhem por ela despreocupadamente. Além disso, o local possui diversos pontos históricos e culturais, como museus.
Assim como as praias, o auge de Montevidéu é durante o verão uruguaio, com hotéis lotados e uma cidade fervilhando. Uma dica de hospedagem é o Hotel Palacio.
Punta del Este
Está à procura de praias e paisagens paradisíacas? Então, Punta del Este é o seu destino! A cidade possui diversas praias, como a Praia Brava ou a Praia de Punta Ballena.
O local também é considerado como a rivera uruguaia, com mansões de luxo, restaurantes caros e uma vida noturna intrigante. Como opção de hospedagem, existe o Hotel Blu Inn.
Colônia del Sacramento
Para aqueles que buscam tranquilidade e charme, a Colônia del Sacramento é o local ideal. A cidade é pacata, com construções antigas e possui uma certa delicadeza. Além disso, a parte mais nova possui diversos restaurantes, cafés, mercados e outros pontos atrativos para os turistas. Sendo assim, Colônia del Sacramento é o casamento perfeito entre o novo e o velho.
Lá, visite a Calle de los Suspiros, uma das ruas mais antigas da cidade e que possui construções preservadas do período colonial – desde a ocupação portuguesa até a ocupação espanhola. Como opção de hospedagem, tem a Posada Boutique Las Terrazas.
Punta del Diablo
Como dissemos, as praias estão entre os principais pontos turísticos do Uruguai, e outra cidade repleta de paisagens paradisíacas é Punta del Diablo. O local é mais simples do que Punta del Este, mas também combina a tranquilidade e beleza das praias com a agitação da vida noturna. Por lá, é possível encontrar viajantes de todo o mundo, principalmente mochileiros.
Uma dica de hospedagem é o Unique Hotel & Suites, além da opção de alugar um Airbnb.
Salto
Para aqueles que desejam conhecer o interior uruguaio e se distanciar da agitação das cidades grandes, Salto é a opção ideal. A cidade fica localizada no norte do país e seu acesso não é o mais fácil, porém, compensa muito! Por lá, existem diversas reservas naturais, rios e muito mais.
E ao contrário dos maiores pontos turísticos do Uruguai, Salto é para visitar durante o verão. Isso porque o turismo, nesse período, se concentra nas praias e Salto é conhecida como a cidade das águas termais.
Uma dica de hospedagem é o Hotel Horácio Quiroga, que fica próximo ao Parque Aquático de Salto Grande.
Dicas de segurança
As principais dicas de segurança no Uruguai são:
- Não ande com todo o dinheiro que levou para a viagem, deixando sempre uma reserva no hotel. Além disso, tome cuidado com o seu cartão de crédito;
- Cuide dos seus pertences, como celulares, máquinas fotográficas e outros tipos de aparelhos eletrônicos;
- Guarde seu dinheiro em um local seguro, como uma bolsa, carteira ou pochete. Além disso, evite mexer no seu dinheiro em locais públicos;
- Deixe seus documentos em um lugar seguro e não ande com dois juntos, por exemplo: passaporte e RG;
- Antes de sair de casa, faça uma cópia digital de seus documentos e envie para o seu e-mail;
- Anote o número do Consulado Geral do Brasil em Montevidéu e tenha fácil acesso no seu e-mail também. Qualquer problema ou acidente, entre em contato com a Embaixada;
- Evite passear após às 18h;
- Ao sentar-se em algum restaurante na área externa, não deixe bolsas ou carteiras em cima da mesa ou em locais de fácil acesso.
Além dessas dicas, é válido lembrar que o ideal também é fazer um seguro para ficar ainda mais tranquilo e protegido durante a viagem.
Seguro viagem
Como falamos anteriormente, o seguro viagem é o item essencial pra você viajar tranquilo e protegido, com diversas coberturas e assistências, como despesas médicas, suporte 24h em português, reembolso pra atraso de voo e bagagem e muito mais.
Está pensando em fazer uma viagem para o Uruguai? Então, entre no site do Seguro Viagem Ciclic, confira os planos e contrate o seu!
E sabe por que o melhor pra você é o Seguro Viagem Ciclic? Porque com ele, você garante uma proteção completa pra viagens nacionais, internacionais, aéreas, marítimas e terrestres e não se preocupa com os problemas que podem acontecer durante o passeio.