Animais de estimação são grandes companheiros dos seres humanos e, por isso, as pessoas costumam levá-los para vários lugares. Se você é uma delas e passeia com seu cachorro de carro, por exemplo, saiba que o correto não é deixá-lo solto, sem nenhuma proteção. Isso, além de ser muito perigoso para o cão, pode acabar te prejudicando também, já que a presença do pet pode interferir na sua atenção com o trânsito.
Saber como transportar cachorro e gato dentro de um automóvel é essencial. Mesmo em viagens curtas para o pet shop, por exemplo, é necessário que exista algum tipo de proteção durante o transporte de animais, como um cinto de segurança.
Fique ligado no conteúdo abaixo pra saber tudo sobre o assunto!
Você costuma deixar o seu cachorro tomar um vento com a cabeça para fora da janela do carro? Uma situação que é considerada fofa e, muitas vezes, engraçada, pode afetar a vida do seu pet, além de causar sérias punições para o motorista, sabia?
Ademais, também não é tão difícil ver cenas nas quais os animais de estimação são transportados no colo da pessoa que está dirigindo ou no do passageiro, bem como soltos dentro do veículo sem nenhuma proteção. Acontece que, assim como crianças pequenas, os pets não possuem discernimento de suas ações, isto é, são impulsivos e agem sem pensar, podendo até mesmo pular da janela do carro em movimento.
Sendo assim, conheça abaixo algumas regras e leis para transportar seu pet da melhor maneira possível!
Regras e leis:
É permitido pela lei (Código de Trânsito Brasileiro – CTB) transportar o seu animal de estimação dentro do carro, mas não são todas as formas de transporte que são permitidas, uma vez que não proporcionam conforto aos animais.
Por exemplo: no artigo 252 da CTB, é possível ver que: “II – transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas;” é considerada uma infração média, com penalidade de multa.
Sendo assim, caso você transporte seu cachorro no colo ou no chão do carro sem proteção, pode levar uma multa (o valor pode variar) e quatro pontos na CNH. Outro detalhe é que o cão deve permanecer no banco de trás do veículo.
Dicas para transportar o seu cachorro no carro:
Em primeiro lugar, é muito importante adaptar o animal para o passeio de carro. Se o seu cão não gosta muito, utilize alguns petiscos, a própria ração ou o brinquedo favorito, associando o veículo a algo que ele goste muito. Por exemplo: coloque o item dentro do carro e peça para ele ir buscar.
Ademais, assim como nós, os cachorros também podem se sentir mal durante uma viagem de automóvel, então, o acostume antes com viagens mais curtas.
No próximo tópico, conheça os três tipos de proteção mais usadas!
Como transportar cachorro?
1. Transporte de caixinha
Pode ser utilizada em diversas ocasiões, mas não é sempre que o cachorro fica quieto nela, portanto, é interessante associá-la com algo que o pet goste, pois, caso contrário, pode parecer como uma “prisão”.
Também é necessário se certificar de que a caixa não irá tombar no caso de uma freada brusca, por isso, utilize o cinto de segurança e o apoio do banco dianteiro para uma maior proteção.
2. Transporte do tipo peitoral
Essa proteção fica localizada entre as pernas e a barriga do animal. Dentro do carro, será preciso prendê-la em um local firme e, por isso, utilize o próprio cinto de segurança para prender corretamente o objeto. Ademais, evite deixar o item frouxo, assim, não corre o risco do cachorro cair no assoalho, mas, por outro lado, não aperte tanto a ponto de machucar o seu melhor amigo.
3. Transporte com o assento de cães
Para os cachorros com mais de 10kg, essa alternativa não é válida, uma vez que esse é o peso máximo suportado pela cadeira, já que o equipamento é preso no encosto de cabeça do banco traseiro. Basta você prender a cadeirinha na parte inferior, juntamente com o cinto de segurança, e depois colocar o animal por dentro.
Gostou do conteúdo? Quer conhecer outra maneira de proteger seu pet? Acesse o site do Saúde Pet Ciclic: a assistência de saúde completa e com cobertura nacional para cuidar do seu cão ou gato, independente da idade!