Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços

Teste de COVID-19 para viagem internacional: veja as exigências

Apesar de viajar ser uma das melhores coisas para distrair a mente, em 2020, todos os planos envolvendo viagens nacionais e internacionais foram frustrados. Além do lockdown gerenciado pelas autoridades de cada lugar, as nações decidiram fechar suas fronteiras como medida protetiva para conter o avanço do Coronavírus.

Em 2021, com a melhora no quadro pandêmico, os países iniciaram o processo de abertura das fronteiras, liberando a entrada dos visitantes estrangeiros. Porém, essa liberação não foi totalmente completa, pois ainda há algumas restrições, como o teste de Covid-19, quarentena e vacinação.

Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre esse teste, além de mostrar alguns países que estão aceitando brasileiros. Confira!

Precisa fazer teste de Covid-19 para viajar de avião? | Foto: Freepik.

Os brasileiros estão sendo aceitos fora do país?

Os brasileiros tiveram sua entrada vetada em grande parte dos países do mundo devido ao alto número de casos de Coronavírus no Brasil, à vacinação lenta e à circulação de novas variantes.

Mas a boa notícia para nós é que as fronteiras começaram a abrir e, para a entrada, algumas nações exigem a realização do teste de Covid-19, um período de quarentena e também a vacinação completa.

Confira agora a lista de alguns países, separados por continentes, que estão aceitando turistas do Brasil (atualizada em 31/12):

América do Sul

Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

América Central

Belize, Costa Rica, Cuba, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá.

América do Norte

Canadá, Estados Unidos e México.

Europa

Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Islândia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Sérvia, Suíça, Turquia e Ucrânia.

Oceania, Ásia e Oriente Médio

Armênia, Camboja, Catar, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Líbano, Maldivas, Polinésia Francesa e Tailândia.

África

África do Sul, Camarões, Egito, Etiópia, Gana, Marrocos, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Quênia, República Democrática do Congo, Ruanda, Senegal, Serra Leoa, Somália, Tanzânia, Tunísia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.

Países pelo mundo exigem teste de Covid-19 para viajar. Fique por dentro. | Foto: Freepik.

Quais tipos de teste de Covid-19 são indicados para viajar?

O exame RT – PCR ou simplesmente PCR é o exigido quando se trata de viagens internacionais.

Esse teste molecular é capaz de detectar a presença do vírus por meio da coleta com swab (instrumento parecido com um cotonete, mas maior) pelo nariz e boca, apresentando alto grau de confiabilidade, aproximadamente 90%.

Quanto tempo antes da viagem o teste deve ser realizado?

Leve em consideração três fatores na hora de marcar o seu teste PCR:

● Data do voo;

● Tempo de espera para sair o resultado do exame;

● Prazo máximo de emissão do resultado estipulado pelo país.

Como mencionamos acima, a maioria dos países aceita certificados negativos emitidos até 72 horas antes do embarque, mas há exceções. Por isso, confira os prazos do seu destino para não ser pego de surpresa em cima da hora.

Lembre-se de que as exigências que envolvem a pandemia mudam constantemente e de país para país, então, acompanhe e pesquise essas informações em fontes confiáveis, como, por exemplo, nos sites oficiais do governo local.

Em quanto tempo sai o resultado do PCR?

O tempo de disponibilização do resultado desse teste de Covid-19 depende da unidade responsável pelo exame. Geralmente, os prazos variam entre 48 e 72 horas, podendo chegar até cinco dias úteis.

O resultado é emitido como um certificado, sendo necessário apresentar uma versão em inglês em casos de viagens internacionais.

Qual é o valor do teste?

O exame PCR é gratuito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Na rede particular, os preços variam entre 280 e 500 reais. E com o Seguro Viagem da Ciclic, há desconto exclusivo na realização do teste. Clique aqui e saiba mais!

Onde posso fazer meu teste?

Você pode procurar um laboratório ou uma unidade hospitalar para realizar o exame. Mas, em algumas capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, as UBS só fazem o teste mediante a uma indicação médica.

Existe também a possibilidade de agendar o exame em uma unidade particular. Nesses casos, você explica sua necessidade e, geralmente, a marcação é liberada.

Vale ressaltar que se você for voar de volta para o Brasil, enquanto a determinação da ANVISA estiver em vigor, é necessário apresentar o resultado negativo do teste de Covid-19 antes de embarcar, ou seja, ele deverá ser feito no país em que você estiver.

Faça o teste de Covid-19 antes de viajar para proteger você e os outros. | Foto: Freepik.

É responsabilidade de todo e qualquer cidadão viajar com a certeza de que não é um portador do vírus. Essa é uma maneira consciente e segura de não colocar a sua vida e a de outras pessoas em risco.

E por falar em segurança na viagem, lembra que falamos acima do Seguro Viagem da Ciclic? Além do serviço oferecer desconto no exame PCR, há também a cobertura complementar contra Covid-19, que cobre despesas médicas e hospitalares caso a pessoa seja diagnosticada com a doença durante a viagem.

Quer conhecer melhor essas assistências especiais? Acesse o site do nosso Seguro Viagem!