Quem nunca precisou de uma consulta médica urgente, mas se deparou com uma fila quilométrica na emergência do hospital? Ou quem nunca se sentiu mal durante o fim de semana ou feriado e ficou sem saber onde buscar ajuda médica imediata?
Pois é, essas situações podem ser bem frustrantes e estressantes. Mas você sabia que existe uma opção cada vez mais popular para atendimento médico rápido e eficiente? Estou falando da telemedicina e dos serviços de pronto atendimento.
E é exatamente isso que vamos trazer neste artigo: como funciona a telemedicina e o pronto atendimento médico. Vamos lá?
Pronto atendimento: conheça o formato remoto
Já imaginou poder ter acesso a um médico sem sair de casa? Isso mesmo, sem precisar enfrentar horas de espera em uma sala de emergência ou arriscar a saúde em uma consulta presencial em meio à pandemia, como foi com a COVID-19. Pois é, essa é a proposta do pronto atendimento remoto, também conhecido como telemedicina.
Mas como funciona exatamente o pronto atendimento remoto? Bem, é muito simples. Por meio de plataformas digitais, como aplicativos ou sites especializados, é possível agendar uma consulta com um médico em poucos minutos. O profissional, então, realiza a consulta por videochamada, avalia os sintomas e prescreve medicamentos e exames, se necessário.
Além de ser uma opção prática e conveniente, o pronto atendimento remoto também traz outras vantagens. Ele pode ajudar a evitar a propagação de doenças contagiosas, como a COVID-19, ao evitar aglomerações em salas de espera.
Vale ressaltar que nem todos os casos podem ser resolvidos remotamente e, nos mais graves ou emergências, é importante procurar atendimento presencial. Mas para casos de menor gravidade ou acompanhamento médico, o pronto atendimento remoto pode ser uma opção segura e eficiente.
Como funciona um pronto atendimento por telemedicina?
Como vimos acima, o pronto atendimento por telemedicina é uma forma prática de obter atendimento médico sem sair de casa. Mas como exatamente funciona esse formato de consulta online? Vamos explicar!
Em primeiro lugar, é importante destacar que o pronto atendimento por telemedicina pode ser feito por diversos meios, como videochamadas, telefonemas ou mensagens de texto. Cada plataforma pode ter suas próprias particularidades, mas em geral e, especialmente na Ciclic, após contratar o Saúde Protegida, o processo funciona da seguinte forma:
- No site, acesse sua área exclusiva de cliente;
- Com o seu plano na tela, clique em Gerenciar plano;
- Clique no item Acessar agora para usar o serviço;
- Clique na opção Consultar no próximo horário disponível;
- Verifique a agenda em Telemedicina;
- Escolha quem vai fazer a consulta e confirme o agendamento;
- Pronto! O link do atendimento estará disponível na sua tela e você receberá o acesso também por e-mail e SMS. Lembre-se: a espera máxima é de até 10 minutos.
Além disso, é importante saber que:
- O link para agendamento da consulta tem validade de uma hora. Caso não possa acessá-lo nesse período, faça uma nova solicitação.
- A fila de atendimento é organizada por ordem de chegada ou pela gravidade dos sintomas apresentados (em casos emergenciais).
- Os médicos disponíveis são especialistas em clínica geral e pediatria. Caso necessário, o paciente será orientado a buscar um especialista.
- Ao final da consulta, o médico poderá prescrever exames, receitas e outros documentos ou protocolos com segurança e de maneira 100% digital.
Quais as vantagens de um pronto atendimento por telemedicina?
Além de oferecer praticidade e conforto para os pacientes, esse formato de atendimento traz diversas outras vantagens. Confira algumas delas:
- Maior acessibilidade: o pronto atendimento por telemedicina pode ser uma opção mais acessível para muitas pessoas, especialmente aquelas que não têm fácil acesso a serviços de saúde ou que moram em áreas remotas.
- Menor tempo de espera: com o pronto atendimento por telemedicina, não é preciso aguardar por horas em uma sala de espera. O paciente pode agendar a consulta e ser atendido no horário marcado, sem atrasos.
- Menos exposição a doenças contagiosas: especialmente em tempos de pandemia, evitar aglomerações em salas de espera e hospitais pode ser crucial para a prevenção da propagação de doenças contagiosas.
- Flexibilidade de horários: o pronto atendimento por telemedicina pode oferecer maior flexibilidade de horários para os pacientes, já que muitas plataformas funcionam 24 horas por dia e 07 dias por semana.
- Mais conveniência: para pacientes que têm dificuldades de locomoção ou que têm uma rotina muito agitada, o pronto atendimento por telemedicina pode ser uma opção mais conveniente e prática.
- Acompanhamento médico mais eficiente: para pacientes que precisam de acompanhamento médico regular, o pronto atendimento por telemedicina pode ser uma opção mais eficiente, permitindo consultas mais frequentes e um acompanhamento mais próximo.
Saiba mais sobre o Saúde Protegida da Ciclic
Já falamos anteriormente que, com o Saúde Protegida da Ciclic, você tem acesso à telemedicina pronto atendimento. Mas com essa opção de serviço, você também pode contar com uma série de outros benefícios, como:
- Telemedicina agendada com médicos especialistas, como cardiologista, nutricionista, psicólogo e muito mais;
- Desconto em medicamentos, exames e consultas;
- Exames e consultas presenciais em mais de 3.500 clínicas e laboratórios do Brasil.
E tudo isso podendo escolher entre 03 opções de planos com o melhor custo-benefício – a partir de R$ 29,90/mês – incluir quantos dependentes quiser e usar assim que contratar, sem nenhuma carência.
Chegamos ao fim desse texto sobre telemedicina e pronto atendimento e esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre esse assunto tão importante. Mas se ficar com alguma sobre a assistência da Ciclic, basta clicar aqui para acessar o site do Saúde Protegida, descobrir mais e fazer uma simulação!