Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
Segurança iPhone. | Foto: Unsplash.

Segurança do iPhone: o que seu celular pode te oferecer?

Quando o assunto é segurança em smartphones, um que é sempre citado como exemplo é o iPhone. A segurança do iPhone é um dos pontos mais fortes do produto e também um dos grandes diferenciais em relação aos seus concorrentes.

Quer saber mais sobre isso e como um app de segurança para iPhone pode ajudar a aumentar essa segurança? Confira aqui!

Segurança iPhone. | Foto: Unsplash.
Segurança iPhone. | Foto: Unsplash.

O iPhone é seguro?

Um dos principais motivos que leva pessoas a comprarem o iPhone é a própria segurança do aparelho e o conforto que ela oferece. Provavelmente, você já ouviu falar que não existe vírus para iPhone ou que sua segurança é bem maior que a do Android, porém, embora a segunda frase seja realmente verdadeira, a primeira ainda é um engano, já que o iPhone não é totalmente livre da possibilidade de ser infectado por vírus.

Sua segurança é feita pelo sistema operacional iOS e costuma ser bem maior do que a dos concorrentes. Isso acontece porque a Apple faz uso das chamadas sandboxes, mas para entender isso melhor, é necessário saber o que é uma sandbox e como ela atua.

De forma resumida, ela é uma área em que os programas podem ser executados de forma que não danifiquem o resto do sistema, caso algum traga um vírus consigo quando baixado. Dessa forma, as sandboxes garantem que você possa utilizar o sistema iOS sem medo de qualquer interferência.

Do mesmo jeito que máquinas virtuais, as sandboxes conseguem aumentar a segurança do iPhone apagando qualquer registro de dano que possa ter sido causado pelo app baixado toda vez que o celular é reiniciado, podendo impedir que o sistema seja comprometido por causa de um vírus ou que qualquer informação seja roubada. 

Alguém consegue invadir o iPhone?

A segurança do iPhone faz com que qualquer aplicativo deva ser baixado pela App Store, garantindo que cada um tenha a sua sandbox, o que é capaz de manter toda a proteção do aparelho. 

Assim, caso aconteça de alguém tentar infectar o iPhone com algum vírus, a pessoa teria que desenvolver um tipo de malware que fosse discreto o suficiente para passar pela rigorosa seleção feita pela segurança do iPhone e do iOS.

Por esse motivo, sempre pense bem antes de instalar qualquer app que não esteja na loja da Apple, porque isso pode comprometer a segurança do iPhone.

Mas mesmo que o seu celular esteja protegido contra certos tipos de vírus, vale considerar o uso de aplicativos que tenham tecnologias antiphishing e antitracking, dois tipos de golpes que tentam acessar todos os seus dados bancários sem a necessidade de um código malicioso.

O que o iPhone oferece de recurso de segurança?

Definição de código

Ao definir um código de segurança para o seu iPhone, lembre-se de que esse é um ponto muito importante para cuidar e preservar seu dispositivo, por isso, dê preferência a códigos fortes.

Usar o Face ID ou o Touch ID

O Face ID ou o Touch ID são a maneira mais segura de desbloquear o iPhone, além de autorizar pagamentos e iniciar sessões em vários apps.

Ativar o Buscar iPhone

Esse recurso consegue te ajudar a encontrar o seu iPhone, caso você o perca ou aconteça dele ser roubado, impedindo que qualquer pessoa consiga usar ou ativar o celular.

Clique aqui e saiba mais sobre ele em outro conteúdo do Blog da Ciclic!

Manter o ID Apple sempre seguro

O seu ID Apple é responsável por fornecer acesso a todos os seus dados do iCloud, além de informações da sua conta em outros serviços iOS, como a App Store e a Apple Music.

Usar a opção “Iniciar sessão”

Para que seja possível configurar contas, muitos aplicativos e sites oferecem a opção de “iniciar sessão” junto com a Apple. Esse recurso consegue limitar todas as informações compartilhadas sobre você, além de usar um ID Apple existente e fornecer toda a segurança de autenticação necessária de dois fatores.

Quer mais uma dica de como preservar a segurança do seu iPhone? Com a proteção completa e internacional do Seguro Celular Ciclic. Contrate!