O cartão de memória é um dispositivo extremamente comum usado para aumentar o armazenamento de um aparelho, como um celular ou computador. E mesmo que ele seja conhecido por muitos, ainda existem pessoas que não sabem como utilizá-lo em seus eletrônicos.
Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre o cartão de memória, desde como o instalar, até como o ativar e os tipos de uso que ele pode ter!
Quais as características do cartão de memória?
O cartão de memória é um pequeno dispositivo que serve para guardar arquivos de mídia, como fotos, músicas, vídeos e aplicativos. Ele pode ser utilizado em vários aparelhos, como celulares, computadores e tablets, e ainda existe um adaptador que o modifica para que ele caiba em todos os tipos de eletrônicos.
Existem cartões de memória com diferentes capacidades de armazenamento. Os mais comuns são os de 32GB, 64GB e 128GB, mas existem no mercado alguns que chegam a ter 2 ou mais TB e a escolha desse tamanho deve ser feita a partir do que você quer guardar, ou seja, se for somente fotos e vídeos pessoais, não é preciso uma capacidade muito grande.
Como usar o cartão de memória no celular?
No caso específico dos celulares, os cartões de memória só podem ser usados em dispositivos com sistema operacional Android, uma vez que os aparelhos iOS, ou seja, os iPhones, não possuem uma entrada específica pra eles – essa entrada costuma ficar na lateral do celular e você precisa encaixar o cartão ou retirar a porta de entrada e colocá-lo nela.
Ah! E como muito da capacidade de armazenamento do cartão de memória vai para a instalação de aplicativos, o indicado é que você use em seu celular os que são da categoria A1, uma vez que o uso é próprio para isso. Outros recomendados são o Classe 10 e o UHS-I.
Como ativar o cartão de memória no celular?
Quando você colocar o cartão na entrada microSD do celular, o leitor de cartão de memória perceberá a presença dele no aparelho. Após isso, aparecerá uma mensagem confirmando o cartão de memória no celular e você só precisará confirmar essa ação.
Se isso não acontecer, é interessante que você verifique se o cartão está bem encaixado no leitor. Se o problema persistir, retire o cartão de memória e confira se não há nenhum dano nele. Um bom teste é colocá-lo em outros aparelhos para ver se funciona.
Como o cartão ajuda no armazenamento?
O cartão de memória pode ser usado para aumentar o armazenamento do celular de duas formas: com a finalidade de expandir a memória interna do aparelho ou como um equipamento que aumenta a memória, mas ainda funciona de forma separada do eletrônico, como memória externa. Saiba mais sobre isso abaixo!
Para aumentar a memória interna:
Isso funciona da seguinte forma: se o seu celular contar com 126GB de memória, quando você colocar um cartão de 64GB, o aparelho passará a ter 190GB, ou seja, você poderá armazenar vários outros arquivos de mídia e aplicativos.
De forma geral, quando você colocar o cartão de memória no eletrônico, aparecerá uma mensagem que te dará a opção de usá-lo como expansão de memória interna. Para os casos em que essa opção não fique visível, será preciso ativar nas configurações do celular. Veja o passo a passo:
- Primeiro, como vimos, você precisará acessar as configurações do celular e, entre as opções disponibilizadas, estará a de “Armazenamento”. Dentro dela, você encontrará uma pequena aba, “Armazenamento portátil”, indicando o cartão SD. Clicando nela, você será encaminhado para a próxima página.
- Nessa próxima página, terão três pontinhos no canto superior direito da tela e, ao clicar neles, aparecerão algumas opções, onde você deverá acessar “Configurações de armazenamento” e, finalmente, “Configurar como interno”.
- Fazendo isso, pode aparecer a mensagem “Limpar e Formatar” e você pode clicar nela.
Mas antes de formatar o seu cartão de memória para que ele trabalhe como uma expansão do armazenamento interno do seu celular, é preciso que você tome consciência de algumas coisas:
- É praticamente impossível desvincular o cartão do aparelho por causa da criptografia que os unem. Assim, ao utilizar essa opção, o seu cartão só servirá para ser usado com seu celular.
- A velocidade de acesso aos dados do cartão de memória pode ser reduzida.
- A opção de aumentar a memória do celular foi disponibilizada a partir do Android 6.0 Marshmallow, lançado em setembro de 2015. Então, se o seu aparelho apresentar um sistema operacional anterior a esse, não será possível usar o cartão de memória para essa finalidade.
Cartão de memória como memória externa:
Agora, se você optar por usar o dispositivo apenas para memória externa, ou seja, onde você poderá retirá-lo do aparelho a qualquer momento e as informações contidas nele irão sumir do celular, saiba que essa ativação é automática, isto é, fica pronta logo quando o cartão for inserido no eletrônico.
Chegamos ao final deste conteúdo e com ou sem cartão de memória, é muito comum que as pessoas guardem em seus celulares informações bem importantes, fazendo desse aparelho um grande aliado no dia a dia.
Por isso, nada melhor do que cuidar do eletrônico com uma proteção completa: o Seguro Celular Ciclic, que oferece cobertura contra roubo, furto, quebra, líquidos e sinistros ocorridos no exterior. Acesse o site e saiba mais!